O Dicionário Biográfico de Cinema#213: Robert Benton



 Robert Benton, n. Waxahachie, Texas, 1932

1972: Bad Company [Má Companhia]. 1977: The Late Show [A Última Investigação]. 1979: Kramer vs. Kramer [Kramer x Kramer]. 1982: Still of the Night [Na Calada da Noite]. 1984: Places in the Heart [Um Lugar no Coração]. 1987: Nadine [Nadine - Um Amor à Prova de Bala]. 1991: Billy Bathgate [Billy Bathgate, um Mundo a seus Pés]. 1994: Nobody's Fool [O Indomável: Assim é Minha Vida]. 1998: Twilight [Fugindo do Passado]. 2003: The Human Stain [Revelações]. 2007: Feast of Love [Banquete do Amor]

Benton foi o texano em Bonnie & Clyde (67, Arthur Penn), o homem que conhecia a área e as paisagens onde estes foras-da-lei haviam dirigido. Estudou pintura na Universidade de Texas, em Austin, e foi para Columbia, após o Exército. Como diretor de arte da revista Esquire, onde encontrou o roteirista David Newman. Colaboraram em artigos e roteiros e conceberam Bonnie & Clyde para Truffaut e Godard, antes de encontrar Warren Beatty e Arthur Penn

Benton tem outros créditos de co-roteirização - There Was a Crooked Man [Ninho de Cobras] (70, Joseph L. Mankiewicz), What's Up, Doc? [Essa Pequena é uma Parada] (72, Peter Bogdanovich); e Superman [Superman: O Filme] (78, Richard Donner).

Como diretor, seus primeiros dois filmes foram inesperados e altamente originais, e foram marcados por uma consideração azeda pelo heroísmo. Filmes posteriores se tornaram mais convencionais e sentimentais. Um Lugar no Coração e Nadine são bons sobre o Texas, mas são obras mornas. Na Calada da Noite foi um tiro em Hitchcock, mas soou forçado. Kramer x Kramer foi uma história de família de sucesso, bem escrito e atuado com empatia. Billy Bathgate foi um retumbante fracasso, mas é um filme arguto com roteiro (de Tom Stoppard) que aguça o romance de E.L. Doctorow. O registro sugere que a indubitável decência de Benton necessita de inspiradora (ou mesmo má) companhia, se sua obra é para ser acima da média.

Toda a cordialidade e experiência de Benton estavam em exibição em O Indomável, que possui esta coisa rara - um modelo de humanismo americano. Extraído de um romance de Richard Russo, lida com vidas comuns e modestas, foi belamente realizado e interpretado, por um elenco, no qual pessoas como Bruce Willis e Melanie Griffith pareciam felizes em ter uma chance de serem atores de caracterização. Fugindo do Passado possuía um toque excessivamente fofo - uma noite benificente para veteranos - mas muito gradável do mesmo jeito. Estes foram também filmes nos quais Benton conseguiu destravar algo geralmente retido em Paul Newman. 

Revelações foi malhado pela maior parte dos críticos, mesmo sendo um filme sombrio e bastante tocante, um que precisa ser redescoberto eventualmente o mais próximo possível de uma obra-prima. Banquete do Amor, igualmente, é um dos filmes mais impressionantes sobre um local e seu círculo de vida. Benton pode ser classificado como um humanista no cinema americano, uma espécie difícil de identificar.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 226-27.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar