O Dicionário Biográfico de Cinema#221: William K. Howard

 


William K. Howard (1899-1954), n. St. Marys, Ohio

1921: What Love Will Do; Get Your Man (co-dirigido com George W. Hill); Play Square. 1922: Extra! Extra!; Deserted at the Altar (co-dirigido com Al Kelley); Lucky Dan; The Crusader (*); Captain Fly-by-Night; Trooper O'Neil (**). 1923: Danger Ahead; The Fourth Musketeer; Let's Go. 1924: The Border Legion; East of Broadway. 1925: Code of the West [A Ùltima Esperança]; The Light of Western Stars; The Thundering Herd [Almas Bravias]. 1926: Volcano [Coração que Hesita]; Red Dice [Os Dados do Destino]; Bachelor Brides [Esposas Mal Casadas]; Gigolo [Gigolô]. 1927: White Gold [A Tragédia da Alcova]; The Main Event [O Grande Evento]. 1928: The River Pirate [O Pirata do Rio Hudson]; A Ship Comes In [A Outra Pátria]. 1929: Christina; The Valiant; Love, Live and Laugh [Amar, Viver e Sorrir]. 1930: Good Intentions [Suprema Renúncia]; Scotland Yard [Um Caso Singular]; 1931: Don't Bet on Women [Não Apostes nas Mulheres]; Transatlantic [Transatlântico]; Surrender [Idílio Amargo]; 1932: The Trial of Vivienne Ware; The First Year [Casar é Assim]; Sherlock Holmes. 1933: The Power and the Glory [Glória e Poder]. 1934: The Cat and the Fiddle [O Gato e o Violino]; The Side of Heaven [A Família]; Evelyn Prentice [Chantagem]. 1935: Vanessa [Vanessa - Seu Drama de Amor]; Rendezvous [Um Tenente Amoroso]; Mary Burns, Fugitive [A Fugitiva]; 1936: The Princess Comes Across [A Princesa de Brooklyn]. 1937: Fire Over England [Fogo por Sobre a Inglaterra]; The Skeaquer [O Mistério de Londres]. 1939: Back Door to Heaven [A Vida é Assim]. 1940: Money and the Woman [A Mulher e o Dinheiro]. 1941: Bullets for O'Hara. 1942: Klondike Fury. 1943: Johnny Come Lately [Sempre um Cavalheiro]. 1944: When the Lights Go On [Luz da Humanidade]. 1945: A Guy Could Change [Mandato Supremo].

Após o serviço de guerra, trabalhou com vendas para a Vitagraph e a Universal, e então se tornou assistente de direção. Durante os anos 20, esteve com a Fox, Paramount, DeMille e Fox novamente. Mas em 1934 uniu-se a MGM por um ano. Depois de um breve período na Paramount, foi para a Inglaterra realizar o patriótico épico Tudor, Fogo Sobre a Inglaterra, e uma adaptação de Edgar Wallace, O Mistério de Londres. Ao retornar à América, encontrou dificuldades para voltar às produções A. Mudou-se de um estúdio para outro e somente Sempre um Cavalheiro, com Cagney, foi tão importante quanto sua obra anterior.

De fato, Howard fez diversos bons filmes, portanto seu declínio é um tanto estranho. Como diretor de filmes mudos, foi geramente confinado às aventuras atléticas de Richard Talmadage e Rod La Rocque. Mas com o som, tornou-se muito mais polido. Clive Brook fez um competente Sherlock Holmes, enquanto Casar é Assim foi um bem sucedido filme da dupla Janet Gaynor/Charles Farrell. Glória e Poder, de um roteiro de Preston Sturges, foi um ambicioso estudo sobre um magnata, algumas vezes considerado como precursor de Kane. Chantagem e A Fugitiva foram melodramas bem produzidos, A Princesa de Brooklyn é seu melhor, com Carole Lombard como uma falsa princesa. Uma visão mais elevada, mas tão artificial da realeza quanto, torna Fogo Sobre a Inglaterra bastante divertido. 

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1277-78;

 N. do E: (*) no IMDB filme creditado a outro realizador, Howard M. Mitchell, constando William K. Howard como roteirista.

(**) no IMDB Trooper O'Neill.

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