Filme do Dia: A Década que Mudou o Cinema (2003), Ted Demme & Richard LaGravanese
A Década que Mudou o Cinema (A Decade Under the Influence, EUA, 2003). Direção: Ted Demme &
Richard LaGravanese. Fotografia: Tony C. Jannelli & Clyde W. Smith.
Montage: Meg Reticker.
Documentário que revisita o final dos anos
1960 e, principalmente, a década seguinte, enquanto sinônimo de mudança radical
no panorama cinematográfico americano. Apresenta mais do que o desejável em
termos de convencionalismo formal, sobretudo se pretende destacar justamente um
cinema original – mesmo que essa distinção aqui se faça pelo viés mais
popular, onde é a dimensão temática que ganha quase completamente a atenção do
mesmo. De todo modo, consegue demonstrar sua afeição pelo tema no modo quase
exaustivo com que devassa a produção do período, pagando o preço da evidente
falta de profundidade, que, de todo modo, não é exatamente o requisito exigido
para uma proposta tão panorâmica. Nem muito menos perceber o quanto há de
diferente não apenas entre Spielberg, Lucas e os outros, mas entre os próprios
realizadores selecionados ou mesmo questionar o quanto pode haver de
continuidade com o que se pretende romper e mesmo de semelhança, portanto, com
Spielberg&Lucas. Clipes de filmes e entrevistas com realizadores e atores
(esses em bem menor extensão) como Robert Altman, Francis Ford Coppola, Martin Scorsese, John G. Avildsen, Paul Schrader, Sidney Lumet, Sydney Pollack, Peter Bogdanovich, Roger Corman, Milos Forman, Dennis Hopper, William Friedkin, Paul Mazursky, Jerry Schatzberg, Julie Christie, Bruce Dern, Ellen Burstyn, um
roteirista emblemático do período, Robert Towne e um ex-colaborador de Woody Allen, Marshall Brickman compõem a estrutura do filme. Mais próximo ao final há
o momento de ressentimento disfarçado ou explícito no qual todos de alguma
forma se lamuriam pela tomada de posição do cinema pós Tubarão (1975) ou Guerra nas
Estrelas (1977) – evidentemente nem Spielberg nem Lucas deram seus
depoimentos. O título original é uma evidente referência a obra de John Cassavetes Uma Mulher Sob Influência, que tem um
trecho exibido. Juntamente com o
cinema autoral europeu, Cassavetes e (por meio da produção) Corman são algumas
das figuras mais influentes nessa nova cinematografia. Cenas de entre outros A
Vingança de um Pistoleiro, Bonnie & Clyde, Quem Bate à Minha Porta?,
A Primeira Noite de um Homem, Na Mira da Morte, Faces, Sem Destino, Perdidos na Noite, Bob
&Carol&Ted&Alice, A
Noite dos Desesperados, MASH, Oi, Mãe!, Cada um Vive como Quer, Gimme Shelter, Os Viciados, Klute, A Última
Sessão de Cinema, Operação França,
Ensina-me a Viver, O Poderoso Chefão, Um Toque de Classe, Terra de Ninguém, Shampoo, O Exorcista, O Dorminhoco, A Conversação,
Chinatown, Alice Não Mora Mais Aqui, O Jovem Frankenstein, Nashville, Um Dia de Cão, Um Estranho no Ninho, Taxi
Driver, Todos os Homens do Presidente,
Carrie, a Estranha, Rede de Intrigas, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Amargo
Regresso, Uma Mulher Descasada, O Franco Atirador. Último filme de
Demme, sobrinho de Jonathan Demme, que faleceria antes de sua conclusão e a
quem o filme é dedicado. Constante Communication/Written in the Stone para IFC
Films. Existem versões de 152 e até 180 minutos. 138 minutos.
Comentários
Postar um comentário