Espanha
- Craque, superdotado, menino prodígio e... autista. Diagnosticado aos 8
anos de idade como portador da Síndrome de Asperger, também conhecida
como “fábrica de gênios” — os físicos Isaac Newton e Albert Einstein, o
naturalista Charles Darwin e o pintor renascentista Michelangelo, entre
outros, seriam portadores — Messi é a prova viva de que a doença, uma
forma branda de autismo, não impede ninguém de brilhar e, no caso do
argentino, ser eleito o melhor jogador do mundo quatro vezes seguidas.
Apesar de leve autismo, craque não tem problemas dentro de campo
Foto: Reuters
Embora o diagnóstico do autismo de
Messi, que na infância também sofreu de nanismo e foi tratado no
Barcelona, tenha sido pouco divulgado para protegê-lo de qualquer
discriminação, seus inúmeros fãs não devem se assustar. A Síndrome de
Asperger, diferentemente do autismo clássico, não acarreta em nenhum
atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do
indivíduo — a doença afeta geralmente pessoas do sexo masculino com
dificuldades de socialização, gestos repetitivos e estranhos interesses.
A fixação de Messi pela bola explicaria um
pouco sobre o assunto. Apesar de seu talento inegável, o comportamento
do camisa 10 argentino dentro de campo é revelador sobre o aspecto de
sua doença. “Autistas estão sempre procurando adotar um padrão e
repeti-lo exaustivamente. Messi sempre faz os mesmos movimentos, quase
sempre cai pela direita, dribla da mesma forma e frequentemente faz
aquele gol de cavadinha, típico dele”, afirma Nilton Vitulli, no site
Poucas Palavras, do jornalista Roberto Amado.
Vitulli, que é pai de um portador da síndrome
de Asperger e membro da ONG Autismo e Realidade e da rede social Cidadão
Saúde (reúne pais e familiares de ‘aspergianos’), acrescenta que como a
maioria dos autistas tem memória descomunal, Messi provavelmente
conhece muito bem todos os movimentos que precisa executar na hora de
balançar a rede.
“É como se ele previsse os movimentos do
goleiro. Ele apenas repete um padrão conhecido. Quando entra na área, já
sabe que vai fazer o gol. E comemora, com aquela sorriso típico de
autista, de quem cumpriu sua missão e está aliviado”, diz Nilton, que
enaltece a qualidade do chute de Messi, a sua habilidade com a bola
grudada no pé, mesmo em alta velocidade, mas ressalta se tratar “apenas”
de padrões de repetição comuns aos portadores da Síndrome de Asperger.
Mesmo no caso do gênio Messi. Personalidade pouco sociável fora de campo
Messi sofre com os sintomas da Síndrome de
Asperger. Principalmente fora de campo — a dificuldade de interação
social é o maior adversário. É o que garante Giselle Zambiazzi,
presidente da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas de
Santa Catarina.
“O gestual, o olhar e o comportamento do Messi
são típicos. Na premiação da Bola de Ouro ele ficou incomodado, pois não
sabe lidar com o bombardeio de informações do mundo externo”, diz.
Ela leu a biografia de Messi e detectou traços
marcantes da doença. “Na infância ele só saía de casa com uma bola de
futebol. Mesmo que fosse ao médico”, diz Giselle, que espera que o
craque não seja discriminado: “Acham que o autista é um débil mental.
Não é isso. Messi é um exemplo de superação”.
D er Traum des Bildhauers (Áustria, 1907). Direção: Johann Schwarzer. Schwarzer, pioneiro do cinema erótico, tenta aqui brincar com a relação algo onírica que faz menção o título do artista e sua obra, desde o início representado por um trio feminino que se encontra nu e, a determinado momento, quando o artista dorme, sai de seu pedestal e se aproxima dele, uma delas lhe beijando. No estúdio do artista, construção cenográfica bastante marcada como então comum, não poderia faltar a estrela de oito pontos que é o logotipo do estúdio. Saturn Film. 4 minutos.
E l Despojo (México, 1960). Direção: Antonio Reynoso. Rot. Original: Juan Rulfo. Fotografia: Rafael Corkidi. Montagem: Xavier Rojas. Camponês oprimido, assassina o patrão e abandona o local em que morava-trabalhava com a mulher e um filho enfermo. Atravessam áreas desérticas e pequenos povoados, onde não recebem solidariedade de outros populares. Findam por enterrar o filho que não resiste. Curta seminal para o estabelecimento do cinema moderno e de preocupações sociais na cinematografia mexicana. Como outra produção-chave da produção moderna mexicana ( La Formula Secreta ) também é vinculada ao escritor Juan Rulfo e dialogando também com a modernidade cinematográfica europeia em termos de elaboração estilística e resistência a uma entrega fácil dos elementos de sua fábula, assim como evidente ambiguidade em relação aos mesmos – a exploração sexual da esposa pelo patrão, o retorno ao momento em que o camponês é atingido por uma bala já próximo do final do curta. Chega a s...
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