O Dicionário Biográfico de Cinema#230: Gabriel Byrne




 Gabriel Byrne (Dublin, Irlanda), n. 1950.

De alguma maneira, sempre tenho vontade de estender a mão e fazer cócegas no Gabriel Byrne. Eu acho que por conta de sua aura incomum de melancolia e tristeza parece tão completa, que provavelmente mascara um provocador ou um brincalhão. Mas, aparentando o que aparenta, como é sempre elencado em comédias, particularmente quando os filmes se inclinam tão naturalmente em direção a padres arruinados, gangsters morosos e terroristas depressivos? E, verdade seja dita, fez um cara-de-pau impassível cuja rotina é a da vida curta tão soberbamente em Miller's Crossing [Ajuste Final] (90, Joel e Ethan Coen), que pode até mesmo rir algumas vezes. Este não apenas é seu melhor filme, como uma das melhores interpretações do cinema americano - a completa rotina melancólica. E demasiada tristeza enfraqueceria você. Sou também tentado pela lenda que seu olhar estóico e azedo se firmou após The Usual Suspects [Os Suspeitos], no qual foi levado a acreditar que seu personagem era Keyser Soze.

Há livros de referência que dizem que, digamos, antes de interpretar ele ensinou espanhol à garotas. Então, não me diga que ele não reconhece uma piada. Interpretou no Abbey Theatre, e ainda permanece constitucionalmente irlandês, não importando que pareça residir no sul da Califórnia e tenha sido casado com Ellen Barkin. Certamente ela o fez sorrir.

Esteve em The Outsider [O Estranho] (79, Tony Luraschi); Excalibur [Excalibur, a Espada do Poder] (81, John Boorman); The Keep [A Fortaleza Infernal] (83, Michael Mann); Wagner (83, Tony Palmer); Hanna K. (83, Costa-Gavras); Defence of the Realm [As Defesas do Império] (85, David Drury); como Byron em Gothic (86, Ken Russell); Lionheart [A Grande Cruzada] (87, Franklin J. Schaffner); com Ellen Barkin em Siesta [Marcas de uma Paixão] (87, Mary Lambert); o marido em Julia and Julia [Júlia e Júlia] (87, Peter Del Monte); Hello Again [Está Sobrando uma Mulher] (87, Frank Perry); A Soldier's Tale [Um Soldado, uma História] (88, Larry Parr); Diamond Skulls (89, Nicholas Broomfield); Shipwrecked [Náufragos em Luta] (90, Nils Gaup), realizado na Noruega; Cool World [Mundo Proibido] (92, Ralph Bashki); Point of No Return [A Assassina] (93, John Badham); produtor associado em Into the West [No Limite da Inocência] (90, Mike Newell); Little Women [Adoráveis Mulheres] (94, Gillian Armstrong); A Simple Twist of Fate [Uma Virada do Destino] (94, Gillies MacKinnon); Trial by Jury [Tribunal Sob Suspeita] (94, Heywood Gould); Frankie Starlight [Feitiço das Estrelas] (95, Michael Lindsay-Hogg); como Dean Keaton em Os Suspeitos (95, Bryan Singer) - seu primeiro sucesso. Dead Man [Homem Morto] (96, Jim Jarmusch); Mad Dog Time [Prazer em Matar-te] (96, Larry Bishop); The Last of the High Kings [Tempos de Rebeldia] (96, David Keating), que também co-escreveu; The Brylcream Boys (96, Terence Ryan); The End of Violence [O Fim da Violência] (97, Wim Wenders); Smilla's Sense of Snow [Mistério na Neve] (97, Bille August); como Lionel Powers, um magnata turbinado em Weapons of Mass Destruction (97, Steve Surjik), na TV; Polish Wedding [Casamento Polonês] (98, Theresa Connelly); Enemy of the State [Inimigo do Estado] (98, Tony Scott); como D'Artagnan em The Man in the Iron Mask [O Homem da Máscara de Ferro] (98, Randall Wallace); Stigmata (99, Rupert Wainwright); como o próprio Satã, seco e divertido, no lamentavelmente desapontador End of Days [Fim dos Dias] (99, Peter Hyams); When Brendan Met Trudy (00, Kieron J. Walsh).

Além de ser um trabalhador incansável, possui claras ambições como roteirista, produtor e diretor. Foi produtor-executivo em In the Name of the Father [Em Nome do Pai] (93, Jim Sheridan), e há um filme mencionado, nas fontes de referência - The Lark in the Clear Air (*) (96) - do qual escreveu, produziu e dirigiu, mas eu nunca vi.

Esteve na série Madigan Men (00); Virginia's Run [Um Caminho para Vírginia] (02, Peter Markle); Ghost Ship [Navio Fantasma] (02, Steve Beck); Spider [Spider - Desafie Sua Mente] (02, David Cronenberg); Emmet's Mark [Horas Contadas] (02, Keith Snyder); Shade [Shade - Nos Bastidores do Jogo] (03, Damian Nieman); The Bridge of San Luis Rey [A Ponte de San Luis Rey] (04, Mary McGuckian); Steyne em Vanity Fair [Feira das Vaidades] (04, Mira Nair); o vilão em Assault on Precient 13 [Assalto à 13º DP] (05, Jean-François Richet); Wah-Wah [A Conquista da Liberdade] (05, Richard E. Grant); Played [Jogando Sujo] (06, Sean Stanek); Jin Dabyne (06, Ray Lawrence); Emotional Arithmetic [Aritmética Emocional] (07, Paolo Barzman).

Foi então que o papel do psicoterapeuta central caiu em seu colo para In Treatment [Em Terapia]. Seu status foi imensamente melhorado - conquanto resistia à cura. Apareceu em I, Anna [Eu, Anna] (12, Barnaby Southcombe); Capital [O Capital] (12, Costa-Gavras). Está em outras três minisséries: Secret State (12), Quirke (13) e The Vikings (13); e foi à França para Just a Sigh [Apenas um Suspiro].

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2013, pp. 372-73. 


N.do E: (*) não há referência a este filme na página do ator no IMDB. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar