Scannavino responde a desabafo do índio Karo sobre visita de Luciano Huck e Ronaldo



Quando até mesmo Ronaldo e Galvão Bueno parecem incomparavelmente mais inteligentes, tem-se noção da imbecilidade de um sujeito chamado Luciano Huck. Tive o desprazer de ligar a TV para assistir a disputa de terceiro lugar da Copa e dei de cara com uma matéria sobre comunidades indígenas que finalizava com o comentário de Huck sobre o cuidadoso critério da FUNAI sobre quem tem acesso as mesmas. Algo que a matéria evidentemente desmente, ao deixar que fosse produzida essa peça audiovisual repleta de clichês sobre a importância da diversidade cultural representada por tais comunidades, tendo como pretexto fútil a Copa do Mundo que não resiste, minimamente, as joias disparadas por Huck, que resumiriam tudo sem necessidade do desperdício de retórica superficial, como é o caso de sua referência à “civilização normal” de onde veio.

Raramente abro a TV e quando a abro escuto essas barbaridades que me fazem pensar em aposentá-la de vez.
*****


"Voces sabiam que o apresentador global Luciano Hulk e o ex-jogador de futebol Ronaldo "fenomeno" esta na regiao do Tapajos, especificamente em Santarem/Pa? Entao quero dizer que esses dois em conjunto com o PSA veio para fazer uma matéria "sobre a FUNAI, indígenas, ribeirinhos e futebol"? Na verdade, o que a FUNAI vai dizer a eles, se está inoperante e ausente das nossas lutas? O que eles querem levar daqui e uma imagem de que estamos feliz com tudo que esta acontecendo, principalmente querem levar nossa imagem felizes por causa da COPA DO MUNDO.

Qando na verdade, queremos e saber o por que do descaso da propria FUNAI/BSB que nao da resposta com relacao a demarcacao do Terriorio Munduruku que esta tudo pronto e nada de sair a resposta. Aqui em Santarem, o descaso do governo com a educacao indigena agindo de forma absurda com os parente, dizendo que aqui nao tem indio. Quero dizer que quem está em jogo é a nossa imagem que será jogada para o Brasil todo atraves dessas figuras. Em breve essa imagem vai sair no programa de tv e nao acreditem nisso guerreiros e guerreiras". (Texto na integra do munduruku Karo, em seu perfil no Facebook)


Resposta de Caetano Scannavino, coordenador do projeto Saúde e Alegria:

"Karo, acho que há uma grande confusão nessa estória. Não em relação a sua indignação, legitima, mas em relação ao PSA. A matéria que vieram fazer não tem nada a ver conosco, nem com a Copa que estamos realizando (tanto que ela vai ser nesse fim de semana e os caras já foram). Vimos noticias dizendo isso e já pedimos que fosse corrigido. Tb fui pego de surpresa com a vinda deles, cuja matéria está sendo organizada com a FUNAI , focada nos Zoe. Nos convidaram sim para almoçar com eles ontem, mesmo pq o Luciano tinha feito um programa conosco anos atrás. Aí vim a entender o que estavam filmando, que tinham ido de manha para Maripá e seguiriam a tarde pros Zoe. Para quem me conhece, sempre acredito no dialogo, seja com A ou Z. E se a esperança é a ultima que morre, dialogar com as chamadas “celebridades” pode ser sim uma oportunidade para sensibilizá-los qto a Amazonia, seus povos, desafios, direitos, pecs de retrocessos, etc… enfim, na esperança de que ao menos alguns da grande mídia comecem a tratar as questões da nossa região de maneira oposta ao que temos visto (ontem mesmo, foi absurda a cobertura do JN em relação a manifestação indígena em Brasilia). Esperança, mas sem ilusões ou ingenuidade. Tratamos desses assuntos no almoço, o Luciano pediu inclusive um depoimento meu e do Eugenio (aproveitamos e filmamos eles tb fazendo chamadas educativas). Mas nem sabemos se vamos para o ar (se for, devem cortar bastante, como sempre), pq como já disse, o foco são os Zoe e as entrevistas principais e que vão ancorar o programa são do pessoal da FUNAI. O que tinha que dizer para ele, disse, sem muita delonga, repetindo o que sempre falo (#direitosindigenas#demarcacao , etc) e cumprindo meu papel de estar ali. Sobre o que digo, posso responder. Sobre o programa, o que vai ao ar, a FUNAI, posições políticas e posturas de vida de um ou outro, aí são coisas que fogem da minha governança. Só para esclarecer, mesmo porque lhe respeito e apoio sua luta. Abracao"



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

A Thousand Days for Mokhtar