O Grande Canal, 1826/27


Durante sua breve carreira Richard Bonington pintou uma variedade de temas, incluindo paisagens, vistas marinhas e cenas históricas e de gêneros. Trabalhando principalmente em Paris e Londres, ele também efetuou regularmente viagens para vários lugares, onde produziu rascunhos; em 1826 se deteve em Veneza por quase um ano. Enquanto esteve lá,  Bonington  pintou vários pequenos esboços que posteriormente utilizou em estúdio para criar obras acabadas, tais como essa primorosa pequena pintura.

Bonington foi grandemente admirado em seus próprios dias por sua habilidade excepcional em capturar efeitos de luz e atmosfera com precisão irretocável. O pintor francês Eugene Delacroix, um admirador particularmente devoto, admitiu que nunca parou de admirar "a compreensão maravilhosa dos efeitos de Bonington e a facilidade de sua execução (...) a leveza do toque que (...) fazia seus quadros serem como diamantes que deleitavam o olhar." Aqui o admirável jogo de luz sobre as fachadas dos prédios, os delicados reflexos sobre a água e a amplidão das nuvens cruzando o céu são claras evidências do que Delacroix tão profundamente admirava.

Fonte: National Gallery of Art. Thames & Hudson: Nova York, 2005, p. 155.

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