O Dicionário Biográfico de Cinema#77: Michael Curtiz

 

Michael Curtiz (Mihaly Kertesz) (1888-1962), n. Budapeste, Hungria

1919: Die Dame mit Dem Schwarzen Handschuhen (*); Der Stern von Damaskus; Göttesgeissel; Die Dame mit Sonnenblumen. 1920: Herzogin Satanella; Frau Dorothys Bekenntnis [Miss Dorothy's Bekenntnis]; Labyrinth des Grauens. 1921: Miss Tutti Frutti; Wege des Schrecken. 1922: Sodom und Gomorrah. 1923: Samson und Dalila. 1924: Die Sklavenköningen [Lua de Israel]. 1925: Der Junge Medardus [Amor, Heroísmo e Glória]; Der Spielzeng von Paris [A Boneca de Paris]. 1926: Fiaker n. 13 [The Road to Happiness] ; Der Goldene Schmetterling; The Third Degree [O Terceiro Degrau]. 1927: The Desired Woman; Good Time Charley [Nobreza e Vilania]; A Million Bid [O Sacríficio]. 1928: Noah's Ark [A Arca de Noé]; Tenderloin [Flor do Lodo]. 1929: The Gamblers; The Glad Rag Doll; Hearts in Exile [Corações no Exílio]; The Madonna of Avenue A. [A Madona da Avenida]. 1930: Bright Lights; Under a Texas Moon [Don Juan do México]; Mammy [Minha Mãe]; The Matrimonial Bed; River's End [O Morto Vivo]; A Soldier's Plaything. 1931: God's Gift to Women; The Mad Genius [O Gênio do Mal]. 1932: Alias the Doctor [Glória Amarga]; The Woman from Monte Carlo [A Dama de Monte Carlo]; The Strange Love of Molly Louvain [Há Mulheres Assim]; Doctor X [O Monstro]; The Cabin in the Cottton [Escravos da Terra]; 20, 000 Years in Sing Sing [20.000 Anos em Sing Sing]. 1933: The Mystery of the Wax Museum [Os Crimes do Museu]; The Keyhole [Pela Fechadura]; Private Detective 62 [Quando a Sorte Sorri]; Goodbye Again [Salvo Pelo Gongo]; The Kennel Murder Case [O Caso de Hilda Lake]; Female [Tu És Mulher]. 1934: Mandalay [Capricho Branco]; Jimmy the Gent [Bancando o Cavalheiro]; The Key; British Agent [Espionagem]. 1935: The Case of the Curious Bride [A Noiva Curiosa]; Black Fury [Inferno Negro]; Front Page Woman [Miss Repórter]; Little Big Shot [A Pequena DitadoraCaptain Blood [O Capitão Blood].  1936: The Walking Dead [O Morto Ambulante]; The Charge of the Light Brigade [A Carga da Brigada Ligeira]. 1937: Stolen Holiday [Ventura Roubada]; Kid Galahad [Talhado Para Campeão]; Mountain Justice [Justiça Humana]; The Perfect Specimen [O Homem Perfeito]. 1938: Gold is Where You Find It [Onde o Ouro Se Esconde]; The Adventures of Robin Hood [As Aventuras de Robin Hood] (co-dirigido com William Keighley); Four Daugthers [Quatro Filhas]; Four's a Crowd [Amando Sem Saber]; Angels with Dirty Faces [Anjos de Cara Suja]. 1939: Dodge City [Uma Cidade que Surge]; Daughters Courageous [Filhas Corajosas]; The Priave Lives of Elizabeth and Essex [Meu Reino por um Amor]; Four Wives [Quatro Esposas]. 1940: Virginia City [A Caravana do Ouro]; The Sea Hawk [O Gavião do Mar]; The Santa Fe Trail [A Estrada de Santa Fé]. 1941: The Sea Wolf [O Lobo do Mar]; Dive Bomber [Demônios do Céu]. 1942: Captains of the Clouds [Corsários das Nuvens]; Yankee Doodly Dandy [A Canção da Vitória]. 1943: Casablanca; Mission to Moscow [Missão em Moscou]; This Is the Army [Forja de Heróis]. 1944: Passage to Marseille [Passagem Para Marselha]; Janie [Janie Tem Dois Namorados]. 1945: Roughly Speaking [O Preço da Felicidade]; Mildred Pearce [Alma em Suplício]. 1946: Night and Day [Canção Inesquecível]; 1947: Life with Father [Nossa Vida com Papai]; The Unsuspected [Sem Sombra de Suspeita]. 1948: Romance on the High Seas [Romance em Alto-Mar]. 1949: My Dream is Yours [Meus Sonhos Te Pertencem]; Flamingo Road [Caminho da Redenção]; The Lady Takes a Sailor [Até Parece Mentira]. 1950: Young Man with a Horn [Êxito Fugaz]; Bright Leaf  [Cinzas ao Vento]; The Breaking Point [Redenção Sangrenta]. 1951: Jim Thorpe - All-American [O Homem de Bronze]; Force of Arms [Quando Passar a Tormenta]; I'll See You in My Dreams [Sonharei com Você]. 1952: The Will Rogers Story [A História de Will Rogers]; The Jazz Singer [O Cantor de Jazz]. 1953: Trouble Along the Way [Atalhos do Destino]. 1954: The Boy from Oklahoma [Aço de Boa Têmpera]; The Egyptian [O Egípcio]; White Christmas [Natal Branco]. 1955: We're No Angels [Veneno de Cobra]. 1956: The Scarlet Hour [A Hora Escarlate]; The Vagabond Kings [O Rei Vagabundo]; The Best Things in Life are Free [O Encanto de Viver]. 1957: The Helen Morgan Story [Com Lágrimas na Voz]. 1958: King Creole [Balada Sangrenta]; The Proud Rebel [O Rebelde Orgulhoso]. 1959: The Man in the Net [A Mulher Que Comprou a Morte]; The Hangman [O Mensageiro da Morte]. 1960: A Breath of Scandal [O Escândalo da Princesa]; The Adventures of Huckleberry Finn [As Aventuras de Huckleberry Finn]. 1961: Francis of Assisi [São Francisco de Assis]; The Comancheros [Os Comancheros].

A longa carreira de Michael Curtiz iniciou no teatro de Budapeste, nos últimos anos do Império Austro-Húngaro. Foi produtor e ator, antes de começar a trabalhar com cinema na Suécia, Hungria e Alemanha. Serviu na I Guerra Mundial e depois dirigiu na Alemanha, antes de ser convidado a Hollywood por Harry Warner. Permaneceu o mais leal diretor aos Warners até 1953. Seus suspenses eram mais preguiços que os de Raoul Walsh, mas os filmes de Errol Flynn foram uma invenção maior dele que do ator, e o status de Curtiz melhorou notavelmente após Capitão Blood. A partir de então passou a agir e falar como uma estrela húngara. Há mais piadas sobre Curtiz que filmes, e David Niven intitulou um livro a partir de uma delas - Bring on the Empty Horses.

Evidentemente, sua durabilidade o traiu, e por volta dos anos 50 seus filmes de aventuras eram reminiscências nada inspiradoras. Mas até cerca de 1945 foi um expoente admirável dos gêneros americanos e um entusiasmado regente de atores e técnicos. As Aventuras de Robin Hood é um clássico do capa-e-espada; A Canção da Vitória é uma das biografias mais agradáveis; Casablanca o melhor dos filmes de espionagem de guerra; e Alma em Suplício o mais latejante dos melodramas de Joan Crawford. Nenhum desses filmes sobreviveu como arte, mas Curtiz parecia intoxicado pelas tradições americanas nesses anos de guerra. Mesmo que se leve em conta que os intépretes contribuíram para todos esses filmes, ainda é preciso conceder crédito a Curtiz  por tornar o melodrama e o sentimentalismo tão eficazes e tão brilhantes às causas para a nostalgia dos anos 40. Para adotar um termo musical, nos primórdios dos anos 40 Curtiz  conquistou um surpreendente vibrato, como se o canto de cisne de Hollywood presentisse seu clímax. A Canção da Vitória, Casablanca e Alma em Suplício são uma tríade sem rivais de inventividade, transformando a baboseira a tal ponto que a razão e o gosto começam a vacilar inteiramente às convições do gênero. Ele parecia amar a iluminação, cenários extravagantes e movimentos de câmera. Tais coisas não compõem um estilo, mas fazem o deleite para homens elegantes. E quando o material melodramático é de primeira, não importa sua linguagem cômica, soa tão americano quanto os pisos da RKO nos quais Fred e Ginger refletiam. Apenas se compare  A Canção da Vitória com as biografias posteriores de Curtiz, ou Casablanca  com Natal Branco, para medir a real distinção de seus filmes anteriores. Não há qualquer razão  para se desprezar a habilidade dos filmes da época da guerra, nem tampouco o flashback dentro do flashback dentro do flashback do alucinado Passagem Para Marselha. Seria mais feliz para o cinema de hoje se histórias complexas pudessem ser contadas de forma tão rápida e clara quanto em Casablanca. Talvez as filmagens de Casablanca tenham ido somente alguns dias além do cronograma. Nesse caso, que prova mais evidente de instinto haveria?

Texto: Thomson, David. The Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 612-5.


(*) não apenas esse título se encontra grafado, ao que parece, incorretamente como vários outros surgem em seu título original e em inglês, como se tratassem de duas produções distintas; nos casos em questão reunimos em um único título seguindo as indicações do Imdb. Thomson também deixa de fora uma extensa filmografia do momento inicial da carreira do realizador na década de 1910.

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