O Dicionário Biográfico de Cinema#135: Wayne Wang

 

Wayne Wang, n. Hong Kong, 1949

1975: Man, a Woman and a Killer. 1981: Chan is Missing [Chan Sumiu]. 1985: Dim Sum: A Little Bit of Heart. 1987: Slam Dance [Dançando Com o Perigo]. 1989: Eat a Bowl of Tea [Um Amor em Chinatown]; Life is Cheap...But Toilet Paper is Expensive. 1993: The Joy Luck Club [O Clube da Felicidade e da Sorte]. 1995: Smoke [Cortina de Fumaça]; Blue in the Face [Sem Fôlego] (co-dirigido com Paul Auster). 1997: Chinese Box [O Último Entardecer]. 1999: Anywhere But Here [Em Qualquer Outro Lugar]. 2001: The Center of the World [O Centro do Mundo]. 2002: Maid in Manhattan [Encontro de Amor]. 2005: Because of Winn-Dixie [Meu Melhor Amigo]. 2006: Last Holiday [As Férias da Minha Vida]. 2007: A Thousand Years of Good Prayers [Mil Anos de Orações]. 2008: The Princess of Nebraska [A Princesa do Nebraska]. 2009: Chinatown Film Project. 2011: Snow Flower and the Secret Fan [Flor da Neve e o Leque Secreto].

Ao final de 1993, nenhum cinéfilo sério poderia duvidar onde as coisas estavam acontecendo. Era na Ásia, e mais particularmente China e Hong Kong, países que puderam desfrutar um relacionamento excepcionalmente momentâneo, que também poderia formar uma dobra vital para nossos futuros. Chen Kaige, Zhang Yimou, John Woo e Hou Hsiao-Hsien estão neste livro. E um dos melhores filmes que vi em anos recentes é Ruan Ling Yu [Actress], de Stanley Kwan. Então há Wayne Wang, um mandarim chinês batizado a partir de John Wayne.

Wang nasceu em Hong Kong, quando seus pais de classe média alta fugiram pelo caminho de Tsingtao e Xangai. Cresceu em uma colônia britânica e se educou em escolas católicas. Veio para a América quando iniciu sua faculdade: Foothill College e California College of Arts and Crafts. Uma vez graduado, voltou para Hong Kong e foi capaz de trabalhar como diretor em uma série de TV e uma novela, Below the Lion Rock.

Voltou a San Francisco para realizar Chan Sumiu, por 22 mil dólares, uma excêntrica história de mistério ambientada em Chinatown. Melhor por um pouco foi Dim Sum (ainda seu melhor filme), história terna e meditativa sobre família, ambientado uma vez mais em San Francisco. 

Mas Wang já estava incerto sobre aonde pertencia (Havia se casado duas vezes: com a roteirista americana Terrel Seltzer e com a atriz de Hong Kong, Cora Miao. Ele pode fazer filmes para asiáticos vivendo na América? Pode fazer filmes americanos? Dançando com o Perigo foi seu fracasso mais completo. Quantes vezes pôde contar com a disponibilidade providencial de material rico como O Clube da Felicidade e da Sorte, de Amy Tan? As coisas não deram certo. Com um roteiro de Paul Auster, Cortina de Fumaça foi um filme modestamente comercial sobre o corte transversal da vida. Porém quando a mesma equipe improvisou depois, Sem Fôlego, os resultados foram funestos. Igualmente, O Último Entardecer, ambientado nos últimos dias da Hong Kong britânica, transformou-se em um triste e implausível romance com dois apreensivos protagonistas - Jeremy Irons e Gong Li. Em Qualquer Outro Lugar reduziu o romance de Mona Simpson a um mingau adocicado. Mas nada foi pior, tão desajeitado ou tão ingênuo, quanto o alegado erotismo de O Centro do Mundo.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2769-71. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng