Diretoras de Cinema#5: Zhang Nuanxin

 

NUANXIN ZHANG (1940*). China. Zhang Nuanxing é uma das realizadoras chinesas mais ativas. Desde os dias do pioneirismo de diretoras como Dong Kena e Wang Ping, que trabalharam nos anos 60, as diretores chinesas tem tido um papel ativo no cinema. Mulheres ativas na produção de cinema incluem Huang Shuquian, Peng Xiaolian, Lu Xiaoya, e Ann Hui. Como Zhang Nuanxin explica em entrevista com Chris Berry, as mulheres na China são educadas a acreditar que "podem fazer tudo que os homens fazem, incluindo dirigir tratores e lutar na guerra" (p.23). Como as realizadoras soviéticas, as mulheres chinesas são encorajadas a se tornar ativas no cinema. 

Zhang Nuanxin nasceu em 1940 (**). Graduou-se na Academia de Cinema de Pequim em 1962, e tornou-se professora na mesma instituição. Após estudar na Escola de Cinema de Xangai, dirigiu seu primeiro longa, The Drive to Win (***) (1981). O filme é notável por seu realismo e uso da câmera na mão. E é majoritariamente preocupado com a vida de uma jogadora de basquete. Como Zhang contou a Chris Berry, o realismo de The Drive to Win é uma resposta ao cinema teatral da época da revolução cultural, que considerava "tudo demasiado encenado e falso" (p. 21). Zhang fez uso de atores não-profissionais para reforçar o sentido de realismo no filme.

Quing Chun Ji (Sacrificed Youth, 1985) é o segundo filme de Zhang Nuanxin. Ele é notável por seu realismo na descrição da vida de uma garota de 17 anos que se muda para um pequeno vilarejo após viver na cidade. Zhang Nuanxin mergulhou em sua experiência pessoal quando adolescente. Falou a Chris Berry: "Desejava expressar este sentimento, a tragédia de minha juventude, a tragédia de toda nossa geração" (p. 21). Em Sacrificed Youth a câmera segue a experiência subjetiva de uma jovem, enquanto gradualmente se readapta à vida em uma pequena cidade. Ela muda sua aparência física, vestindo roupas informais, e modifica seu comportamento, tornando-se envolvida por seu ambiente cultural, vindo a ser uma lenhadora. 

Zhang Nuanxin verbaliza uma atitude problematizadora enquanto a ser considerada como uma "diretora mulher":

Odeio as pessoas dizerem que por ser diretora, sou uma "supermulher". Existe uma imagem das diretoras gritando e fumando cigarros, e agindo como os homens de todas as maneiras. As pessoas pensam que essa é a verdadeira diretora" (Berry, p. 23).

Zhang Nuanxin continua uma força ativa no cinema chinês. Também ensina na Academia de Cinema de Pequim.

FILMOGRAFIA SELECIONADA

The Drive to Win (1981)

Quingchunji (Sacrificed Youth) (1985)

BIBLIOGRAFIA SELECIONADA

Berry, Chris. "Interview with Zhang Nuanxin." Camera Obscura 18 (September 1988): 20-25.

Kaplan, E. Ann. "Problematizing Cross-Cultural Analysis: The Case of Women in the Recent Chinese Cinema." Wide Angle 11.2 (1989): 40-50.

Rayns, Tony. "The Position of Women in New Chinese Cinema." East-West Film Journal 1.2 (June 1987): 32-34.

Semsel, George S. "China." In The Asian Film Industry, edited by John A. Lent,11-33. Austin: University of Texas Press, 1990.

Yan, Esther C. M. "Is China the End of Hermeneutics? or, Political and Cultural Usage of Non-Han Women in Mainland Chinese Films." In Multiple Voices in Feminist Film Criticism, edited by Diane Carson, Linda Dittmar, and Janice Welsch, 280-92. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1994.

Zhang, Nuanxin. "Director's Comments on Sacrificed Youth." Contemporary Cinema 5 (1985): 134-36.

Texto: Foster, Gwendolyn. Women Film Directors - An International Bio-Critical Dictionary. Westport/Londres: Greenwood Press, 1995,   pp. 377-78.


N. do E: (*) A realizadora faleceu em 1995.

(**) Segundo o IMDB, teria nascido em 1941. 

(***) Não há referências a essa produção no IMDB. 

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