O Dicionário Biográfico de Cinema#111: Forest Whitaker
Forest Whitaker, n. Longview, Texas, 1961
1993: Strapped [À Mão Armada] (TV). 1995: Waiting to Exhale [Falando de Amor]. 1998: Hope Floats [Quando o Amor Acontece]. 2004: First Daughter [A Filha do Presidente].
Forest Whitaker traz bagagem estranha para grande parte de seu trabalho, e nos pede para decifrar. Ele é grande, ainda que não pareça como o jogador de futebol que um dia foi. Pois ele é gentil, um pouco desajeitado, e vacilante, ou é isso é apenas o que ele faz de vez em quando? Não há respostas, e não há muitos limites, para o que ele está disposto a tentar. Você tem que manter seu juízo sobre você, quando ele aparece - mais uma vez sua presença encoraja nossa confiança (ou atenção).
Seu melhor filme, naturalmente, é Bird (88, Clint Eastwood). Não se duvida do quanto ele trabalhou nisso. No entanto, os poucos pedaços de Charlie Parker no filme, não faz ninguém pensar em Whitaker. Parker, suspeito, era mais rude, mais duro, e menos caloroso com as pessoas - estava em sua própria trilha e nível, escutando coisas que faziam as outras pessoas crer que era louco. Enquanto isso, Whitaker, naturalmente, desprendendo algo da doce natureza pacata de Louis Armstrong.
Estreou em Fast Times at Ridgemont High [Picardias Estudantis] (82, Amy Heckerling); Vision Quest [Em Busca da Vitória] (85, Harold Becker); muito bem como um traficante transtitório em The Color of Money [A Cor do Dinheiro] (86, Martin Scorsese); Platoon (86, Oliver Stone); Stakeout [Tocaia] (87, John Badham); Good Morning, Vietnam [Bom Dia, Vietnã] (87, Barry Levinson); Bloodsport [O Grande Dragão Branco] (88, Newt Arnold); Johnny Handsome [Um Rosto sem Passado] (89, Walter Hill); muito bom em Downtown [Dois Tiras Infernais] (90, Richard Benjamin); A Rage in Harlem [Perigosamente Harlem] (91, Bill Duke), que ajudou a produzir; Article 99 [Hospital de Heróis] (92, Howard Deutch).
Nesse ponto ele foi excepcional como o soldado britânico em The Crying Game [Traídos pelo Desejo] (92, Neil Jordan); Diary of a Hitman [Dominado pelo Medo] (92, Roy London); Consenting Adults [Jogos de Adultos] (92, Alan J. Pakula); o carcereiro de Last Light [Punido ao Extremo] (93, Kiefer Sutherland); Body Snatchers [Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua] (94, Abel Ferrara); Bank Robber [Romance Arriscado] (94, Nick Mead); Lush Life [Vida Boêmia] (94, Michael Elias) - este lida com o jazz, ainda que não seja sobre Billy Straihorn, mas um assunto que poderia ser para Whitaker; Blown Away [Contagem Regressiva] (94, Stephen Hopkins); Jason's Lyric [A Face da Verdade] (94, Doug McHenry); Pret-à-Porter (94, Robert Altman); Smoke [Cortina de Fumaça] (95, Wayne Wang); Species [A Experiência] (95, Roger Donaldson); Phenomenon [Fenômeno] (96, Jon Turteltaub); Body Count [A Arte de um Crime] (98, Robert Paton-Spruill); Ghost Dog; The Way of the Samurai [Ghost Dog: Matador Implacável] (99, Jim Jarmusch); o vilão em Panic Room [O Quarto do Pânico] (02, David Fincher); como policial em Phone Booth [Por um Fio] (02, Joel Schumacher); Deacons for Defense [Em Defesa da Honra] (03, Bill Duke).
Teve um triunfo em 2006, quando ganhou o Oscar, como Idi Amin Dada em The Last King of Scotland [O Último Rei da Escócia] (Kevin Macdonald). Portanto, é ainda mais triste se ver o tipo de trabalho que fez próximo disso: A Little Trip to Heaven [A Fraude] (O5, Baltásar Kormákur); American Gun [Pesadelo Americano] (05, Aric Avelino); Mary (05, Abel Ferrara); Even Money [A Última Aposta] (06, Mark Rydell); The Marsh [O Pântano] (06, Jordan Baker); The Air I Breathe [Ligados pelo Crime] (2007); The Great Debaters [O Grande Debate] (07, Denzel Washington); Vantage Point [Ponto de Vista] (08, Peter Travis); Street Kings [Os Reis da Rua] (08, David Ayer); Powder Blue [Ponto de Partida] (09, Timothy Linh Buy); Winged Creatures [O Efeito da Fúria] (09, Rowan Woods); Hurricane Season (10, Tim Story); Repo Men [Repo Men: O Resgate dos Órgãos] (10, Miguel Sapochnik); balbuciante em My Own Love Song [A Minha Canção de Amor] (10, Olivier Dahan); The Experiment [Detenção] (10, Paul Scheuring); Our Family Wedding [Nossa União, Muita Confusão] (10, Rick Famuyiwa); com Bruce Willis em Catch .44 (11, Aaron Harvey); com Robert De Niro em Freelancers [Assassinos de Aluguel] (12, Jessy Terrero); no mal lançado A Dark Truth [Em Busca Pela Verdade] (12, Damian Lee); The Last Stand [O Último Desafio] (13, Kim Jee-woon); Zulu (13, Jerome Salle). Essa é uma lista desanimadora, finalizada por seu primeiro papel decente em anos, no papel-título do criado da Casa Branca em The Butler [O Mordomo da Casa Branca] (13, Lee Daniels).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of the World. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2827-29.
Comentários
Postar um comentário