O Dicionário Biográfico do Cinema#60: Georges Delerue
Georges Delerue (1925-1992), n. Roubaix, França
De longe escuto mais as trilhas de Delerue para seus filmes franceses que música americana. Todavia, em seus últimos anos foi indicado cinco vezes para melhor trilha: para Anne of the Thousand Days [Ana dos Mil Dias] (69, Charles Jarrot), por The Day of the Dolphin [O Dia do Golfinho] (73, Mike Nichols), para Julia (77, Fred Zinnemann), por Agnes of God [Agnes de Deus] (85, Norman Jewinson) e - sua única vitória - por A Little Romance [Um Pequeno Romance] (79, George Roy Hill). Sua música era naturalmente sóbria, melancólica, atmosférica, e ele possuía um talento para pequenas canções como temas que cresciam ao longo do filme. Esses motivos básicos foram especialmente vitais para a obra de François Truffaut. Mas em seus anos iniciais, é notável em quantos bons filmes Delerue colaborou.
Tendo estudado com Darius Milhaud, e trabalhando para a TV e o teatro (incluindo a Comédia Francesa e o Teatro Nacional Popular), assim como para o cinema: Un Amour de Poche (57, Pierre Kast), um curta, Les Marines (57, François Reichenbach); La Première Nuit (58, Georges Franju); L'Opèra Mouffe (58, Agnès Varda); apenas a valsa para Hiroshima Mon Amour [Hiroxima, Meu Amor] (59, Alain Resnais); Le Farceur (60, Philippe de Broca); pegando o estilo no ar para Tirez sur le Pianiste [Atirem no Pianista] (60, Truffaut); L'Amant de Cinq Jours [Amante de Cinco Dias] (61, de Broca); Une Aussi Longue Absence [Uma Tão Longa Ausência] (61, Henri Colpi); Jules et Jim [Jules e Jim - Uma Mulher para Dois] (62, Truffaut); Cartouche (62, de Broca); Le Mépris [O Desprezo] (63, Jean-Luc Godard); La Peau Douce [Um Só Pecado] (64, Truffaut); The Pumpkin Eater [Crescei e Multiplicai-vos] (64, Jack Clayton); L'Homme de Rio [O Homem do Rio] (64, de Broca); Viva Maria (65, Louis Malle); Le Roi de Couer [Esse Mundo é dos Loucos] (66, de Broca); A Man for All Seasons [O Homem Que Não Vendeu Sua Alma] (66, Zinnemann).
Por então, era internacional: Our Mother's House [Todas as Noites às Nove] (67, Clayton); Le Diable par la Queue (69, de Broca); Women in Love [Mulheres Apaixonadas] (69, Ken Russell); A Walk with Love and Death [Caminhando com o Amor e a Morte] (69, John Huston); talvez sua melhor trilha, para Il Conformista [O Conformista] (71, Bernardo Bertolucci); Les Deux Anglaises et le Continent [As Duas Inglesas e o Amor] (71, Truffaut); The Day of the Jackal [O Dia do Chacal] (73, Zinnemann); La Nuit Américaine [Noite Americana] (73, Truffaut); Calmos (76, Bertrand Blier); Préparez vos Mouchoirs [Preparem seus Lenços] (78, Blier); L'Amour en Fuite [O Amor em Fuga] (79, Truffaut); La Femme d'à Côtè [A Mulher do Lado] (81, Truffaut).
Escreveu trilhas para True Confessions [Confissões Verdadeiras] (81, Ulu Grosbard); Rich and Famous [Ricas e Famosas] (81, George Cukor); A Little Sex (82, Bruce Paltrow); Man, Woman and Child (83, Dick Richards); Vivement Dimanche! [De Repente num Domingo] (83, Truffaut); Silkwood [Silkwood, Retrato de uma Coragem] (83, Nichols); Salvador (86, Oliver Stone); Platoon (86, Stone); Crimes of the Heart [Crimes do Coração] (86, Bruce Beresford); Un Homme Amoreaux (87, Diane Kurys); The Lonely Passion of Judith Hearne [Paixão Solitária] (87, Jack Claytoin); Biloxi Blues [Metido em Encrencas] (88, Nichols); A Summer Story [Uma História de Amor] (88, Piers Haggard); Memories of Me [Recordações de Minha Vida] (88, Henry Winkler); Beaches [Amigas para Sempre] (88, Garry Marshall); Heartbreak Hotel [Uma Noite com o Rei do Rock] (88, Chris Columbus); Steel Magnolias [Flores de Aço] (90, Herbert Ross); Joe Versus the Volcano [Joe Contra o Vulcão] (90, John Patrick Shanley); Black Robe [Hábito Negro] (91, Beresford); Rich in Love [Uma Razão para o Amor] (92, Beresford); Man Trouble [O Cão de Guarda] (92, Rafelson).
Você pode ouvir algo de sua música para Truffaut em France Ha (13), de Noah Baumbach, ainda afetando.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 670-1.
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