O Dicionário Biográfico de Cinema#308: Mark Donskoi
Mark Donskoi (1890-1980), n. Odessa, Rússia
1927: V Bolshomn Gorode (co-dirigido com Mikhail Averback). 1928: Tsena Cheloveka (co-dirigido com Averback). 1929: Pizhon. 1930: Chuzhoi Bereg; Ogon. 1934: Pesnya o Shchastye (co-dirigido com Vladimir Legoshin). 1938: Detetsvo Gorkovo [A Infância de Górki]. 1939: V Lyudyakh [Ganhando Meu Pão]. 1940: Moi Universiteti [Minhas Universidades]. 1941: Romantiki. 1942: Kak Zakalyalas Stal. 1944: Raduga [O Arco-Íris]. 1945: Nepokorenniye Semia Tarassa (*). 1947: Selskaya Uchitelnitsa [A Professora da Aldeia]. 1949: Alitet Ukhodit v Gori. 1950: Nachi Chempiony. 1956: Mat. 1958: Dorogoi Tsenoi. 1959: Foma Gordeeev. 1962: Zdravstvuitye Detil (**). 1967: Serdtsye Materi [Heart of a Mother]; Vernost Materi [A Mother's Devotion]. 1978: Suprugi Orlovy [The Orlovs].
A "trilogia de Gorki" tem sido uma das melhores influências sobre as atitudes liberais ocidentais para a União Soviética. Ela não foi tão rigorosamente voltada à propaganda como muitos outros filmes russos; de fato, quando os filmes foram realizados, o próprio Donskoi não era membro do Partido Comunista. Os filmes de Górki tiveram bastante apelo como os de Marcel Pagnol: são baseados em ricos e autênticos tratamentos emocionais; eles lidam com seres humanos em termos de família e aspirações tradicionais. Neste sentido, Górki é um herói como Copperfield, e o charme dos filmes apoia-se na habilidade de Donskoi em recriar períodos históricos sendo, em parte, uma nostalgia pela solidez social e pelas esperanças incontestadas da juventude do século XIX. O sentimento, o senso de família e a densa textura da realidade cotidiana nestes filmes ganhará mais amigos que as montagens de Eisenstein ou o protagonista cinegrafista de Dziga Vertov.
Donskoi lutou na Guerra Civil e foi feito prisioneiro dos Brancos antes de entrar para o cinema, em 1925, primeiro como assistente de Eisenstein. Teve uma diversidade de empregos, incluindo atuação e roteirização. Seus filmes iniciais apresentavam um interesse em histórias domésticas e emocionais, mas ficou claro que sua própria amizade com Górki proporcionou uma intensidade imaginativa extra à Trilogia. Durante a Guerra, Donskoi realizou filmes patrióticos, incluindo O Arco-Íris, uma história melodramática e inspiradora de guerrilheiros resistindo aos nazistas. Após a guerra, foi persuadido a repetir seu sucesso com Górki: tanto Mat quanto Foma Gordeev foram baseados em obras do autor. Nenhum se equiparou à trilogia até Heart of a Mother e A Mother's Devotion, dois filmes sobre a vida inicial de Lênin, mas concentrando-se na personagem de sua mãe. Um vez mais, a potencial hagiografia estimulou o sentimento de Donskoi para a virada do século e permitiu que sua simpatia às atrizes matriarcais sobrevivesse: Elena Fadeyeva está tão comovente nestes filmes quanto Varvara Massaltinova havia sido como avó de Górki.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 749-50.
N. do E: (*) No IMDB Nepokoryonnie
(**) No IMDB Zdravstvuity, Deti.

Comentários
Postar um comentário