O Dicionário Biográfico de Cinema#232: Gig Young




 Gig Young (Byron Elsworth Barr), n. 1913-78, St. Cloud, Minnesota

"Gig Young" foi o nome que o personagem Byron Barr interpretou em The Gay Sisters [As Três Herdeiras] (42, Irving Rapper), e muito pode ser concluído desta transição. "Gig Young" é hiperbolicamente gracioso e imediato - imagina-se um Gig Young aos quarenta ou cinquenta? Não provoca um riso rastejante naqueles que assistem? Por outro lado, "Byron Barr" parece igualmente fabricado, mas gentilmente romântico, elevado a esperanças mais altas que a vida sequer chega próxima de realizar. "Byron Barr", poderia ser o horrível e zombeteiro nome para o aturdido mestre de cerimônias em They Shoot Horses, Don't They? [A Noite dos Desesperados] (69, Sydney Pollack), um homem que conhece melhor o bom negócio dos cavalos. 

Funcionou por um tempo. Gig Young manteve-se ocupado como o amigo de cara limpa ou o irmão de homens mais problemáticos - em Young at Heart [Corações Enamorados] (54, Gordon Douglas), digamos, onde Frank Sinatra é suposto conhecer e sentir muito mais. Ele até teve sua chance em algo mais interessante; como testemunha sua indicação por coadjuvante em Degradação Humana (51, Douglas), onde é um playboy bêbado. Mas então imagine a imposição de Corações Enamorados após Degradação Humana, e pelo mesmo diretor! É como a desesperança se instala. 

Ele começou em Misbeheaving Husbands (40, William Beaudine); Dive Bomber [Demônios do Céu] (41, Michael Curtiz); Sargeant York [Sargento York] (41, Howard Hawks); The Male Animal [Assim é que Elas Gostam] (42, Elliott Nugent); Air Force [Águias Americanas] (43, Hawks), aonde faz uma participação verdadeira; Old Acquaitance [Uma Velha Amizade] (43, Vincent Sherman). Então, após o serviço militar, na Guarda Costeira, voltou para Escape Me Never [Quero-te Junto a Mim] (47, Peter Godfrey); The Woman in White [A Mulher de Branco] (48, Godfrey); The Three Musketeers [Os Três Mosqueteiros] (48, George Sidney); Wake of the Red Witch [O Rastro da Bruxa Vermelha] (49, Edward Ludwig); Lust for Gold [Escravos da Ambição] (49, S. Sylvan Simon); Hunt the Man Down [Caçada Implacável] (49, George Archainbaud), onde é o ator principal; Only the Valiant [Resistência Heroíca] (51, Douglas). 

Degradação Humana foi seguido por outro protagonismo, em Holiday for Sinners [Assim Quis o Destino] (52, Gerald Mayer); o tira em The City That Never Sleeps [A Cidade que não Dorme] (53, John H. Auer); um cavaleiro de rodeio em Arena [O Circo da Morte] (53, Richard Fleischer); Torch [Se Eu Soubesse Amar] (53, Charles Walters), com Joan Crawford, mas coadjuvante de Michael Wilding; o namorado em The Desperate Hours [Horas de Desespero] (55, William Wyler); segundo principal em Desk Set [Amor Eletrônico] (57, Walter Lang).

Foi por esta época que se tornou um acessório (secundário) em comédias alegadamente sofisticadas: muito bom com Doris Day em Teacher's Pet [Um Amor de Professora] (58, George Seaton), pelo qual conquistou outra indicação como coadjuvante; com Day e Richard Widmark em The Tunnel of Love [O Túnel do Amor] (58, Gene Kelly); com David Niven e Shirley MacLaine em Ask Any Girl [Elas Querem é Casar] (59, Walters); The Story on Page One [Drama na Página Um] (59, Clifford Odets); That Touch of Mink [Carícias de Luxo] (62, Delbert Mann), com Day e Cary Grant; Five Miles to Midnight [Uma Sombra em Nossas Vidas] (62, Antole Litvak); A Ticklish Affair [Operação Matrimônio] (63, Sidney); Strange Bedfellows [Amor à Italiana] (65, Melvin Frank); The Shuttered Room [Os Herdeiros do Medo] (67, David Greene).

Estava trabalhando menos no cinema e mais na TV (The Rogues/Os Trapaceiros], mas então em 1969 ganhou a chance da vida, e talvez a confirmação do desespero, com o mestre de cerimônias em A Noite dos Desesperados. Em sua terceira tentativa, ganhou o Oscar de coadjuvante, vencendo Jack Nicholson em Easy Rider [Sem Destino], dentre outros. 

Após isso, fez Lovers and Others Strangers [As Mil Faces do Amor] (70, Cy Howard); Bring Me the Head of Alfredo Garcia [Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia] (74, Sam Peckinpah); The Killer Elite [Elite de Assassinos] (75, Peckinpah); The Hindenburg *[O Dirigível Hindenburg] (75, Robert Wise); Game of Death [Jogo da Morte] (78, Robert Clouse).

Então, em 1978, foi encontrado morto em um apartamento de Nova York, com sua esposa, ambos mortos a tiros.

(*) N. do E: Grafado no livro como The Hindenberg

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Cinema. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2900-02. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng