Filme do Dia: The Villain Foiled (1911), Henry Lehrman & Mack Sennett



The Villain Foiled (EUA, 1911). Direção: Henry Lehrman & Mack Sennett. Com: Edward Dillon, Blanche Sweet, Joseph Graybill, Kate Bruce, Dell Henderson, William J. Butler, Fred Mace.
      As intrigas do maldoso Hector Durant (Graybill) fazem com que a jovem Srta. Page (Sweet) despreze o sincero amor que lhe devota seu noivo, Harry (Dillon). Durant mente, afirmando que Harry é alcóolatra, o que a faz desistir do noivado. Aturdido com a ruptura do noivado, Harry é levado a um restaurante, onde Hector o faz ficar embriagado. Os amigos de Harry, no entanto, descobrem o estrategema do vilão, e contam toda a verdade a noiva, que chama o juiz de paz para que o casamento se dê no próprio local, com o rapaz ainda aturdido pelo efeito do álcool.
      Embora não se encontre muito distante do reinado da moral melodramática de Griffith, e compartilhando de boa parte de sua trupe de atores, somente chama a atenção nesse filme de Sennett o seu inusitado final, em que a decisão da chamada do juiz de paz menos parece associada a necessidade de compressão que inclua um final feliz –já que outras opções seriam possíveis –que a um certo viés anárquico que presume um casamento com um jovem ainda embrigado. Biograph Co. para General Film Co. 5 minutos e 26 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar