O Dicionário Biográfico de Cinema#268: Alec Baldwin

 


Alec Baldwin, n. Amityville, N. York, 1958

Por anos, os filmes americanos agiam como se Alec Baldwin fosse um protagonista apropriado. Para estes olhos, ele raramente foi convincente, ou mesmo confortável. Pense no nome - Alec Baldwin! Sequer soa americano. Deveria ser acompanhado por um robusto centroavante de futebol dos anos 1950. Mas os filmes insistiam que era romântico e aventureiro.

Consideremos seu Doc McCoy na pálida refilmagem de The Getaway [A Fuga] (94, Roger Donaldson), menos nojenta que a versão de Peckinpah, que já era uma narrativa domesticada do romance de Jim Thompson. Baldwin é muito menos ressoante que Steve McQueen, não importando que sua esposa real, Kim Bassinger, faça uma explêndida vagabunda, muito melhor que seu miserável modelo, Ali McGraw. Baldwin nunca aparenta se encontrar enciumado, em perigo, ou cansado, qualidades que se intensificavam nos intensos olhos azuis de McQueen. (Na versão de McQueen, Baldwin seria elencado como o rapaz que rouba a mala - ou teria sido, caso Richard Bright não o tivesse feito tão bem).

No entanto, Baldwin é evidentemente sagaz. Pergunto-me se não seria melhor aproveitado na comédia. Ser durão o tempo todo pode ser algo estultificante. Foi Joshua Rush em Knot's Landing (84-85). Fez algum bom teatro, incluindo o papel que Gary Oldman havia iniciado em Serious Money, e Prelude to a Kiss. No entanto, não conseguiu ser nada mais que um rapaz festeiro no revival de 1992 de A Streetcar Named Desire.

Fez Sweet Revange (84, David Greene); e Love on the Run [Prisioneira do Amor] (85, Gus Trikonis) para a TV. E interpretou o Coronel Travis na minissérie de TV The Alamo: 13 Days to Glory [Álamo - 13 Dias de Glória] (87, Burt Kennedy); Forever, Lulu [Para Sempre Lulu] (87, Amos Kollek); Beetlejuice [Os Fantasmas se Divertem] (88, Tim Burton); bastante divertido em Married to the Mob [De Caso com a Máfia] (88, Jonathan Demme), como o marido ofendido: She's Having a Baby [Ela Vai Ter um Bebê] (88, John Hughes); como o namorado em Working Girl [Uma Secretária de Futuro] (88, Mike Nichols); Talk Radio [Talk Radio: Verdades que Matam] (88, Oliver Stone); Great Balls of Fire! [A Fera do Rock] (89, Jim McBride); e Alice [Simplesmente Alice] (90, Woody Allen).

Ganhou o papel principal em The Hunt for Red October [A Caçada ao Outubro Vermelho] (90, John McTiernan), e foi assustador e cômico como o psicopata em Miami Blues [O Anjo Assassino] (90, George Armitage) - parece muito mais alerta quando malvado. The Marrying Man [Uma Loira em Minha Vida] (91, Jerry Rees), foi seu primeiro casal com Kim Bassinger, e a química foi palpável e divertida. Deste então, esteve com Meg Ryan em Prelude to a Kiss [Por trás Daquele Beijo] (92, Norman René), ligeiramente desagradável em Glengarry Glen Ross (92, James Foley), diabolicamente superior em Malice [Malícia] ( 93, Harold Becker); e como The Shadow [O Sombra] (94, Russell Mulcahy).

Um desespero intrigante parecia atravessar Baldwin nos anos seguintes. Seu casamento com Kim Bassinger findou; a qualidade de seus filmes desandou. No entanto, fez mais barulho - em considerações semi-políticas, em "aparições", em algo como uma afronta. E havia assumido o volume, a idade e a ideia de ser um ator coadjuvante. Esteve em A Streetcar Named Desire [Um Bonde Chamado Desejo], contracenando com Jessica Lange (95, Glenn Jordan); The Juror [A Jurada] (96, Brian Gibson); Heaven's Prisoners [Prisioneira do Passado] (96, Phil Joanou); Looking for Richard [Ricardo III - Um Ensaio] (96, Al Pacino); Ghosts of Mississippi [Fantasmas do Passado] (96, Rob Reiner); The Edge [No Limite] (97, Lee Tamahori); Mercury Rising [Código para o Inferno] (98, Becker); The Confession [A Confissão] (99, David Hugh Jones); Thick as Thieves [Contragolpe] (99, Scott Sanders); não creditado como o namorado astro de cinema [puxa!] em Notting Hill [Um Lugar Chamado Notting Hill] (99, Roger Michell); Scout's Honor (99, Neil Leifer); Outside Providence [Deixa Rolar] (99, Michael Corrente).

Foi o juiz Robert Jackson na minissérie de TV Nuremberg [O Julgamento de Nuremberg] (00, Yves Simoneau); State and Main [Deu a Louca nos Astros] (00, David Mamet); Speak Truth to Power (00, Marc Levin)*; The Acting Class (00, Jill Hennessy e Elizabeth Holder); como Jimmy Dolittle em Pearl Harbour (01, Michael Bay); The Royal Tennenbaums [Os Excêntricos Tenenbaums] (01, Wes Anderson).

Atuou e dirigiu uma versão de The Devil and Daniel Webster [O Julgamento do Diabo] (02); como Robert McNamara em Path to War [Bastidores da Guerra] (02, John Frankenheimer); Second Nature [Segunda Identidade] (02, Ben Bolt); indicado por The Cooler [The Cooler - Quebrando a Banca] (03, Wayne Kramer); The Cat in the Hat [O Gato] (03, Bo Welch); Along Came Polly [Quero Ficar com Polly] (04, John Hamburg); The Aviator [O Aviador] (04, Martin Scorsese); Elizabethtown [Tudo Acontece em Elizabethtown] (05, Cameron Crowe); Fun with Dick and Jane [As Loucuras de Dick & Jane] (05, Dean Parisot); Mini's First Time [Sedutora e Diabólica] (06, Nick Guthe); The Departed [Os Infiltrados] (06, Martin Scorsese); Running with Scissors [Correndo com Tesouras] (06, Ryan Murphy); The Good Shepperd [O Bom Pastor] (06, Robert De Niro); Brooklyn Rules [Regras do Brooklyn] (07, Michael Corrente). Mas tudo isso se diminui diante de seu papel na TV em 30 Rock [Um Maluco na TV] - que o fez retornar à fama e confiança e ganhar um par de Emmys.

Sua carreira cinematográfica começa novamente, como a de um homem seguro de meia-idade: Lymelife [A Fanília Bartlett] (08, Derick Martini); My Best Friend's Girl [Amigos, Amigos, Mulheres à Parte] (08, Howard Deutch); My Sister's Keeper [Uma Prova de Amor] (09, Nick Cassavates); com Meryl Streep e Steve Martin em It's Complicated [Simplesmente Complicado] (09, Nancy Meyers); To Rome with Love [Para Roma, com Amor] (12, Woody Allen); Rock of Ages [Rock of Ages: O Filme] (12, Adam Shankman); AmeriQua (13, Marco Bellone e Giovanni Consonni); como a figura Madoff em Blue Jasmine (13, Allen); à solta em Cannes para Seduced and Abandoned (13, James Toback).

Texto: Rist, Peter H. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 149-51.


(*) N. do E.: Não encontrada referência a esta produção no IMDB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso