O Dicionário Biográfico de Cinema#265: John Malkovich
John Malkovich, n. Benton, Illinois, 1953
Há pessoas que classificam Malkovich entre o punhado de atores americanos top do momento - ainda que provavelmente pensem tanto no teatro quanto no cinema. No entanto, há mais que um punhado (em termos de público) que o deseja vê-lo - muito menos em papéis românticos? Não há como esconder sua estranheza - corpo desajeitado, pernas grossas, cabelos rescindindo, olhos pequenos, olhar vago, voz alucinada...para tudo isso Malkovich traz uma senso de impertubável quase deliberado, insolente. Não parece completamente normal ou saudável - pode facilmente adquir a aura de perturbação ou maldade inquestionável.
Da Universidade Estadual de Illinois se juntou à companhia teatral Steppenwolf. Foi lá que provocou seu impacto inicial, e até hoje declara uma grande fidelidade ao trabalho no teatro. "Não gosto de ver esta cena extraída e posta aqui quando foi especificamente construída para ser posta lá. Quem diabos diz que o diretor pode fazer isto? Eu não sonharia em fazer isso com a obra de um escritor."
Foi visto primeiro na tela pequena: Word of Honor [Palavra de Honra] (81, Mel Damski); American Dream [Sonho Americano] (81, Damski); como o irmão mais velho de True West, de Sam Shepard (82, Gary Sinise e Alan Goldstein), uma produção Steppenwolfe, transferida para American Playhouse. Interpretou o cego e venceu uma indicação como ator coadjuvante em Places in the Heart [Um Lugar no Coração] (84, Robert Benton); The Killing Fields [Os Gritos do Silêncio] (84, Roland Joffé); Eleni (85, Peter Yates); como Biff para o Loman de Dustin Hoffman em Death of a Salesman [A Morte do Caixeiro Viajante] na Broadway e depois como um filme para a TV (85, Volker Schlöndorff); Making Mr. Right [O Homem Certo]; The Glass Menagerie [Algemas de Cristal] (87, Paul Newman); excelente como o rato sobrevivente em Empire of the Sun [Império do Sol] (87, Steven Spielberg); e Miles from Home [Gritos de Revolta] (88, Sinise).
Comprou os direitos de The Accidental Tourist [O Turista Acidental], de Ann Tyler, mas então deixou William Hurt interpretar o papel principal no filme (88, Lawrence Kasdan); um sucesso de bilheteria, como Valmont, em Dangerous Liaisons [Ligações Perigosas] (88, Stephen Frears); na TV britânica, com Kate Nelligan e Miranda Richardson, em Old Times, de Harold Pinter (90, Simon Curtis); brilhante, inocentemente auto-destrutivo em The Sheltering Sky [O Céu Que nos Protege] (90, Bernardo Bertolucci); bastante engraçado em Object of Beauty [Objeto do Desejo] (91, Michael Lindsay-Hogg); Queens Logic [Entre Amigos] (91, Steve Rash); Shadows and Fog [Neblina e Sombras] (92, Woody Allen); um gigante bastante gentil em Of Mice and Men [Ratos e Homens] (92, Sinise); e Jennifer 8 [Jennifer 8 - A Próxima Vítima] (92, Bruce Robinson).
Sua inteligência e malícia foram utilizados para fins muito astutos ao interpretar o assassino em In the Line of Fire [Na Linha de Fogo] (93, Wolfgang Petersen); com hábeis detalhes de reação e malícia sorrateira, ele tornou seu assasino essencial ao jogo do filme. Amamos tanto nossos monstros do cinema, que Na Linha de Fogo pode ter selado o futuro de Malkovich na vilania.
Para a TV foi Kurtz, subindo o rio e tão alto quanto um queijo velho em Heart of Darkness [No Coração das Trevas] (94, Nicholas Roeg).
A partir de então, Malkovich fez de si mesmo uma instituição - não apenas um ator talentoso e versátil, mas alguém que parece adivinhar a facilidade com que o cinema moderno transita entre o lixo (Con Air [Con Air: Rota de Fuga] e empreendimentos de excepcional integridade (The Portrait of a Lady [Retratos de uma Mulher], Shadow of the Vampire [A Sombra do Vampiro]). Em um simples gesto ou palavra arrastada, Malkovich pode ir do altamente camp à rara delicadeza. O que o deixa talvez como o mais maneirista e seguro dos atores modernos. Tanto por sua atitude - sua mistura de humor e ousadia - deve-se somente ter em mente o imenso apoio que deu a Being John Malkovich [Quero Ser John Malkovich] - como se seguro de que ninguém poderia ou o faria.
Apenas pense na variedade, no risco e na diversão da seguinte lista: Beyond the Clouds [Além das Nuvens] (95, Wim Wenders e Michelangelo Antonioni); O Convento (95, Manuel de Oliveira); Jekyll e Hyde em Mary Reilly [O Segredo de Mary Reilly] (96, Stephen Frears); o diretor do local de teste em Mulholland Falls [O Preço da Traição] (96, Lee Tamahori); Der Unhold [O Guardião da Floresta] (96, Volker Schlöndorff); Osmond em Retratos de uma Mulher (96, Jane Campion); Cyrus, o vírus, em Con Air: Rota de Fuga (97, Simon West); Athos em The Man of the Iron Mask [O Homem da Máscara de Ferro] (98, Randall Wallace); delirante como Teddy KGB em Rounders [Cartas na Mesa] (98, John Dahl), derrubando fichas na mesa como um Deus espalhando as partes da criação; como Charlus em Le Temps Retrouvé [O Tempo Redescoberto]; Quero Ser John Malkovich (99, Spike Jonze); o delfim em Joan of Arc [Joana D'Arc) (99, Luc Besson); Herman Mankiewicz em RKO 281 (99, Benjamin Ross); Murnau em A Sombra do Vampiro (00, Elias Merhige); Javert em Les Miserábles [Os Miseráveis] (00, Josée Dayan); Les Âmes Fortes (01, Raoul Ruiz).
Alguém tão específico trabalha tão arduamente?: Hotel (01, Mike Figgis); Je Rentre à la Maison [Vou para Casa] (01, de Oliveira); como Talleyrand na TV em Napoleon (02, Yves Simoneau); e, ao menos, sublime escalação, Ripley em Ripley's Game [O Retorno do Talentoso Ripley] (02, Liliana Cavani); atuou em Johnny English (03, Peter Howitt), e então dirigiu um primeiro filme - The Dancer Upstairs [Guerrilha Sem Face], completamente calmo e simples; atuou novamente para Oliveira em Um Filme Falado (03); e muito estranho como o imitador em Color Me Kubrick [Totalmente Kubrick] (04, Brian W. Cook).
Sem perder qualquer originalidade como ator, Malkovich é uma figura crescente na cena do cinema independente: produziu e interpretou Carlos II em The Libertine [O Libertino] (04, Charles Dunmore); The Hitchhiker's Guide to the Galaxy [O Guia do Mochileiro das Galáxias] (05, Garth Jennings); Art School Confidential [Uma Escola de Arte Muito Louca] (06, Terry Zwigoff); Eragon (06, Stefen Fangmeier); como Klimt (06, Ruiz); figurando em um documentário, Polis is This: Charles Olson and the Persistene of Place (07, Henry Ferrini); In Transit (07, Tom Roberts); Beowulf [A Lenda de Beowulf] (07, Robert Zemeckis); Gardens of the Night [Jardins da Noite] (08, Damian Harris); cômico em Burn After Reading [Queime Depois de Ler] (08, Irmãos Coen); Changeling [A Troca] (08, Eastwood); The Great Buck Howard [A Mente que Mente] (08, Sean McGinly); Disgrace [Desonra] (08, Eve Jacobs); Afterwards [Depois de Partir] (08, Giles Bourdos); Jonah Hex [Jonah Hex - Caçador de Recompensas] (09, Jimmy Heyward); como o treinador de Secretariat [Secretariat - Uma História Impossível] (10, Randall Wallace).
Também dirigiu um segundo longa, Blazing Satchels, mas ao que parece não houve lançamento. Tornou-se uma carreira caprichosa: Drunkboat (10, Bob Meyer), com lançamento limitado; Transformers: Dark of the Moon [Transformers: O Lado Oculto da Lua] (11, Michael Bay); como Wellington em Lines of Wellington [Linhas de Wellington] (12, Valeria Sarmiento); Warm Bodies [Meu Namorado é um Zumbi] (13, Jonathan Levine); Educazione Siberiana (13, Gabriele Salvatores); Red 2 [Red 2: Aposentados e Ainda Mais Perigosos] (13, Dean Parisot); Cut Bank [Cut Bank: Assassinato por Encomenda] (14, Matt Shakman); Cesar Chavez: An American Hero (14, Diego Luna); The Giacomo Variations [Variações de Casanova] (14, Michael Sturminger).
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1675-78.
Comentários
Postar um comentário