A Família Washington, 1796

A Família Washington, de Edward Savage rapidamente se tornou em verdadeiro ícone de nosso primevo orgulho nacional. No inverno de 1789-90, o presidente Washington e sua esposa posaram para Savage em Nova York, então capital da nação. Os netos da Sra. Washington, adotados pelos Washingtons após a morte de seus pais, provavelmente também posaram para seus retratos à óleo em Nova York.  Savage passou a incorporar os estudos individuais de suas faces em um retrato coletivo gravado numa placa de cobre. Após uma temporada na Inglaterra, retomou o retrato familiar na Filadélfia - desta vez, entretanto, no formato maior de óleo sobre tela. A Família Washington foi exibido em 1796.

O catálogo de Savage considera  que o uniforme de Washington, assim com os papéis em suas mãos se referem ao "personagem militar" e "presidenciável" respectivamente. Com um mapa diante dela, Martha Washington está´apontando com seu leque para "a grande avenida", hoje conhecida como Pennsylvania Avenue. Uma criada agasalhada em libré e uma suposta vista do Potomac completam a cena imaginária.

A atividade autodidata de Savage entre distinguir  cetins, gazes e laços não é pouco surpreendente. Contudo, a composição alterna madeira e borracha e a família, estranhamente, evita o contato através do olhar. À despeito da falta de experiência de Savage, sua versão ampliada de A Família Washington permanece um dos projetos mais ambiciosos já realizados por um artista comissionado.

Fonte: National Gallery of Art. Nova York: Thames & Hudson, 2005, pp. 221.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar