O Dicionário Biográfico de Cinema#21: Victor Fleming

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Victor Fleming (1883-1949)
n. Pesadena, Califórnia

1920: When the Clouds Roll By [O Supersticioso] (co-dirigido com Ted Reed); The Mollycoddle. 1921: Mama's Affair. 1922: Woman's Place; Red Hot Romance; The Lane that Had No Turning; Anna Ascends. 1923: Dark Secrets; Law of the Lawless; To the Last Man; Call of the Canyon. 1924: Empty Hands; The Code of the Sea; 1925: A Son of His Father [Grande é o Poder do Amor]; Adventure [A Destemida Diana]; The Devil's Cargo [A Carga da Caravela do Mal]; Lord Jim [Maldição Gloriosa]. 1926: Blind Godess [Justiça dos Homens, Justiça de Mãe]; Mantrap [Provocação de Amor].  1927: Rough Riders [Irmãos na Luta, Irmãos no Amor]; The Way of All Flesh [Tortura da Carne]; Hula. 1928: Abie's Irish Rose [Rosa da Irlanda]; The Awakening [O Despertar de uma Mulher]. 1929: Wolf Song [A Canção do Lobo]; The Virginian [Agora ou Nunca]. 1930: Common Clay; Renegades [Renegados]. 1931: Around the World in 80 Minutes. 1932: The Wet Parade [E o Mundo Marcha]; Red Dust [Terra de Paixões]. 1933: The White Sister [A Irmã Branca]; Bombshell [Mademoiselle Dinamite]. 1934: Treasure Island [A Ilha do Tesouro]. 1935: The Reckless [Tentação dos Outros]; The Farmer Takes a Wife [Amor Singelo]; 1937: Captains Courageous [Marujo Intrépido]. 1938: Test Pilot [Piloto de Provas]. 1939: The Wizard of Oz [O Mágico de Oz]; Gone With the Wind [...E O Vento Levou] (co-dirigido com George Cukor e Sam Wood). 1941: Dr. Jekyll and Mr. Hyde [O Médico e o Monstro]. 1942: Tortilla Flat [Boêmios Errantes]. 1943: A Guy Named Joe [Dois no Céu]. 1946: Adventure [Aventura]; 1948: Joan of Arc [Joana D'Arc].

Originalmente um cinegrafista com Griffith e Douglas Fairbanks, Fleming era conhecido como um diretor de filmes de aventuras masculinos. Mas, ironicamente, obteve algumas excelentes interpretações de atrizes principais, ainda que frequentemente aqueles que se assemelham aos retratos de esplendor erótico vistos através da fumaça sobre o bar nos westerns. Mais que todas, Clara Bow em Provocação de Amor e Hula, e Jean Harlow em Terra de Paixões e Mademoiselle Dinamite. Nos anos 20, Fleming era um diretor da Paramount, mas em 1932 ele havia se transferido para a MGM. Há apostas de que ele teria sido mais feliz com os Warners. Mas sua carreira está submersa em interesses; A Destemida Dama  proveio de Jack London e Maldição Gloriosa de Conrad, com Percy Marmont no papel-título; A Canção do Lobo e Agora ou Nunca foram grandes papéis para o jovem Gary Cooper. Na MGM tanto A Ilha do Tesouro quanto Marujo Intrépido foram grandes sucessos, mas nada comparados com os extraordinários estouros seguidos de O Mágico de Oz e ...E O Vento Levou. É fácil dizer que estes fascinantes e perenes filmes aparentam não terem direção, ou que eles devem sua existência a Mervin LeRoy e David Selznick. O primeiro foi bastante distante dos territórios habituais de Fleming, mas é por sua vez uma fantasia comovente e sombria, magnificamente interpretada por um elenco arrojado. Fleming era o diretor reserva de ...E O Vento Levou, defendido por Gable após George Cukor ter se encantado por Vivien Leigh e desacelerado por anos de testes. Que ...E O Vento tenha sido finalizado, repleto de energia na tela, certamente deve muito ao mau temperamento estimulante de Fleming para realizar a maldita tarefa. Após isso, Fleming decaiu. Seu Médico e o Monstro é uma versão rasa da história, à parte o flagrante erotismo no frenesi da transformação, enquanto Joana D'Arc é o diretor na fogueira para uma Ingrid Bergman que afirma ouvir vozes.

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Londres: Knopf, 2010, pp. 3367-71.

Comentários

  1. Victor Fleming foi um mostro do passado que hoje é idolatrado por Imbecis que se acham NERDS !!

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