O Dicionário Biográfico de Cinema#270: René Clement
René Clément (1913-1996), n. Bordeaux
1936: Soigne ton Gauche [Cuida da Tua Esquerda] (c). 1937: L'Arabie Interdite (d). 1938: La Grande Chartreuse (d). 1939: La Bièvre (*) (d). 1940: Le Triage (d). 1942: Ceux du Rail (d). 1943: La Grande Pastorale (d). 1944: Chefs de Demain (d). 1946: La Bataille du Rail [A Batalha dos Trilhos]; Le Père Tranquille. 1947: Les Maudits [Os Malditos]. 1948: Au-delà des Grilles [Três Dias de Amor]. 1950: Le Château de Verre. 1952: Jeux Interdits [Brinquedo Proibido]. 1954: Monsieur Ripois [Um Amante sob Medida]. 1955: Gervaise [Gervaise - A Flor do Lodo]. 1958: Barrage Contre le Pacifique [Terra Cruel]. 1959: Plein Soleil [O Sol por Testemunha]. 1961: Quelle Joie de Vivre [Que Alegria de Viver!]. 1962: Le Jour et l'Heure [O Dia e a Hora]. 1964: Les Félins [Jaula Amorosa]. 1966: Paris, Brûle-t-il? [Paris Está em Chamas?]. 1969: Le Passager de la Pluie [O Passageiro da Chuva]. 1971: La Maison sous ler Arbres [Uma Casa Sob as Árvores]. 1975: Baby-Sitter. 1972: La Course du Lièvre à Travers les Champs [O Homem que Surgiu de Repente].
O primeiro filme de Clément foi um curta, Soigne ton Gauche, no qual Jacques Tati atuou. Realizou diversos documentários mais durante a guerra, antes de seu primeiro longa ficcional, A Batalha dos Trilhos, uma tentativa deliberada de reviver a autenticidade, após tantos filmes alegóricos realizados durante a Ocupação. Como um tributo a Resistência é comovente ainda que limitado, e sua ênfase na reconstrução é mais política que artística. Os Malditos, no entanto, foi um melodrama de guerra convencional, a respeito de um submarino de nazistas fugindo para a América do Sul. A obra de Clément sobre La Belle et la Bête, de Jean Cocteau [A Bela e a Fera] (45) foi de capacidade técnica mais que artística, sendo somente nos anos 50 que passou a apresentar uma personalidade própria. Brinquedo Proibido é um estudo sensível dos efeitos da guerra sobre as crianças. Mas em Um Amante Sob Medida, filmado em Londres, Clément revelou subitamente humor e alegria romântica. A história de um mulherengo Gérard Philipe, é enriquecida pelo uso de locações reais, estando a anos adiante de seu tempo, e apresentando uma Londres altamente negligenciada pelos realizadores britânicos. Gervaise foi Zola transcrito com a mais cuidadosa reconstrução de época e uma performance inicial e agônica de Maria Schell. A mudança da quase improvisação para a recriação em estúdio, sugeriu a indecisão de Clément. Terra Cruel foi outra empreitada inesperada, uma versão de um romance de Marguerite Duras sobre as tensões dentro de uma família, utilizando de vários atores americanos. O Sol por Testemunha, é um bronzeado filme noir, sua base é um romance de Patricia Highsmith. A ambiguidade da interpretação de Alain Delon e a fotografia vívida do Mediterrâneo de Henri Decaë tornam este o filme mais satisfatório de um diretor provavelmente no seu melhor, quando se dispunha a entreter. Depois disso, a obra de Clément se tornou crescentemente aborrecida, e Paris Está em Chamas? possui toda a lenta precaução de um épico internacional assim como um triste declínio do verismo cru de A Batalha dos Trilhos.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 488-89.
(*) N. do E: no IMDB La Bièvre, Fille Perdue
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