O Dicionário Biográfico de Cinema#310: Julie Christie
Julie Christie, n. Assam, Índia, 1940
Educada no Central School of Drama, pela primeira vez chamou a atenção no seriado de TV A for Andromeda, em 1962. Após uma brilhante estreia na, de outra forma, aniquiladora comédia, The Fast Lady [A Garota dos Meus Pecados] (62, Ken Annakin), foi ostentensivamednte introduzida na juventude libertária, swinging, em Billy Liar [O Mundo Fabuloso de Billy Liar] (63), de John Schlesinger. O reconhecimento que esta performance recebeu é desconcertante, pois Christie carecia exatamente da graça, espontaneidade e humor que o papel exigia. Ela é, tristemente, óbvia em seus esforços, desprovida tanto da alegria quanto da perspicácia e, mais grave ainda, desajeitada, autoconsciente e com o queixo saliente. Dá risadas em vez de sorrir, e seus movimentos são ora nervosamente bruscos, ora pesados. Apesar de tudo, teve uma carreira de sucesso dramaticamente repentino. Após a incompatibilidade de Young Cassidy [O Rebelde Sonhador] (65, Jack Cardiff e John Ford), ganhou um Oscar por seu imaturo trabalho em Darling [Darling, a Que Amou Demais] (65), de Schlesinger e então olhou melancolicamente para fora de Dr. Zhivago [Dr. Jivago] (66), de David Lean. Está claramente apática em Fahrenheit 451 de Truffaut e acalmada pelo status clássico de Hardy em Far from the Madding Crowd [Longe Deste Insensato Mundo] (67, Schlesinger). Tentativas de ampliar seu escopo apenas confirmaram suas limitações: Petulia [Petulia, um Demônio de Mulher] (68, Dick Lester); In Search of Gregory [À Procura do Meu Homem] (69, Peter Wood). Mas ela é dura e cansada do mundo, com seu então amante, Warren Beatty, em McCabe and Mrs. Miller [Onde os Homens São Homens] (71, Robert Altman). Tentou ser uma aristocrata ensimesmada em The Go-Between [O Mensageiro] (71), de Losey e ainda parece ingênua, limitada e sobrecarregada. Depois disso, interpretou a esposa em uma cena de amor arrebatada e consumada com Donald Sutherland em Don't Look Now [Inverno de Sangue em Veneza] (Nicolas Roeg, 73); Shampoo (75, Hal Ashby); uma acompanhante, como ela própria em Nashville (75, Altman); bastante assediada em Demon Seed [Geração Proteus] (77, Donald Cammell); e o símbolo do interesse amoroso em Heaven Can't Wait [O Céu Pode Esperar] (78, Warren Beatty e Buck Henry).
Este último foi uma espécie de adeus a Hollywood. Desde então, tem se tornado imprevisível, proporcionando-se riscos aventureiros e politicamente radicais, ainda que permaneça bela quando a história precisa: narrou The Animals' Film (81, Victor Schonfeld), um documentário sobre os direitos dos animais; atuou na adaptação de Doris Lessing Memoirs of a Survivor (81, David Gladwell); The Return of the Soldier [O Retorno do Soldado] (81, Alan Bates); The Gold Diggers [À Procura do Ouro] (83, Sally Potter); Heat and Dust [Verão Vermelho] (83, James Ivory); Separate Tables (84, Schlesinger); Power [Os Donos do Poder] (86, Sidney Lumet); Miss Mary (86, Maria Luisa Bemberg); Fools of Fortune [Vidas Que o Destino Marcou] (90, Pat O'Connor); se reuniu novamente com Donald Sutherland em The Railway Station Man [O Homem da Estação] (91, Michael Whyte).
Desde então, teve papel em Karaoke (96, Renny Rye); interpretou Gertrude em Hamlet (96, Kenneth Branagh); possui um papel apaixonado e generoso em Afterglow [O Despertar do Desejo] (97, Alan Rudolph); Belphégor - Le Fantôme du Louvre [Belphegor - O Fantasma do Louvre] (01, Jean-Paul Salome); No Such Thing [Beatrice e o Monstro] (01, Hal Hartley); Snapshots [Retratos do Amor] (02, Rudolf van den Berg); I´m with Lucy [Os Encontros de Lucy] (02, Jon Sherman); como Tétis em Troy [Tróia] (04, Wolfgang Petersen); Harry Potter and the Prisioner of Azkaban [Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban] (04, Alfonso Cuarón); J.M. Barrie's Neverland [Em Busca da Terra do Nunca] (04, Marc Forster).
De repente, seu trabalho pareceu ganhar um novo patamar: atuando em The Secret Life of Words [A Vida Secreta das Palavras] (05, Isabel Coixet), com Sarah Polley; e então, extraordinária como mulher cuja memória a abandonou em Away from Her [Longe Dela] (06, Polley). Este lhe rendeu a quarta indicação à melhor atriz (Darling, Onde os Homens São Homens, e O Despertar do Desejo). Esteve no episódio "Hotel Suite" de Shekhar Kapur para New York I Love You [Nova York, Eu Te Amo] (09) e Glorious 39 (09, Stephen Poliakoff); em 2011, foi a avó em Little Red Riding Hood (*) [A Garota da Capa Vermelha] (Catherine Hardwicke) e, no ano seguinte foi membra não recuperada do Weather Underground (**) e chama antiga em The Company You Keep [Sem Proteção] (12, Robert Redford).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp.472-73.
N. do E: (*) No IMDB Red Riding Hood.
(**) famoso grupo terrorista de ações nos Estados Unidos nos anos 70.

Comentários
Postar um comentário