O Dicionário Biográfico de Cinema#155: Alberto Lattuada

 


Alberto Lattuada (1914-2005), n. Milão, Itália

1942: Giacomo, l'Idealista. 1944: La Freccia nel Fianco [Sublime Recordação]; La Nostra Guerra. 1946: Il Bandito [O Bandido]. 1947: Il Delitto di Giovanni Episcopo [O Delito]. 1948: Senza Pietà [Sem Piedade]. 1949: Il Mulino del Po [O Moinho do Pó]. 1950: Luci del Varietá [Mulheres e Luzes] (co-dirigido com Federico Fellini). 1951: Anna. 1952: Il Cappotto [O Capote]. 1953: La Lupa [A Loba]; "Gli Italiani si Voltano", episódio de Amore in Città [O Amor na Cidade]. 1954: La Spiaggia [Passado que Condena]. 1955: Scuola Elementare. 1957: Guendalina; La Tempesta [Tempestade]. 1960: I Dolci Inganni [Amantes e Adolescentes]; Lettera di una Novizia [A Noviça Proibida]. 1961: L'Imprevisto [Rapto]. 1962: La Steppa; Il Mafioso [Mafioso]. 1965: La Mandragola [A Mandragora]. 1966: Matchless [O Incomparável Espião]. 1967: Don Giovanni in Sicilia [Don Juan à Siciliana]. 1968: Fräulein Doktor [Fräulein Doktor, a Mulher Sem Nome]. 1969: L'Amica [A Amiga]. 1970: Venga a Prendere il Caffe...da Noi [Venha Tomar Café Conosco]. 1973: Sone State Io! 1975: Le Farò da Padre. 1976: Oh, Serafina!; Cosi Come Sei [Tentação Proibida]. 1980: La Cicala [A Cigarra]. 1981: Nudo di Donna. 1985: Una Spina nel Cuore. 1988: Fratelli (TV). 1998: "Genoa", episódio de 12 Registi per 12 Città.

O filho do compositor italiano Felice Lattuada, Alberto foi um qualificado escritor e arquiteto antes da guerra jogá-lo ao cinema. Foi quando escrevia para a revista Corrente, em 1940, que Lattuada, Luigi Comencini e Mario Ferrari estabeleceram as bases iniciais de uma cinemateca italiana e organizaram exibições de filmes de natureza anti-fascista. Depois disso, Lattuada passou a trabalhar como roteirista e assistente de direção: Piccolo Mondo Antico (40, Mario Soldati). 

Este filme estabeleceu o estilo inicial de Lattuada: atmosfera de época, boas interpretações, e um cuidado particular com cenários e figurinos. Utilizado em meio às difíceis realidades políticas, foi um estilo que algumas vezes pareceu inocuamente belo como o Carné de Les Visiteurs du Soir [Os Visitantes da Noite]. Em qualquer evento, Lattuada revelou a versatilidade de um diretor, sem nenhuma pressa em imprimir autoria. Porém permaneceu altamente profícuo e bem sucedido. O Bandido foi no esforço neorrealista, sobre um prisioneiro de guerra que retorna para encontrar sua vida tão mudada que envereda pelo crime. Foi estrelado por Amedeo Nazzari e Anna Magnani.

Mas Lattuada se sentia mais confortável em adaptar romances com firme base narrativa, aos quais emprestava contornos românticos "literários". Giacomo l'Idealista é de um romance de Emilio De Marchi sobre o caso entre uma criada e um jovem da elite. O Delito foi adaptado de um romance de Gabrielle d'Annunzio. O período mais fértil de Lattuada se deu durante o declínio do neorrealismo. Sem Piedade é um melodrama sobre um soldado negro americano e uma prostituta, co-dirigido por Fellini, e estrelado por Giulietta Masina. Combina perfeitamente as qualidades de realismo e teatralidade, que obcecavam Fellini, como faz em Mulheres e Luzes, a estreia de Fellini como diretor. Não somente sua galeria de intérpretes mambembes maltrapilhos, mas a conclusão melancólica aparenta derivar mais de Fellini que Lattuada, ao qual se seguiu Anna, um grande sucesso de bilheteria, realizado para Dino de Laurentiis e estrelando Silvana Mangano. Seu filme seguinte é o seu melhor, O Capote, uma adaptação de Gógol, com Renato Rascal como o burocrata. Desde então, Lattuada se tornou uma figura convencional, seguindo qualquer moda de época, como testemunha o espetáculo vazio de Tempestade.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1515-16.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar