O Dicionário Biográfico de Cinema#250: Elliott Nugent



 Elliot Nugent (1900*-80), n. Dover, Ohio

1932: The Mouthpiece [Pela Mão de Sua Dama] (co-dirigido com James Flood); Life Begins [Ao Raiar da Vida] (co-dirigido com Flood). 1933: Whistling in the Dark [Assobiando no Escuro]; Three-Cornered Moon [A Comédia de um Lar]; If I Were Free [Se Eu Fosse Livre]. 1934: She Loves Me Not [Demônio Louro]; Strickly Dynamite [Dinamite...e Nada Mais!]; Two Alone [Sós no Mundo]. 1935: Love in Bloom [Louco por Ti]; Enter the Madam [Entrez Madame]; College Scandal [Escândalo na Academia]; Splendor [Vende-se uma Mulher]. 1936: And So They Were Married [Papai e Mamãe Se Casaram]; Wives Never Know [O que Elas Não Suspeitam]. 1937: It's All Yours [Será Tudo Teu]. 1938: Professor Beware [O Professor Faraó]; Give Me a Sailor [Quero um Marido].1939: Never Say Die [Um Golpe Errado]; The Cat and the Canary [O Gato e o Canário]. 1941: Nothing but the Truth [A Verdade Acima de Tudo]. 1942: The Male Animal [Assim é que Elas Gostam]. 1943: The Crystal Ball [Bola de Cristal]. 1944: Up in Arms [Sonhando de Olhos Abertos]. 1947: My Favorite Brunette [Minha Morena Linda]; Welcome Stranger [Deus Me Deu um Amigo]. 1948: My Girl Tisa [Anos de Inocência]. 1949: Mr. Belvedere Goes to College [O Gênio Vai para a Escola]; The Great Gatsby [Até o Céu Tem Limites]. 1950: The Skipper Surprised His Wife [A Flor dos Maridos]. 1951: My Outlaw Brother. 1952: Just for You [Filhos Esquecidos].

Como o seu pai, o ator J.C. Nugent, Elliott Nugent foi ao início e ao final um homem de teatro, igualmente refinado como roteirista, ator e diretor. Um ator da Broadway nos primórdios dos anos 20, escreveu peças com seus pais e realizou sua estreia como ator de cinema em Headlines (25, Edward H. Griffith). A ênfase nas palavras que adveio com o som fez de Nugent exatamente uma espécie de talento teatral requerido em Hollywood. Em 1929, foi para a Costa Oeste, como ator, roteirista e, eventualmente, diretor. Interpretou o protagonista em So This is College (29, Sam Wood); For the Love o' Lil (30, James Tinling); Not So Dumb [Garota Esperta] (30, King Vidor); e Romance (30, Clarence Brown). Atuou e escreveu diálogos para Wise Girls [3 Garotas Ladinas] (29, E. Mason Hopper); Sins of the Children [Pecados da Mocidade] (30, Wood) e The Unholy Three [Trindade Maldita].

Quando se graduou na direção, de 1934 em diante, trabalhou para a Paramount, especializando-se em comédias românticas - portanto A Comédia de um Lar, estrelado por Claudette Colbert e Mary Boland, é uma engenhosa abordagem de um tema da Grande Depressão. Seu estilo parecia mais sofisticado que básico, mas após O Professor Faraó, um dos últimos filmes de Harold Lloyd, Nugent interpretou um papel importante na carreira de Bob Hope. Ele trabalhou cinco vezes com Hope: em Quero um Marido, Um Golpe Errado, A Verdade Acima de Tudo, Minha Morena Linda e, melhor que todos, O Gato e o Canário, uma comédia de terror, que é sempre assustadora demais para o conforto, e muito bem feita. Dirigiu Danny Kaye em Sonhando de Olhos Abertos, mas ainda manteve um sentimento de engenhosidade em Assim é Que Elas Gostam, uma adaptação de peça teatral que foi escrita com James Thumber, e estrelado por Henry Fonda e Olivia de Havilland. Voltou aos palcos em 1952, após duas menos bem sucedidas, mas ambiciosas excursões - Anos de Inocência e Até o Céu Tem Limites - e a comédia doméstica O Gênio Vai para a Escola.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1949-50.

(*) N. do E: No IMDB consta como 1896 o ano de seu nascimento.

Postada originalmente em 22/09/2016

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso