Filme do Dia: Harlan County: Tragédia Americana (1976), Barbara Kopple
Harlan County: Tragédia Americana (Harlan
County, U.S.A., 1976). Direção Barbara Kopple. Fotografia Kevin Keating
& Hart Perry. Montagem Nancy Baker, Mirra Bank, Lora Hays & Mary
Lampson.
Talvez nenhum documentário traduza melhor a
luta de classes, modo americano, que esse memorável documentário, incluído
rapidamente no cânone do “gênero” e filme de estreia da realizadora (que
conquistou o primeiro de dois Oscars da categoria com ele). As condições
precárias de trabalho nas minas de carvão já se fazem presentes nas imagens
iniciais (selecionadas para o documentário Women Make Film - 1): homens se
jogam numa esteira, deitados, para conseguirem atravessar a gruta que os levará
aos subterrâneos da mina. Primeiras imagens acompanhadas também da primeira de
uma série de canções que comentou, de forma mais genérica ou pontual, sobre os
episódios descritos (num papel de apoio não muito distante do que fez, a seu
modo, Deus e o Diabo na Terra do Sol, no campo da ficção, e igualmente a
partir de um cancioneiro popular nacional). E, tal como no filme de Rocha,
também se visualizará aqui posteriormente as vozes que cantam. Uma delas a de
um senhor mineiro veterano. Não sendo as únicas vozes ouvidas, como é o caso
dos que se apresentam em um verdadeiro comício-feira que congrega mineiros de
outra cidade, mais um motivo recorrente aos filmes sobre greves. Depoimentos de
veteranos, imagens (fixas ou em movimento) de arquivo, assembleias, protesto
dos trabalhadores em Wall Street, forte repressão dos capangas dos mineradores
– na imagem mais chocante, das várias imagens chocantes, observa-se um deles
atirar contra uma líder e, posteriormente, a câmera ser impedida de continuar
filmando. Tudo girando em torno da greve iniciada pelos trabalhadores, que já
dura vários meses, embora apenas 10% deles sejam sindicalizados e elas tenham
que se defrontar diariamente com os trabalhadores que furam os cercos, as vezes
literalmente jogando seus carros contra os grevistas. Kopple destaca o forte
papel das mulheres no movimento. Mesmo no momento em que o câmera é interpelado não há qualquer comentário a
respeito over, artifício que o documentário não faz uso. Basicamente, sua maior
fonte de imagens são as que acompanham ações e conversas entre os mineiros e
quem eles interagem. Algumas vezes escutamos Kopple fazendo perguntas ou
provocando, seja a expectativa de um mineiro sobre se haverá um novo ataque
armado contra eles, e ela indaga sobre o medo desse, que replica se ela também
não estaria ou quando é a vez de Kopple retornar à indagação do capanga-mor,
Basil Collins, sobre suas credenciais para filmar e ela indaga o crachá desse,
que afirma ter esquecido, o que ela também repete a esse. Numa das cenas mais
impactantes do filme, uma emocionada mulher afirma diante de todos em um
tribunal ao qual o juiz acabou de promulgar a prisão de alguns trabalhadores,
que a justiça se encontra do lado dos proprietários da mina e que jamais
poderão esperar nada dessa, enquanto o juiz simplesmente se retira do recinto.
Pode-se imaginá-lo como uma versão coletiva e documental da inadequação
existencial de Wanda, cuja abertura e final também se dão em ambiente
tão devastado pela exploração Também é retratado o episódio mais sanguinolento,
quando quase toda a família de um líder sindical vem a ser assassinada, numa
replicação dos violentos eventos que assolaram a categoria nos anos 1930. A
força do filme vem, sobretudo, da dignidade que lhes empresta sejam os
trabalhadores que vivenciaram os abusos do passado e os que voltam a senti-lo
nos dias da produção do mesmo, por vezes alguns representando esses dois
momentos, como uma senhora que teve um filho baleado na cabeça (com os
comentários de um amigo que aponta as formigas levando pedaços dos “miolos do
cara”) ou uma senhora que puxa uma canção de protesto de sua época para os grevistas
do momento. O fim da greve é decretado após 13 meses, com o episódio da morte
desse jovem e sendo firmado o acordo que se arrastava desde o início da greve. Nem
de longe o desfecho da greve e o acordo conseguido possui um efeito catártico já
que, como um depoente afirma, o que conseguiram, a muito custo e uma morte, era
uma reivindicação básica. National Film Registry em 1990. |Cabin Creek
Films. 104 minutos.
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