Filme do Dia: O Imigrante (1917), Charles Chaplin
O Imigrante (The Immigrant, EUA, 1917). Direção: Charles Chaplin. Rot. Original:
Vincent Brian, Charles Chaplin & Maverick Terrell. Fotografia: Roland
Totheroh. Montage: Charles Chaplin. Com: Charles Chaplin, Edna Purviance, Eric
Campbell, Henry Bergman, Kitty Bradbury, Tom Wilson, Tiny Sandford, John Rand.
O Vagabundo
(Chaplin) emigra para a América. No navio, apaixona-se por uma jovem
(Purviance) com a mãe (Bradbury) adoentada. A mãe torna-se vítima de um larápio
(Wilson) e o Vagabundo deixa quase todo seu dinheiro com a garota. Um homem que
observa a cena (Sandford) acha que ele a está roubando. Desfeito o engano, o
Vagabundo se vê sem dinheiro na cidade. Vai a um restaurante. Lá acaba
reencontrando a garota. A convida para comer. Depois não sabe o que fazer para
pagar a conta, tendo observado um homem (Rand) ser surrado por ter faltado
apenas 10 centavos de sua conta. A salvação de ambos é que um artista (Bergman)
se interessa por ambos.
Um dos filmes
curtos mais populares de Chaplin. Muita da graça e das cenas mais célebres do
filme tiram partido do movimento do navio, fazendo com que Chaplin divida seu
prato de comida involuntariamente com outro imigrante à mesa. Para além do
próprio enredo, repleto de situações que dispensam qualquer noção de
verossimilhança – como a do reencontro imediato do Vagabundo com o motivo de sua
paixão e a interferência providencial do artista para salvar a situação de
ambos ao final – e o final um tanto abrupto o que mais chama atenção nesse
filme é o modo como Chaplin desconstrói muito dos arquétipos associados ao
sonho de liberdade que os Estados Unidos representaria para os imigrantes
europeus. Afastando-se do tom laudatório com que o tema foi habitualmente
tratado pelo cinema, o filme associa uma cartela sobre liberdade, imagens de seu
mais famoso símbolo – a Estátua da Liberdade – com o momento no qual os
imigrantes são contidos por uma corda no barco para averiguação. Aliás uma das
cenas dessa sequência, a do chute do personagem no funcionário da imigração
seria utilizado como argumento de antiamericanismo por parte de Chaplin
durante a perseguição sofrida à época do Macarthismo. National Film Registry em 1998. Lone Star Corp. para
Mutual Film Corp. 20 minutos.
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