Filme do Dia: Show de Calouros do Mickey (1937), Pinto Colvig, Erdman Penner & Walt Pfeiffer

 


Show de Calouros do Mickey (Mickey’s Amateurs, EUA, 1937). Direção: Pinto Colvig, Erdman Penner & Walt Pfeiffer. Música: Oliver Wallace.

Num concurso de calouros que tem como apresentador Mickey, surgem os candidatos. Bafo de Onça apresenta um péssimo vocal e é eliminado de imediato.  Donald se atrapalha todo com a letra da canção e é desclassificado sem querer sair do palco. Clarabela e Clara de Ovos fazem um duo, com a primeira ao piano e a segunda cantando (e procurando o microfone). Pateta surge como homem-banda “explosivo”.

Curta rotineiro do estúdio que embora apresente a ingenuidade característica do estilo de animação da década, distancia-se, de certo modo, do universo de irrestrita fantasia e musical de boa parte dos estúdios rivais e que impregna a própria série da Disney Silly Symphonies que, aliás, serviu de farol para essas. Parece servir também como “veículo” para que os espectadores não esqueçam de personagens coadjuvantes. O público é quase sempre apresentado através da convenção de um desenho fixo e opaco de uma multidão imóvel, somente ganhando vida no único momento em que interage mais ativamente. Walt Disney Prod. para United Artists. 8 minutos e 23 segundos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar