O Dicionário Biográfico de Cinema#236: Garry Marshall
Garry Marshall (Marscharelli), n. N. York, 1936*
1982: Young Doctors in Love [Médicos Loucos e Apaixonados]. 1984: The Flamingo Kid [Jogo da Vida]. 1986: Nothing in Common [Nada em Comum]. 1987: Overboard [Um Salto para a Felicidade]. 1989: Beaches [Amigas para Sempre]. 1990: Pretty Woman [Uma Linda Mulher]. 1991: Frankie and Johnnie. 1994: Exit to Eden [O Amor é uma Grande Fantasia]. 1996: Dear God [Deus nos Acuda!]. 1999: The Other Sister [Simples como Amar]; Runaway Bride [Noiva em Fuga]. 2001: The Princess Diaries [O Diário da Princesa]. 2004: Raising Helen [Um Presente para Helen]; The Princess Diaries 2: Royal Engagement [O Diário da Princesa 2: Casamento Real. 2007: Georgia Rule [Ela é a Poderosa]. 2010: Valentine's Day [Idas e Vindas do Amor]. 2011: New Year's Eve [Noite de Ano Novo]. 2013: Wendy (TV).**
Marshall é um diretor bem irregular: O Amor é uma Grande Fantasia é uma bagunça. Nada em Comum não funciona como deveria. Frankie & Johnnie foi destruído pelas estrelas escaladas. Por outro lado, Jogo da Vida é uma comédia divertida, com interpretações hábeis de Matt Dillon e do fraudulentamente rico Richard Crenna. E então houve Uma Linda Mulher. Poucos filmes receberam uma pior bateria de críticas, e certamente está amplamente aberto a acusações de fantasia lunática. Mas sem a fantasia lunática o que seria dos filmes? Penso que Uma Linda Mulher é tão astuto e bem feito que suas mentiras fúteis tornam-se suaves e intrigantes. E é simplesmente mesquinho não perceber que Julia Roberts está maravilhosa nele - quase tão boa quanto Hector Elizondo.
Portanto Marshall vale a pena, simplesmente como diretor. Naturalmente, há bem mais coisa. Para ter se tornado um gigante na produção de comédias televisivas. Tendo trabalhado como roteirista em The Lucy Show [O Show da Lucy] e The Dick Van Dyke Show, foi produtor de Hey Landlord (66-67), The Odd Couple (1970-75), Happy Days (74-84), Laverne and Shirley (1976-83, co-estrelado por sua irmã Penny), e Mork & Mindy (1978-82). Apenas por isso, provavelmente estamos falando de um dos maiores do negócio.
Mais que isso, é um capacitado ator cômico, bastante divertido em Lost in America [Relax] (85, Albert Brooks), e também em Psych-Out [Busca Alucinada] (68, Richard Rush); Soadpish [Segredos de uma Novela] (91, Michael Hoffman); A League of their Own [Uma Equipe Muito Especial] (92, Penny Marshall); e Hocus Pocus [Abracadabra] (93, Kenny Ortega).
E então fez o ultra-naïve O Diário da Princesa. Em 2011. Não 1901. Muito engraçado, você espera. Mas o Anne Hathawayismo impulsionou uma sequencia e lançou uma carreira. As esperanças por um absurdo honesto quase se evanesceram.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1712-13.
N. do E: (*) falecido em 2016.
N. do E: (**) não consta da filmografia do realizador no IMDB.
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