Filme do Dia: Harlan County: Tragédia Americana (1976), Barbara Kopple

 


Harlan County: Tragédia Americana (Harlan County, U.S.A., 1976). Direção Barbara Kopple. Fotografia Kevin Keating & Hart Perry. Montagem Nancy Baker, Mirra Bank, Lora Hays & Mary Lampson.

Talvez nenhum documentário traduza melhor a luta de classes, modo americano, que esse memorável documentário, incluído rapidamente no cânone do “gênero” e filme de estreia da realizadora (que conquistou o primeiro de dois Oscars da categoria com ele). As condições precárias de trabalho nas minas de carvão já se fazem presentes nas imagens iniciais (selecionadas para o documentário Women Make Film - 1): homens se jogam numa esteira, deitados, para conseguirem atravessar a gruta que os levará aos subterrâneos da mina. Primeiras imagens acompanhadas também da primeira de uma série de canções que comentou, de forma mais genérica ou pontual, sobre os episódios descritos (num papel de apoio não muito distante do que fez, a seu modo, Deus e o Diabo na Terra do Sol, no campo da ficção, e igualmente a partir de um cancioneiro popular nacional). E, tal como no filme de Rocha, também se visualizará aqui posteriormente as vozes que cantam. Uma delas a de um senhor mineiro veterano. Não sendo as únicas vozes ouvidas, como é o caso dos que se apresentam em um verdadeiro comício-feira que congrega mineiros de outra cidade, mais um motivo recorrente aos filmes sobre greves. Depoimentos de veteranos, imagens (fixas ou em movimento) de arquivo, assembleias, protesto dos trabalhadores em Wall Street, forte repressão dos capangas dos mineradores – na imagem mais chocante, das várias imagens chocantes, observa-se um deles atirar contra uma líder e, posteriormente, a câmera ser impedida de continuar filmando. Tudo girando em torno da greve iniciada pelos trabalhadores, que já dura vários meses, embora apenas 10% deles sejam sindicalizados e elas tenham que se defrontar diariamente com os trabalhadores que furam os cercos, as vezes literalmente jogando seus carros contra os grevistas. Kopple destaca o forte papel das mulheres no movimento. Mesmo no momento em que o câmera  é interpelado não há qualquer comentário a respeito over, artifício que o documentário não faz uso. Basicamente, sua maior fonte de imagens são as que acompanham ações e conversas entre os mineiros e quem eles interagem. Algumas vezes escutamos Kopple fazendo perguntas ou provocando, seja a expectativa de um mineiro sobre se haverá um novo ataque armado contra eles, e ela indaga sobre o medo desse, que replica se ela também não estaria ou quando é a vez de Kopple retornar à indagação do capanga-mor, Basil Collins, sobre suas credenciais para filmar e ela indaga o crachá desse, que afirma ter esquecido, o que ela também repete a esse. Numa das cenas mais impactantes do filme, uma emocionada mulher afirma diante de todos em um tribunal ao qual o juiz acabou de promulgar a prisão de alguns trabalhadores, que a justiça se encontra do lado dos proprietários da mina e que jamais poderão esperar nada dessa, enquanto o juiz simplesmente se retira do recinto. Pode-se imaginá-lo como uma versão coletiva e documental da inadequação existencial de Wanda, cuja abertura e final também se dão em ambiente tão devastado pela exploração Também é retratado o episódio mais sanguinolento, quando quase toda a família de um líder sindical vem a ser assassinada, numa replicação dos violentos eventos que assolaram a categoria nos anos 1930. A força do filme vem, sobretudo, da dignidade que lhes empresta sejam os trabalhadores que vivenciaram os abusos do passado e os que voltam a senti-lo nos dias da produção do mesmo, por vezes alguns representando esses dois momentos, como uma senhora que teve um filho baleado na cabeça (com os comentários de um amigo que aponta as formigas levando pedaços dos “miolos do cara”) ou uma senhora que puxa uma canção de protesto de sua época para os grevistas do momento. O fim da greve é decretado após 13 meses, com o episódio da morte desse jovem e sendo firmado o acordo que se arrastava desde o início da greve. Nem de longe o desfecho da greve e o acordo conseguido possui um efeito catártico já que, como um depoente afirma, o que conseguiram, a muito custo e uma morte, era uma reivindicação básica. National Film Registry em 1990. |Cabin Creek Films. 104 minutos.

 

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