Filme do Dia: Brasil Ano 2000 (1968), Walter Lima Jr.

 

 


Brasil Ano 2000 (Brasil, 1968). Direção e Rot. Original Walter Lima Jr. Fotografia Guido Cosulich. Música Gilberto Gil. Montagem Nello Melli. Dir. de arte Marcos Flaksman & Vicente Más. Figurinos Luís Carlos Ripper. Com Anecy Rocha, Ênio Gonçalves, Hélio Fernando, Iracema de Alencar, Zbigniew Ziembinski, Manfredo Colassanti, Arduíno Colassanti, Rodolfo Arena, Jackson De Souza, Raul Cortez.

Mãe (de Alencar), filho (Fernando) e filha (Rocha) decidem partir para o nordeste, em um Brasil pós-hecatombe nuclear. Eles pegam carona de um motorista de caminhão e são deixados na provinciana Me Esqueci, onde firmam pacto com um homem mais velho (Colassanti) para se tornarem índios. A filha, no entanto, ameaça romper o pacto quando se interessa por um repórter (Gonçalves).

Nada em seu início, ou muito pouco ao menos, parece compartihar da aridez de um cinema crescentemente alegórico-tropicalista da época (Os Herdeiros, Macunaíma, Orgia ou o Homem Que Deu Cria, Fome de Amor, Pindorama). Ao contrário, a música pop, a fluidez da viagem em duas rodas (premonitória do ainda não lançado Sem Destino), a beleza na voz de Gal Costa de uma canção pouco lembrada no século seguinte – e já bem depois do que parecia um distante ano 2000! – e a criatividade na apresentação dos créditos iniciais em placas de rodovia e na carroceria do caminhão que transporta nossos heróis para Me Esqueci, além da vitalidade de Anecy Rocha parecem depor contra. Na verdade, sua aproximação obliquamente estranhada da realidade nacional mais parecer beber das gotas de excentrismo do bem  posterior Mar de Rosas. E o caráter alegórico também não se restringia ao cinema brasileiro, inclusive em seu viés apocalíptico (caso de Glen e Randa). É lógico a impressão inicial ser falsa e também acusar uma forte possibilidade de desdobramentos mais ensaístico-fragmentários em substituição a uma narrativa mais desafiadoramente coerente. Se Macunaíma investe bastante em comentários raciais, nas mudanças de cor dos personagens, aqui os três personagens da mesma família observados ao início são “tornados” índios por um senhor travestido de expedicionário colonialista. Também há comentários políticos, sobre a ditadura militar vigente na figura de Ziembinski, justamente se esquivando de qualquer comentário político ao ser entrevistado pelo jornalista. E há até citação de um cineasta, Alberto Cavalcanti, situada em 1954. Os números musicais, se assim se pode chama-los, são um tanto toscos, com letras de perfil igualmente paródico (“minha terra tem foguete, onde canta o sabiá”). Mesmo perfil a valer para o duelo final, apenas possível de ser referido, vivenciado através de um com uma faca de decoração gigante e o outro com um garfo idem.  E há também o drama edipiano da classe média brasileira, com a garota (não há identificação de nenhum dos personagens, acentuando ainda mais o caráter alegórico) buscando fugir dos planos de vida montados para ela pelo homem que os acolhe, a mãe e o irmão. E quebrando o existente na cristaleira da mãe, representação sacrossanta da dignidade familiar, carregada pela velha em todo o percurso. O filme é intercalado por breves inserções, em ordem decrescente, do 9 ao 0, provavelmente trazendo nuances na narrativa, mas também sendo a contagem regressiva para o lançamento do foguete, uma obsessão típica do período fortemente marcado pela corrida espacial, a mexer com sensibilidades distintas (basta ficar com o exemplo mais óbvio no cinema, do mesmo ano, 2001). Note-se o excelente trabalho de cinematografia do filme, sobretudo em relação a ocasionais movimentos de câmera. E também a possante ponta de Raul Cortez, em uma interessante construção cenográfica do espaço para a cena.  Se o final tem algo da distensão típica do tempo a acompanhar várias produções nacionais ou internacionais dos mais distintos perfis (Cara a Cara  radicaliza neste aspecto, embora o final com a estrada em profundidade se aproxime mais, retrospectivamente, do estadunidense Electra Glide in Blue), também traz uma vez mais a paródia, e nesse caso afirmativa, após um recuo para as hostes familiares e uma aparente sagração religiosa, de pegar a estrada sozinha (e foi feliz para sempre), ao contrário do tradicional vinculado ao amor clássico romântico. Na banda sonora da trilha de Gil, não muito recheada de canções como se poderia imaginar a princípio, a cena final ocorre sob Não Identificado, na voz de Gal Costa.|Mapa Filmes. 96 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Happiness (2017), Steve Cutts