O Dicionário Biográfico de Cinema#100: Dino De Laurentiis

  


Dino de Laurentiis (1918-2010), n. Torre Annunziata, Itália. 

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, De Laurentiis tinha se esforçado em ser o mais "internacional" dos produtores italianos. Mas, a despeito de uma busca assídua de diretores e temas maiores, tanto mitológicos quanto modernos, raramente ele coincidiu com os momentos significativos dos movimentos dentro do cinema italiano. 

Trabalhou em uma variedade de funções menores antes de se tornar um produtor durante a Ocupação Alemã. No imediato pós-guerra produziu diversos filmes bem sucedidos, estrelados por Silvana Mangano, com quem se casaria em 1949. No início dos anos 50 formou uma parceria com Carlo Ponti, que envolveu usarem tanto Fellini quanto Rossellini. Mas Ulisse [Ulysses] marcou sua aventura séria dentro do mercado mundial para épicos: Il Bandito [O Bandido] (46, Alberto Lattuada); La Figlia del Capitano [A Filha do Capitão] (47, Mario Camerini); Riso Amaro [Arroz Amargo] (49, Giuseppe De Santis); Il Brigante Musulino [O Flagelo de Deus] (50, Mario Camerini); Napoli Milionaria [Nápoles Milionária] (50, Eduardo De Filippo); Anna [Ana] (51, Lattuada); Guardie e Ladri (51, Steno e Mario Monicelli); Europa'51 (52, Rossellini); Dov'e la Liberta [Onde Está a Liberdade?] (53, Rossellini); La Lupa [A Loba] (53, Lattuada); Mambo (54, Robert Rossen); La Strada [Estrada da Vida] (54, Fellini); La Romana [A Romana] (54, Luigi Zampa); L'Oro di Napoli [O Ouro de Nápoles] (54, Vittorio De Sica); Ulisse [Ulysses] (55, Camerini); La Donna del Fiumme [A Mulher do Rio] (55, Mario Soldati); War and Peace [Guerra e Paz] (56, King Vidor); Le Notti di Cabiria [Noites de Cabíria] (57, Fellini); This Angry Age [Terra Cruel] (58, René Clement); La Tempesta [Tempestade] (58, Lattuada); Fortunella (58, De Filippo); 5 Branded Women [Cinco Mulheres Marcadas] (60, Martin Ritt); La Grande Guerra [A Grande Guerra] (60, Martin Ritt); Il Gobbo [O Corcunda de Roma] (60, Carlo Lizzani); Il Giudizio Universale [O Juízo Universal] (61, De Sica); The Best of Enemies [O Melhor dos Inimigos] (62, Guy Hamilton); Barabbas [Barrabás] (62, Richard Fleischer); Il Mafioso [Mafioso] (62, Lattuada); Il Boom [Negócio à Italiana] (63, De Sica); The Bible [A Bíblia] (66, John Huston); Lo Straniero [O Estrangeiro] (67, Luchino Visconti); Barbarella (68, Roger Vadim); Banditi a Roma [Guerra aos Gangsters] (68, Alberto de Martino); Una Breve Stagione [Um Verão com Você] (69, Renato Castellani); Waterloo (70, Sergei Bondarchuk); The Deserter [A Crista do Diabo] (71, Burt Kennedy); The Valachi Papers [O Segredo da Cosa Nostra] (72, Terence Young); Serpico (73, Sidney Lumet); e Death Wish [Desejo de Matar] (74, Michael Winner).

Foi por volta dessa época que Laurentiis avançou sobre os Estados Unidos, na esperança de ser o último  magnata autêntico da indústria cinematográfica. Foi certamente ativo, e não teve pruridos entre equilibrar sensacionalismo, cinema comercial meio idiota, e "arriscados" filmes de arte: Mandingo [Mandingo - O Fruto da Vingança] (75, Fleischer), um melô-miscigenado sobre grandes negócios sulistas; Three Days of Condor [Três Dias do Condor] (75, Sidney Pollack); Ansikte mot Ansikte [Face a Face] (75, Ingmar Bergman); Lipstick [A Violentada] (76, Lamont Johnson); Buffalo Bill and the Indians [Oeste Selvagem] (76, Altman), depois do qual despediu Altman do projetado Ragtime; Drum (76, Steve Carver), uma sequencia para Mandingo, do que o novo esnobe Dino retirou seu nome, mas não sua corda de salvação; The Shootist [O Último Pistoleiro] (76, Don Siegel); a divertida refilmagem de King Kong (76, John Guillermin), que produziu pessoalmente; Orca...Killer Whale [Orca: A Baleia Assassina] (77, Michael Anderson); The White Buffalo [O Grande Búfalo Branco] (77, J. Lee Thompson); King of the Gypsies [Rei dos Ciganos] (78, Frank Pierson); Hurricane [Furacão] (79, Jan Troell) e Flash Gordon (80, Mike Hodges).

Produziu Ragtime [Na Época do Ragtime] (81, Milos Forman), Conan the Barbarian [Conan, o Bárbaro] (82, John Milius), The Dead Zone [Na Hora da Zona Morta] (83, David Cronenberg), e The Bounty [Rebelião em Alto Mar] (84, Roger Donaldson), e então mudou-se para a América, construiu um estúdio na Carolina do Norte, fundando a DEG (De Laurentiis Enterteinment); o empreendimento teve vida curta, mas produziu Dune [Duna] (84, David Lynch); Year of the Dragon [O Ano do Dragão] (85, Michael Cimino); Tai-Pan [A Conquista de um Império] (86, Daryl Duke); e Blue Velvet [Veludo Azul] (86, Lynch), que foi ambientado, na verdade, na Carolina do Norte e testemunho seja da generosidade ou da sonolência de Dino. Posteriormente produziria Desperate Hours [Horas de Desespero] (90,  Cimino); e Body of Evidence [Corpo em Evidência] (93, Uli Edel) - portanto, de Mangano a Madonna.

A idade não o diminuiu, ou seu entusiasmo pela sensação do cinema. Também produziu Army of Darkness [Uma Noite Alucinante 3] (93, Sam Raimi); Assassins [Assassinos] (95, Richard Donner); Slave of Dreams (95, Robert M. Young) e Solomon & Sheba [Salomão e a Rainha de Sabá] (95, Young), ambos para a TV; Unforgettable [Inesquecível] (96, John Dahl); o empreendedor Breakdown [Breakdown: Implacável Perseguição] (97, Jonathan Mostow); U-571 [U-571: A Batalha do Atlântico]; e o deletável Hannibal (01, Ridley Scott), que estava fazendo bem na fita quando lhe foi propiciado o prêmio Thalberg. 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 667-69. 

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