O Dicionário Biográfico de Cinema#185: Guy Hamilton




Guy Hamilton, n. Paris, 1922*

1952: The Ringer. 1953: The Intruder [Um Ladrão na Noite]. 1954: An Inspector Calls [Está Lá Fora um Inspetor]; The Colditz Story [Escapando do Inferno]. 1956: Charley Moon. 1957: Manuela [A Clandestina]. 1959: The Devil's Disciple [O Discípulo do Diabo]; A Touch of Larceny [Quase um Criminoso]. 1962: The Best of Enemies [O Melhor dos Inimigos]. 1963: The Party's Over (não creditado; Hamilton teve seu crédito removido). 1964: Man in the Middle [As Duas Faces da Lei]; Goldfinger [007 Contra Goldfinger]. 1966: Funeral in Berlin [Funeral em Berlim]. 1969: The Battle of Britain [A Batalha da Grã-Bretanha]. 1971: Diamonds Are Forever [007 - Os Diamantes São Eternos]. 1973: Live and Let Die [Com 007 Viva e Deixe Morrer]. 1974: The Man with the Golden Gun [007 Contra o Homem da Pistola de Ouro]. 1978: Force 10 from Navarone [Comando 10 de Navarone]. 1980: The Mirror Crack'd [A Maldição do Espelho]. 1982: Evil Under the Sun [Assassinato num Dia de Sol]. 1985: Remo Williams: The Adventure Begins [Remo, Desarmardo e Perigoso]. 1989: Sauf Votre Respect.

Viveu sua juventude na França e, após um período nos estúdios Victorine, em Nice, veio para a Inglaterra em 1940, participando da British Paramount News. Serviu à Marinha e após a guerra, tornou-se assistente de direção: They Made Me a Fugitive [Nas Garras da Fatalidade] (47, Alberto Cavalcanti); Mine Own Executioner [Seu Próprio Verdugo] (47, Anthony Kimmins); Anna Karenina (48, Julien Duvivier); The Fallen Idol [O Ídolo Caído] (48, Carol Reed); The Third Man [O Terceiro Homem] (49,  Reed); Outcast of the Islands [O Pária das Ilhas] (51, Reed); e The African Queen [Uma Aventura na África] (52, John Huston).

Rapidamente, parecia que Hamilton havia tido um talento urbano. Ainda que um fracasso, A Clandestina foi uma visão mais penetrante da atração sexual que o cinema britânico usualmente permitia e Quase um Criminoso foi moderadamente divertido. Mas eventos revelariam que Hamilton  não era mais que um flutuante técnico, algumas vezes capaz de uma anônima economia e um cinismo raso e engenhoso - 007 Contra Goldfinger, Funeral em Berlim e 007 - Os Diamantes São Eternos - mas nos outros, apenas competente: A Batalha da Grã-Bretanha e O Discípulo do Diabo, que assumiu a curto prazo de Alexander McKendrick.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1128-29. 

(*) N. do E: Hamilton faleceu em 2016. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng