O Dicionário Biográfico de Cinema#110: Eugene Pallette

 


Eugene Pallette (1889-1954), n. Winfield, Kansas

Ainda que tenhamos perdido seu Mercutio, seu Beau Geste e seu Oliver Twist, temos tanto. De fato na lista de créditos do IMDB, mais de 240 - o que, deixe-me acrescentar que em 1946 (quando possuía somente 57 anos), aposentou-se por doença e temor do mundo (mais disso). Admitindo que seu primeiro ano de atuação possa ter sido 1913, fez algo como sete filmes por ano, a galope. Nem é preciso dizer que estas páginas são impressas com tinta especialmente robusta, para suportar o peso extra do sr. Pallette, o mais cativante e alheio às pessoas gordas da tela. 

É um magro soldado da União  em Birth of a Nation [O Nascimento de uma Nação] (15, D.W. Griffith) e Prosper Latour no episódio huguenote de Intolerance [Intolerância] (16, Griffith). Um pouco depois esteve em Alias Jimmy Valentine (20, Edmund Mortimer e Arthur Ripley); Aramis (e não Porthos) em The Three Musketeers [Os Três Mosquiteiros] (21, Fred Niblo) - George Siegmann foi Porthos; To the Last Man (23, Victor Fleming); North of Hudson Bay [Jornada da Morte] (23, John Ford); The Wolf Man [Lobo Humano] (24, Mortimer); em alguns curtas de O Gordo e o Magro; The Light of Western Stars (25, William K. Howard); Mantrap [Provocação de Amor] (26, Fleming); Chicago [Sacrifício Inútil] (27, Frank Urson); His Private Life [Entre o Amor e o Pecado] (28, Frank Tuttle); The Dummy [Assim Falou o Mundo] (29, Robert Milton); The Canary Murder Case [O Drama de uma Noite] (29, Malcolm St. Clair e Tuttle); The Love Parade [Alvorada do Amor] (29, Ernest Lubitsch); The Virginian [Agora ou Nunca] (29, Fleming).

Pallette estava ficando  maior, mas isso não era o que o fazia. O som revelou uma das grandes vozes da tela - baixo profundo, tenso de cascalho, baixo, mas também delicado. Quando fala torna-se encantador: The Sea God [O Deus do Mar] (30, George Abbott); The Playboy of Paris [O Café do Felisberto] (30, Ludwig Berger) - um filme de Maurice Chevalier; It Pays to Advertise (31, Frank Tuttle); o Duque de Bilgewater em Huckleberry Finn [Mocidade Feliz] (31, Norman Taurog); e o valor fantástico, para cada rosnar e suspirar em Shangai Express [O Expresso de Shangai] (32, Josef von Sternberg), The Half- Naked Truth [A Verdade Semi-Nua] (32, Gregory La Cava). 

Esteve em The Kennel Murder Case [O Caso de Hilda Lake] (33, Michael Curtiz); Bordertown [A Barreira] (35, Archie Mayo); Steamboar Round the Bend [Nas Águas do Rio] (35, Ford); The Ghost Goes West [Um Fantasma Camarada] (35, René Clair); The Golden Arrow [A Flecha de Ouro] (36, Alfred E. Green); magnífico como Bullock em My Man Godfrey [Irene, a Teimosa] (36, La Cava); com Shirley Temple em Stowaway  [Pequena Clandestina] (36, William A. Seiter); Topper [A Dupla do Outro Mundo] (37, Norman Z. McLeod); One Hundred Man and a Girl [100 Homens e uma Menina] (37, Henry Koster); como o Frei Tuck em The Adventures of Robin Hood [As Aventuras de Robin Hood] (38, Curtiz e William Keighley); Mr. Smith Goes to Washington [A Mulher Faz o Homem] (39, Frank Capra); First Love [O Primeiro Amor] (39, Koster); Young Tom Edison [O Jovem Thomas Edison] (40, Taurog); The Mark of Zorro [A Marca do Zorro] (40, Rouben Mamoulian).

Aí veio sua obra-prima: como Horace Pike, cabeça de cerveja  que fez Yale, em The Lady Eve [As Três Noites de Eva (41, Preston Sturges). Outras pessoas estão muito bem nesse filme também, mas a graça de todos permite o sentimento de que se trata verdadeiramente de um filme de Pallette, descendo as escadas na ponta dos pés em "For Tonight, We'll Merry, Merry Be".

Trabalhou ao longo dos anos de guerra: The Bride Came C.O.D [A Noiva Caiu do Céu] (41, Keighley); Appointment for Love [Encontro de Amor] (41, Seiter); The Male Animal [Assim é que Elas Gostam] (42, Elliott Nugent); como Nicely Nicely Johnson em The Big Street [Rua das Ilusões] (42, Irving Reis); o mordomo de Charles Boyer em Tales of Manhattan [Seis Destinos] (42, Julien Duvivier); It Ain't Hay [Alta Malandragem] (43, Erle C. Kenton) - um filme de Abbott & Costello; Heaven Can Wait [O Diabo Disse Não] (43, Lubitsch); The Gang's All Here [Entre a Loura e a Morena] (43, Busby Berkeley); Pin Up Girl [A Preferida] (44, Bruce Humberstone); Step Lively [Vivendo de Brisa] (44, Tim Whelan); The Cheaters [Os Farsantes] (45, Joseph Kane). 

Nessa altura, Pallette mudou-se para o Oregon. Temia uma guerra nuclear e então construiu, ele próprio, uma fortaleza, nas florestas e nas montanhas - a San Simeon para os humores da Guerra Fria. Divertiu velhos amigos de Hollywood, com cerveja forte para afastar pesadelos. Mas sua morte veio antes do desastre.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictonary of Cinema. Nova York: Alfred A. Knopf,  pp. 2013-15.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng