Filme do Dia: Degradação Humana (1951), Gordon Douglas


Resultado de imagem para degradação humana 1951 gordon douglas

Degradação Humana (Come Fill the Cup, EUA, 1951). Direção: Gordon Douglas. Rot. Adaptado: Ivan Goff & Ben Roberts, a partir do romance de Harlan Ware. Fotografia: Robert Burks. Música: Ray Heindorf. Montagem: Alan Crosland Jr. Dir. de arte: Leo K. Kuter. Cenografia: William L. Kuehl. Figurinos: Lea Rhodes. Com: James Cagney, Phyllis Taxter, Raymond Massey, James Gleason, Gig Young, Selena Royle, Larry Keating, Charlita, Sheldon Leonard.
O jornalista alcóolatra Lew Marsh (Cagney) é demitido. Ele passa a viver com um ex-alcóolatra, Charley (Gleason), que consegue ajuda-lo na reabilitação. Após reassumir seu emprego, contrata outros em situação semelhante a sua. Seu patrão, John Ives (Massey) no entanto, almeja que ele reabilite o seu sobrinho dileto, Boyd (Young), que pretende que seja seu herdeiro. Boyd é casado com Paula (Taxter), um amor do passado de Lew, mas seu alcoolismo o levou a abandonar a esposa e se envolver com Maria Diego (Charlita), que possui ligações muito próximas com o perigoso mafioso Lennie Garr (Leonard).
Iniciando com a falsa premissa do filme de investigação jornalístico ao estilo do contemporâneo e mais bem sucedido A Montanha dos Sete Abutres, logo o filme parece sinalizar que o seu tema é a compulsão pelo álcool, como vários outros o haviam sido, sobretudo a partir do enorme êxito de Farrapo Humano, novamente de Wilder. Só que não apenas não é exatamente isso como sequer  tem pressa em apresentar de fato o seu foco em questão, ao contrário da maior parte de seus similares, delineando-se esse com mais de quarenta minutos de filme. Na verdade parece equilibrar em pesos mais ou menos de igual força subtramas distintas como é o caso do latente triângulo amoroso principal e, em menor medida, um secundário. O Marsh de Cagney é a melancólica materialização de alguém que não resta outra saída que a compulsão ser direcionada ao trabalho, pois sua vida afetiva apenas é a lembrança de um passado feliz com alguém, Paula, que aparentemente pode significar um recomeço, abortado por ele próprio. E o máximo fraquejar que nosso herói se permite é um copo na mesa de um bar após a previsível morte de seu anjo da guarda, com quem de fato parecia se permitir uma sinceridade e relaxamento que não compartilha com ninguém mais, incluindo Paula, e que aparentemente já parecia ainda mais conformado com sua bonomia assexuada que Lew,  vivido por um ator emblemático dos filmes de gangster de duas décadas antes, não deixa de lado o seu passado, sobretudo cinematográfico, dominando um capanga do mafioso num abrir e fechar de olhos. Ainda que o filme esboce um estudo psicológico daqueles que pretendem se eximir do uso do álcool por serem alcoólatras e namore de leve com cacoetes noir, finda por não se filiar em demandas por demais codificadas, o que não chega a ser um problema, embora tampouco se vislumbre laivos de autoria por parte de Douglas, realizador prolífico de produções rotineiras e mesmo medíocres com astros que já haviam vivido seu melhor momento no cinema como Jerry Lewis, Elvis Presley e, sobretudo, Frank Sinatra. Warner Bros. 113 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar