Filme do Dia: Todos Dizem Eu Te Amo (1996), Woody Allen

 


Todos Dizem Eu Te Amo (Everyone Says I Love You, EUA, 1996) Direção: Woody Allen. Rot.Original: W. Allen, Foto: Carlo di Palma. Montagem: Susan E.Morse. Com: Woody Allen, Goldie Hawn, Alan Alda, Drew Barrymore, Edward Norton, Julia Roberts, Tim Roth, Natasha Lyonne, Lukas Haas, Johnny Deep.

Garota de classe média alta nova-iorquina Laura (Lyonne) narra as aventuras e desvunturas amorosas de seu círculo familiar:  um pai eternamente insatisfeito com seus relacionamentos afetivos Joe (Allen), a quem ela facilitará um novo relacionamento com uma americana Von (Roberts) que encontram casualmente em um restaurante em Veneza e que, coincidentemente, fora vítima de espionagem dela e de suas amigas em suas sessões de psicanálise e ainda ligeiramente atraído por sua ex-esposa Steffi (Hawn), casada agora com um grande amigo seu Bob (Alda); uma irmã, Skylar (Barrymore), que possui um noivo romântico, apaixonado, compreensivo e sem sal, Holder (Norton), e que acabará tendo uma fugaz relação afetiva com um ex-presidiário, Charles Ferry (Roth), abandonando-o ao perceber que não só não se regenerara como ainda a levou para participar de um de seus assaltos, além de DJ, outra irmã, envolvida com inúmeros amores "eternos" que vão de um gondoleiro veneziano a um rapaz que encontra no aeroporto logo ao chegar de Veneza (Deep). Para completar suas meio-irmãs apaixonam-se pelo mesmo rapaz.

Embora nem de longe se encontre entre os melhores filmes de Allen, possui bons momentos e com um encanto adicional de realizar um musical com as pessoas muitas vezes agindo como que na vida cotidiana. Entre os melhores momentos se encontram o primeiro número musical, na joalheria em que o noivo da meio-irmã compra-lhe um anel de noivado e no encontro entre Allen - este sabendo através da filha todos os gostos e preferências dela - e Roberts, em que lhe sopra na nuca. Embora a inesgotável veia experimentalista de Allen seja sempre bem-vinda - já fez de comédias rasgadas  (O Dorminhoco) a dramas bergmanianos (Interiores) passando por comédias sofisticadas (Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) e dramas de câmara (Setembro), deve-se admitir que, com exceção do primeiro número musical, os trechos mais aborrecidos do filme são justamente os cantados. Na maioria das vezes  não dá prá não sentir saudades das tradicionais "trilhas" de Allen, onde boa parte do melhor jazz instrumental dos anos 40 e 50 sempre faz algum comentário irônico, divertido ou sério sobre o filme. Nem mesmo o charme de terem os atores gravados suas próprias participações, entre inibidos e desafinados, consegue superar a força das gravações tradicionais, algumas parecendo serem co-autoras senão de filmes, pelo menos de algumas das melhores sequências dos filmes do diretor. Assim  como a famosa Rapsody in Blue em  Manhattan, You Made Me Love You em Hannah e Suas Irmãs ou  I've Found a New Babe em Poderosa Afrodite (por sinal, utilizada anteriormente em  seu episódio de Contos de Nova York). No mais ele não deixa de louvar Nova York - cada uma das quatro estações é considerada como a mais bonita - tanto em dialógos quanto em imagens, de utilizar clássicos da música popular americana  e de reverenciar os Irmãos Marx (embora a homenagem aqui pareça bem mais gratuita e menos interessante que a celébre passagem próxima do  final de Hannah e Suas Irmãs). Exuberante fotografia de di Palma, que ensaia ums câmera quase tão nervosa quanto a de Maridos e Esposas, mas acaba se contendo.  O mote para o filme é que com uma tão grande confusão de amores, desencontros, desencantos e esperanças tal história no futuro, segundo a narradora, em um exercício nada lá muito sofisticado de metalinguagem, deveria gerar um filme e, de tão rocambolesca que é, um musical de preferência. A sequência final do terno reecontro entre Allen e Hawn se equilibra entre o belo e o kitsch, com um inevitável toque de magia. Possível  influência, pelo menos na esquematização dos encontros e desencontros dos casais, de Sorrisos de uma Noite deAmor de Bergman. 101 min. Miramax.

 

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