Filme do Dia: Crise: Por Trás de um Compromisso Presidencial (1963), Robert Drew

 


Crise: Por Trás de um Compromisso Presidencial (Crisis: Behind a Presidential Commitment, EUA, 1963). Direção: Robert Drew. Fotografia: Gregory Shuker

O filme enfoca a crise política em que o governo americano entra em conflito com o governador do Alabama, George Wallace sobre a decisão federal de integrar dois universitários negros, Vivian Malone e James Hood, que querem ingressar na universidade do estado. O retrato que Drew obtêm da crise é impressionante seja pela falta de dispersão – praticamente nada foge do foco em questão – seja, e principalmente, pela privilegiada visada aos bastidores do mais alto escalão governamental norte-americano, numa transparência  das estratégias políticas para administrar uma crise como provavelmente nunca foi ou voltará a ser flagrado por câmeras de cinema. Nesse sentido, surpreende-se as tensões e incertezas de John Kennedy estampadas em seu próprio rosto, observa-se a elaboração passo-a-passo de como driblar a oposição do governador Wallace assim como momentos em que Robert Kennedy demonstra quão tênue são os limites entre vida pública e privada – em seqüências hilariantes e de uma espontaneidade impensável para os dias de hoje, em que ele se encontra com os pés sobre a escrivaninha ou deixa que a filha converse com o principal articulador da operação na Universidade do Alabama, Nicholas Katzenbach. Mesmo se afastando dos depoimentos diretos para a câmera, princípio ao qual o Cinema Direto procura se afastar, no seu desejo de não intervenção do evento, o filme não deixa de apresentar ocasionalmente uma narração over (provavelmente do próprio cineasta) em que ele contextualiza as imagens em questão. Seu estilo provocaria enorme influência tanto no cinema documental (basta pensar, ao acaso, em documentários tão diversos quanto Let it Be e Entreatos) quanto no próprio cinema ficcional, particularmente o cinema autoral contemporâneo a sua produção, igualmente desejoso de acentuar o momento em que a ação filmada transcorre. Quanto a esse caráter de filmar a reação ao evento no momento em que ele se sucede, como o tenso acompanhamento que Kennedy e seus assessores fazem do episódio na universidade, o mesmo efeito é buscado em Entreatos, quando Lula, família e assessores acompanham a declaração oficial de sua vitória pela televisão. National Film Registry em 2011. ABC News/Drew Associates. 52 minutos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso