O Dicionário Biográfico do Cinema#59: John Frankenheimer

John Frankenheimer - Wikipedia

John Frankenheimer (n. 1930-2002), Malba, Nova York

1959: The Young Stranger [No Labirinto do Vício]. 1961: The Young Savages [Juventude Selvagem]. 1962: All Fall Down [O Anjo Violento]; Birdman of Alcatraz [O Homem de Alcatraz]; The Mandchurian Candidate [Sob o Domínio do Mal]. 1964: Seven Days in May [Sete Dias de Maio]. 1965: The Train [O Trem]. 1966: Seconds [O Segundo Rosto]; Grand Prix. 1968: The Fixer [O Homem de Kiev]. 1969: The Extraordinary Seaman [O Marinheiro Extraordinário]; The Gypsy Moths [Os Paraquedistas Estão Chegando]. 1970: I Walk the Line [O Pecado de um Xerife]; The Horseman [Os Cavaleiros do Buzkashi]. 1973: The Iceman Cometh [para TV]. 1974: 99 and 44/100% Dead [Até o Último Disparo]; Impossible Object [História de uma História de Amor]. 1975: French Connection II [Operação França II]. 1977: Black Sunday [Domingo Negro]. 1979: Prophecy [A Semente do Diabo]. 1980: Challenge. 1985: The Holcroft Convenant [O Documento Holcroft]. 1986: 52 Pick-Up [Nenhum Passo em Falso]. 1989: Dead-Bang [Na Trilha dos Assassinos]. 1990: The Fourth War [A Quarta Guerra]. 1991: Year of the Gun [O Ano da Fúria]. 1994: Against the Wall [Attica: A Solução Final] (TV); The Burning Season [Amazônia em Chamas] (TV). 1996: Andersonville [TV]; The Island of Dr. Moreau [A Ilha do Dr. Moreau]. 1997: George Wallace [TV]. 1998: Ronin. 2000: Reindeer Games [Jogo Duro]. 2001: Ambush [c]. 2002: Path to War [Bastidores da Guerra]

Em seus primeiros anos como diretor, havia uma aura elegante em torno de Frankenheimer. Ele veio da televisão e parecia sensível aos problemas dos jovens. No Labirinto do Vício foi uma boa estreia com a interpretação de filhote problemático de James MacArthur e excelente atmosfera provinciana. Mas Frankenheimer gradualmente abandonou  a intimidade por valores de produção luxuosos, um olhar especulativo sobre o tema e um estilo espalhafatoso e inseguro. O Anjo Violento é seu filme mais talentoso, com boas interpretações de Warren Beatty, Eva Marie Saint,  Angela Lansbury e alguns deliberados interiores em profundidade de foco wellesiano. Os surpreendentes cenários de Sob o Domínio do Mal (a maior parte de Richard Condon) não disfarçam sua negligência real da cultura americana. E as performances agora parecem boas, a depeito do interesse comprometido de Frankenheimer na histeria visual. Por esse época, Frankenheimer tornou-se um pouco obscurecido por Burt Lancaster. O ator havia ido bem em Juventude Selvagem e O Homem de Alcatraz, ainda que o último seja um veículo demasiado solene para seu glacial domínio. Porém Sete Dias de Maio apenas promoveu a mania de Frankenheimer por telas de TV dentro do quadro, enquanto O Trem foi uma tolice da qual Penn teve a sorte de se livrar. A divisão na identidade de Frankenheimer foi claramente demonstrada em 1966 com a pretensiosidade artística de O Segundo Rosto e as emoções escolares de Grand Prix. Depois disso, tornou-se desesperadamente perdido em adaptações de romances - O Homem de Kiev e Os Cavaleiros de Buzkashi - e por duas vezes tentou recapturar o senso da América provinciana: Os Paraquedistas Estão Chegando e O Pecado de um Xerife.

Seus filmes dos anos 80 não apresentaram uma melhoria, mesmo que fossem sempre rápidos e bem realizados. Há muito tempo já não tinha bom material em mãos, então foi difícil rememorar sua surpreendente estreia nos idos dos 60. Quando Sob o Domínio do Mal foi relançado, no entanto, pareceu dificilmente datado. Da mesma forma, deveria dizer ao re-ver Sete Dias de Maio e O Pecado de um Xerife que esses dois filmes são bem melhores que originalmente indicara - o primeiro é uma trama de relógio tal como a precisão traziada por Frankenheimer, e ainda tendo tempo para diversos estudos interessantes sobre lealdade e traição. Quanto a O Pecado de um Xerife, é uma gradual tragédia rural, fundado em avassaladoras paixões e inspirado por uma das melhores interpretações de Tuesday Weld.

Em 1994, Frankenheimer estava de volta à TV com uma história sobre as rebeliões de Attica. Ele também foi franco sobre quão longe o alcoolismo tinha definido seu retrocesso no final dos anos 70 e anos 80.

Frankenheimer estava enfaticamente de volta nos anos 90, em telas pequenas e grandes. Porém, é instrutivo que A Ilha do Dr. Moreau, Ronin e Jogo Duro tenham recebido muito menor atenção que seu brilhante George Wallace, bem escrito por Paul Monash e estrelado por Gary Sinise, Mare Winnigham e Angelina Jolie. Qualquer um com a experiência e o talento de Frankenheimer seria melhor recebido hoje na TV que em qualquer grande produção para cinema.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, 953-5.

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