The Film Handbook#200: Roger Corman

Resultado de imagem para roger corman photos

Roger Corman
Nascimento: 05/04/1926, Detroit, Michigan, EUA
Carreira (como diretor): 1955-1990

Embora a importância de Roger Corman possa residir em sua promoção de jovens talentos que posteriormente definiriam a moderna Hollywood, sua carreira prolífica e irrestrito entusiasmo com as filmagens também resultaram em muitos filmes inventivos, ainda quando inevitavelmente falhos.

Após estudar inglês em Oxford, Corman entrou na indústria do cinema como roteirista e produtor. Em 1955, iniciaria sua carreira como diretor com o primeiro de seus inúmeros filmes-B, realizados com orçamentos minúsculos à média de cinco por ano, geralmente para a American International Pictures. Ficção-científica barata (O Emissário de Outro Mundo/Not of This Earth, A Mulher Vespa/The Wasp Woman), westerns (A Lei dos Brutos/Gunslinger) e sofríveis melodramas adolescentes  (Rock All Night), sua ausência de valores de produção animada por um senso de ironia e uma estranha percepção satírica do vulgar materialismo da América dos anos 50. Ocasionalmente, uma mistura de histeria vibrante e humor tacanho resultariam em envolventemente subversivas paródias de gêneros: Sorority Girtl é uma hilária narrativa de uma sádica e deformada psicótica dominando um dormitório feminino; em Dominados pelo Ódio/Machine Gun Kelly Charles Bronson incorpora um bandido inseguro, dominado por sua prostituta; A  Loja dos Horrores/The Little Shop of Horrors - supostamente filmado em um final de semana chuvoso -  é uma comédia surreal sobre um homem devorador de plantas. Melhor que todos, Um Baldo de Sangue/A Bucket of Blood>1, sobre um estúpido garçom celebrado como um grande escultor após acidentalmente cobrir seu gato de estimação com gesso oferece tanto uma paródia do horror macabro quanto uma brilhante sátira das pretensões da Geração Beat.

A diversidade dos filmes de Corman foi contrabalançada por sua crescente dependência de uma família de atores (Susan Cabot, Dick Miller e outros) e técnicos; a fértil invenção de oito adaptações livres de Poe pode ser atribuída em parte ao câmera Floyd Crosby, ao cenógrafo Daniel Haller e a estrela Vincent Price. Mais elegante que sua obra anterior, o ciclo de Poe por Corman passa pelo suspense psicológico (O Poço e o Pêndulo/Pit and the Pendulum), pastiche kitsch (O Corvo/The Raven), e seriedade pretensiosa (A Orgia da Morte/The Masque of the Red Death); filmados principalmente em estúdio e efetivamente fazendo uso de cores ricas e berrantes, culminariam em O Túmulo Sinistro/The Tomb of Ligeia>3, sutil conto de obsessão necrófila, filmado, pela primeira vez, em locações, em uma abadia de Norfolk.

Agora quase "respeitável", Corman adentrou na fase mais ambiciosa de sua carreira, alternando entre  incursões ao sensacionalismo voltado para a juventude da época (motocicilistas em Anjos Selvagens/Wild Angels, LSD em Viagem ao Mundo da Alucinação/The Trip) e magistrais variações sobre gêneros. As experiências fracassadas em sua própria vista em O Homem dos Olhos de Raio-X/X>2 previnem contra a sede insaciável de conhecimento; O Massacre de Chicago/The St. Valentine's Day Massacre>4 é uma narrativa profana das tensões entre irlandeses e italianos que abasteciam as guerras entre gangues na Chicago da Lei Seca; Os Cinco de Chicago/Bloody Mama, uma resposta ácida ao romantismo de Bonnie & Clyde, retratando a gangue de de Ma Barker enquanto uma incestuosa e auto-destrutiva farsa da vida familiar.

Após o fracasso comercial da sátira apocalíptica sem sentido Gasssss! e o problemático drama aéreo Águias em Duelo/Von Richthofen and Brown) Corman abandonaria a direção para focar na produção de sua companhia, New World. Ao longo dos anos deu trabalho e encorajou muitos talentos ambiciosos, incluindo Paul Bartel, Bogdanovich, Coppola, Dante, Demme, De Niro, Peter Fonda, Monte Hellman, Hopper, Jonathan Kaplan, Jack Nicholson, Sayles, Scorsese e Penelope Spheeris. Enquanto padrinho da Hollywood contemporânea, a importância de Corman é inquestionável; enquanto exemplo inspirador da habilidade de superar recursos absurdamente mínimos através de determinação, entusiamo, engenhosidade e - frequentemente, de forma surpreendente - inteligência, sua reputação é única.

Cronologia
Corman pode ser visto como uma resposta dos anos 50 e 60 a figuras do cinema-B como Dwan e Lewis, Edgar Ulmer, Edwin L. Marin e Joseph Kane. Seu estímulo financeiro e artístico de numerosos talentos sem carreira anterior tornou sua influência sobre o moderno cinema americano quase incalculável.

Destaques
1. Um Baldo de Sangue, EUA, 1959 c/Dick Miller, Anthony Carbone, Barboura Morris

2. O Homem dos Olhos de Raio-X, EUA, 1963 c/Ray Milland, Diana Van Der Vlis, Harold J. Stone

3. O Túmulo Sinistro, EUA, 1964 c/Vincent Price, Elizabeth Shepherd, John Westbrook

4. O Massacre de Chicago, EUA, 1967 c/Jason Robards, George Segal, Ralph Meeker

Leituras Futuras
Roger Corman: The Millenic Vision (Cambridge, 1970), de David Pirrie e outros; Films of Roger Corman (Nova York, 1982), de Ed Naha.

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, 1989, pp. 62-3.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar