CONTRA O GOLPE CIVIL EM CURSO E A FAVOR DA DEMOCRACIA

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Filme do Dia: Noite de Reis (1910), Charles Kent & Eugene Mullin




Noite de Reis (Twelfth Night, EUA, 1910). Direção: Charles Kent & Eugene Mullin. Rot. Adaptado: Eugene Mullin, baseado na peça de Shakespeare. Com: Julia Swayne Gordon, Charles Kent, Florence Turner, Edith Storey, Tefft Johnson, Marin Sais, William Humphrey, James Young.

 Viola (Turner), vítima de um naufrágio, é confundida com homem por utilizar as roupas do irmão. O Duque de Orsino (Johnson) a envia com uma mensagem de amor para Olivia (Gordon), que se apaixona por ela.

Comédia de erros centrada em mal entendidos envolvendo gênero, habituais na obra de Shakespeare, assim como peças pregadas por terceiros – como é o caso dos serviçais do castelo que acabam inventando uma falsa carta de amor de Olivia para um de seus empregados. Aliás, o enredo rocambolesco e dado a subenredos em tal diminuta metragem, como era habitual nos filmes contemporâneos, acaba prejudicando a compreensão mais detida do que é proposto pela narrativa, como em outras adaptações de Shakespeare. Reprodução americana do gênero film d´art europeu, que busca fugir do que era considerado vulgar, ainda que a primeira, via de regra,  fosse muito mais pujante em termos cinematográficos, como é o caso dos filmes realizados por Griffith para o estúdio rival, a Biograph. Vitagraph. 12 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário