Filme do Dia: O Imigrante (1917), Charles Chaplin

 


O Imigrante (The Immigrant, EUA, 1917). Direção: Charles Chaplin. Rot. Original: Vincent Brian, Charles Chaplin & Maverick Terrell. Fotografia: Roland Totheroh. Montage: Charles Chaplin. Com: Charles Chaplin, Edna Purviance, Eric Campbell, Henry Bergman, Kitty Bradbury, Tom Wilson, Tiny Sandford, John Rand.

O Vagabundo (Chaplin) emigra para a América. No navio, apaixona-se por uma jovem (Purviance) com a mãe (Bradbury) adoentada. A mãe torna-se vítima de um larápio (Wilson) e o Vagabundo deixa quase todo seu dinheiro com a garota. Um homem que observa a cena (Sandford) acha que ele a está roubando. Desfeito o engano, o Vagabundo se vê sem dinheiro na cidade. Vai a um restaurante. Lá acaba reencontrando a garota. A convida para comer. Depois não sabe o que fazer para pagar a conta, tendo observado um homem (Rand) ser surrado por ter faltado apenas 10 centavos de sua conta. A salvação de ambos é que um artista (Bergman) se interessa por ambos.

Um dos filmes curtos mais populares de Chaplin. Muita da graça e das cenas mais célebres do filme tiram partido do movimento do navio, fazendo com que Chaplin divida seu prato de comida involuntariamente com outro imigrante à mesa. Para além do próprio enredo, repleto de situações que dispensam qualquer noção de verossimilhança – como a do reencontro imediato do Vagabundo com o motivo de sua paixão e a interferência providencial do artista para salvar a situação de ambos ao final – e o final um tanto abrupto o que mais chama atenção nesse filme é o modo como Chaplin desconstrói muito dos arquétipos associados ao sonho de liberdade que os Estados Unidos representaria para os imigrantes europeus. Afastando-se do tom laudatório com que o tema foi habitualmente tratado pelo cinema, o filme associa uma cartela sobre liberdade, imagens de seu mais famoso símbolo – a Estátua da Liberdade – com o momento no qual os imigrantes são contidos por uma corda no barco para averiguação. Aliás uma das cenas dessa sequência, a do chute do personagem no funcionário da imigração seria utilizado como argumento de antiamericanismo por parte de Chaplin durante a perseguição sofrida à época do Macarthismo. National Film Registry em 1998. Lone Star Corp. para Mutual Film Corp. 20 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar