Filme do Dia: O Tempo Redescoberto (1999), Raoul Ruiz


Resultado de imagem para o tempo redescoberto 1999
O Tempo Redescoberto (Le Temps Retrouvé, França/Itália/Portugal, 1999). Direção: Raoul Ruiz. Rot. Adaptado: Raoul Ruiz & Gilles Taurand, baseado no romance de Marcel Proust. Fotografia: Ricardo Aronovich. Música: Jorge Arriagada. Montagem: Denise de Casabianca. Dir. de arte: Bruno Beaugé. Figurinos: Gabriella Pescucci & Caroline de Vivaise. Com: Marcello Mazzarella, Vincent Perez, Catherine Deneuave, Emmanuelle Béart, John Malkovich, Pascal Greggory, Marie-France Pisier, Chiara Mastroianni, Elsa Zylberstein, Christian Vadim.
Marcel Proust (Mazzarella), em seu leito de morte, revê fotografias de personagens os mais diversos de sua vida e que fizeram parte de sua infância, adolescência, vida adulta e declínio. Entre esses personagens se encontram a independente Odette de Crecy (Deneauve) que, na maturidade, reclama do ciúme obsessivo do terceiro marido, a bela Gilberte (Béart), filha de Odette,  e o hedonista radical Barão de Charlus (Malkovich), que busca o prazer em ser torturado por jovens e vigorosos soldados que vivenciaram a I Guerra Mundial em um bordel.
Suntuosa produção com elenco repleto de nomes conhecidos em que a maior virtude, por mais que dispersiva, é o modo em que as memórias são enfileiradas sem qualquer preocupação cronológica, fiéis somente a elementos sonoros ou visuais que fazem o protagonista vivenciar infinitos flashbacks dentro de flashbacks. Tal construção e a força visual que ocasionalmente dela advém acabam obscurecendo uma trama saturada de personagens, um tanto quanto excessivos para serem evocados precisamente em uma única visada. Nesse sentido, o filme procurou  adaptar a obra literária através de estratégias que conseguissem esboçar algo paralelo em termos de narrativa cinematográfica às referências de Proust ao interminável e labiríntico trabalho da memória, que simplesmente alinhavar uma narrativa no sentido mais ortodoxo, como Schlöndorff por sinal fez com sua adaptação de Um Amor de Swann (1982). O cineasta e escritor identificado com o movimento do Noveau Roman, Alain Robbe-Grillet faz uma ponta. Blu Cinematografica/Blu Film/CNC/France 2 Cinéma/Gémini Films/Le Studio Canal +/Les Films du Lendemain/Madragoa Films. 158 minutos.

Comentários

  1. Maravillosa!.... cómo puedo verla subtitulada en español, ó en inglés?GRACIAS!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Não saberia te dizer. Talvez pela internet você a encontre. Gracias!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar