O Dicionário Biográfico de Cinema#109: Jeff Daniels
Jeff Daniels (n. Chelsea, Michigan, 1955).
Foi Dumb or Dumber [Debi ou Lóide] (94, Peter Farrelly)? E houve preparação adequada para interpretar George Washington na TV em The Crossing (00, Robert Harmon)? Por então, com cerca de 55 anos, o longamente sofredor Jeff Daniels foi esperto o suficiente para não queimar barcos, assim, como William McDonald percebeu, "sua expressão geralmente permanece tão impenetrável quanto a nota de um dólar." Daniels parece um homem decente e um ator simpático e sutil, com ao menos um filme formidável construído ao redor de uma normalidade descontraída: Something Wild [Totalmente Selvagem] (86, Jonathan Demme), onde é soprado de dentro para fora em sua verdadeira natureza pela pura força de Melanie Griffith.
Resumindo, tem sido o cara da porta ao lado, frequentemente fraco, como o confiável tutor para 101 Dalmatians [Os 101 Dálmatas] (96, Stephen Herek) e um valente coronel em Gettysburg [Anjos Assassinos] (93, Ronald Maxwell). Alguém tem o palpite de que ele ainda pode fornecer uma boa interpretação como algum tipo de hesitante Homem Comum. Enquanto isso, conte com sua sobrevivência.
Realizou sua estreia com Ragtime [Na Época do Ragtime] (81, Milos Forman) e o seguiu com o marido em Terms of Endearment [Laços de Ternura] (83, James L. Brooks); The Purple Rose of Cairo [A Rosa Púrpura do Cairo] (85, Woody Allen); Marie [Maria - A Verdade de uma Mulher] (85, Roger Donaldson); Heartburn [A Difícil Arte de Amar] (86, Mike Nichols); Radio Days [A Era do Rádio] (87, Allen); The House on Carroll Street [Pesadelo na Rua Carroll] (88, Peter Yates); Sweet Hearts Dance [Amorees em Conflito] (88, Robert Greenwald]; Checking Out [Marcando em Cima] (89, David Leland); Love Hurts [Instinto Selvagem] (90, Bud Yorkin); Welcome Home, Roxy Carmichael [A Volta de Roxy Carmichael] (90, Jim Abraham); The Butcher's Wife [A Mulher do Açougueiro] (91, Terry Hughes); There Goes the Neighborhood [Meus Vizinhos Picaretas] (92, Bill Phillips); Speed [Velocidade Máxima] (94, Jan de Bont); 2 Days in the Valley [Contrato de Risco] (96, John Herzfeld); Fly Away Home [Voando para Casa] (96, Carroll Ballard); Trial and Error [Advogado por Engano] (97, Jonathan Lynn); Pleasentville [A Vida em Preto e Branco] (98, Gary Ross); My Favoite Martian [Meu Marciano Favorito] (99, Donald Petrie); All the Rage [Fúria Urbana] (99, James D. Stern); Cheaters [A Grande Farsa] (00, John Stockwell); Chasing Sleep [Alucinado] (00, Michael Walker).
Outra pessoa pulsa por dentro, como testemunha duas tentativas de escrever e de dirigir - ambas saudadas com escárnio: Escanaba in da Moonlight (01); Super Sucker (02). Mas retornou a interpretação regular em Blood Work [Dívida de Sangue] (02, Clint Eastwood); The Hours [As Horas] (02, Stephen Daldry); como Chamberlain novamente em Gods and Generals [Deuses e Generais (03, Maxwell); I Witness [Testemunha Ocular] (03, Rowdy Harrington); na TV em The Goodbye Girl [A Garota do Adeus de Neil Simon] (04, Richard Benjamin); Because of Win-Dixie [Meu Melhor Amigo] (04, Wayne Wang).
Assinalou um novo interesse em filmes pequenos e independentes com The Squid and the Whale [A Lula e a Baleia](05, Noah Baumbach); Good Night, and Good Luck [Boa Noite e Boa Sorte (05, George Clooney); RV [Férias no Trailer] (06, Barry Sonnenfeld); e o policial do Kansas em Infamous [Confidencial] (06, Douglas McGrath); The Lookout [O Vigia] (07, Scott Frank); Mamma's Boy [Filhinho da Mamãe] (07, Tim Hamilton); A Plumm Summer (07, Caroline Zelder); Sweet Nothing in My Ear (08, Joseph Sargent); Traitor [O Traidor] (08, Jeffrey Nachmanoff); State of Play (09, Kevin Macdonald); The Answer Man [Arlen Faber] (09, John Hindman); Away We Go [Distante Nós Vamos] (09, Sam Mendes); Paper Man [Tempo de Crescer] (09, Kieran e Michele Mulroney); Howl [Uivo] (10, Rob Epstein e Jeffrey Friedman); um pequeno papel em Looper [Looper - Assassinos do Futuro] (12, Rian Johnson); Quad (13, Micheal Uppendahl). Porém, sua obra mais desafiadora, e penso que a melhor coisa que fez desde Totalmente Selvagem, como seu Will McAvoy em The Newsroom (12-13). Houve um formato onde ele explorou o território de His Girl Friday [Jejum de Amor] (com Emily Mortimer), enquanto soletrava confusões de notícias e política atual. E é uma rara habilidade de Daniels ser um idiota e um herói ao mesmo tempo.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 630-1.
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