O Dicionário Biográfico de Cinema#198: Victor McLaglen

 


Victor McLaglen (1886-1959), n. Tunbridge Wells, Inglaterra

De todos os durões do cinema, McLaglen poderia ter reivindicado a mais autêntica fundamentação na experiência humana. O cuidado paternal manteve o adolescente fora da Guerra dos Bôeres, mas ninguém deteve McLaglen de se tornar um notável boxeador (ele teve uma não decisão contra Jack Johnson, em 1909), um artista de vaudeville, um mineiro na Austrália, e um soldado na Primeira Guerra Mundial. O instinto para lutar nunca o abandonou ou seu grande volume. Mesmo assim, os músculos e a cordialidade um tanto chorosa fez dele um ator arrogantemente implausível, sempre fazendo sua "virada". Auto-piedade e bravata irlandesa de bar foram chaves para o seu trabalho, e o fato que muito dele foi feito para John Ford, somente expõe o assédio piegas na visão poética de Ford.

McLaglen foi levado do boxe ao cinema na Inglaterra, em 1920, e foi um bem sucedido valentão por diversos anos: The Call of the Road (20, A.E. Coleby); Carnival (21, Harley Knoles); Corinthian Jack (21, Walter Rowden); The Sport of Kings (21, Arthur Rooke); The Gloriou Adventure (22, J. Stuart Blackton); A Romance of Old Bagdad (22, Kenelm Foss); The Romany (23, F. Martin Thornton); M'Lord of the White Road (23, Rooke); e The Gay Coritnhian (25, Rooke).

Escapou de uma crise no Reino Unido indo à América para The Beloved Brute (25, Blackton) e repentinamente tornou-se estabelecido: Winds of Chance [A Mercê da Sorte] (25, Frank Lloyd); The Fighting Heart [Coração Intrépido] (25, John Ford); Beau Geste (26, Herbert Brenon); What Price Glory? [Sangue por Glória] (26, Raoul Walsh); contracenou com Dolores Del Rio em The Loves of Carmen [Amores de Carmen] (27, Walsh); Mother Machree [Minha Mãe] (28, Ford); com Louise Brooks em A Girl in Every Port [Uma Nova em Cada Porto] (28, Howard Hawks); Hangman's House [Justiça do Amor] (28, Ford); Strong Boy [Moço Forte] (29, Ford); e The Black Watch [A Guarda Negra] (29, Ford e Lumdsden Hare). Então repetiu o papel de Capitão Flagg (em oposição ao Sargento Quirk de Edmund Lowe) para Sangue por Glória em The Cock-Eyed World [Mundo às Avessas] (29), de Raoul Walsh, e posteriormente em Women of All Nations [Mulheres de Todas as Nações] (31, Walsh).

Por esta época, McLaglen era uma estrela de proa na Fox, e apareceu em Hot for Paris [Loucos por Paris] (29, Walsh); A Devil with Women [O Querido das Mulheres] (30, Irving Cummings); surpreendentemente à vontade em Dishonered [Desonrada] (31, Josef von Sternberg); Annabelle's Affairs [Annabelle] (31, Alfred Werker); Wicked [Sacríficio] (31, Allan Dwan); e While Paris Sleeps (32, Dwan). Mas a Fox desistiu dele e foi forçado a retornar à Inglaterra,  para fazer Dick Turpin (31, W. Victor Hanbury).

Ford lhe restaurou o estrelato americano em The Lost Patrol [Patrulha Perdida] e após The Wharf Angel [A Dama do Porto] (34, William Cameron Menzies e George Sommers), Murder at the Vanities [Segue o Espetáculo] (34, Mitchell Leisen); The Captain Hates the Sea [O Capitão Odeia o Mar] (34, Lewis Milestone), McLaglen ganhou o Oscar de melhor ator como Gypo em The Informer [O Informante] (35, Ford). É um filme difícil de suportar e sintomático da disposição irlandesa de Ford de ver a brutalidade da religião e do patriotismo inflada pela bebida. Esta interpretação foi tão distante das tradições americanas da economia, que a Academia se persuadiu se tratar de uma atuação nobre.

Ele a seguiu com The Professional Soldier [Soldado Mercenário] (35, Tay Garnett); Klondike Annie [A Sereia do Alasca] (36, Walsh), com Mae West; Under Two Flags [Sob Duas Bandeiras] (36, Frank Lloyd); The Magnificent Brute [O Grande Bruto] (36, John Blystone); Sea Devils [Heróis do Mar] (37, Ben Stoloff); Nancy Stelle is Missing [Nancy Steele Desapareceu] (37, George Marshall); com Shirley Temple em Wee Willie Winkie [Queridinha do Vovô] (37, Ford), e ambos de saias escocesas, já que McLaglen interpreta um militar não comissionado de saiote.

Foi então rolando ladeira abaixo: Let Freedon Ring [O Trovador da Liberdade] (39, Jack Conway); Gunga Din (39, George Stevens); Full Confession [A Última Confissão] (39, John Farrow); Captain Fury [Capitão Fúria] (39, Hal Roach); Rio [Torturas de uma Alma] (39, John Brahm); The Big Guy [O Traidor] (40, Arthur Lubin); China Girl [Paixão Oriental] (42, Henry Hathaway); The Princess and the Pirate [A Princesa e o Pirata] (44, David Butler); Roger Touhy, Gangster [O Último Gangster] (44, Robert Florey); Calendar Girl [A Rainha do Calendário] (47, Dwan); e The Foxes of Harrow [Débil é a Carne] (47, John M. Stahl).

Foi salvo da extinção pelos sargentos Mulcahy e Quincanno na trilogia da cavalaria de Ford: Fort Apache [Sangue de Heróis] (48); She Wore a Yellow Ribbon [Legião Invencível] (49) e Rio Grande [Rio Bravo] (50), um arruaceiro bêbado, a estourar de seu uniforme, e chamando todos de "querido/a". Ford então perseguiu seu universo privado no limite do burlesco - e realizou um de seus filmes mais comerciais, The Quiet Man [Depois do Vendaval] (52) em disputas em moinhos de vento com John Wayne, e uma violência tão travestida que as lutas se tornaram pastelão. O esboçar de tantos socos o desequilibrou, e em seus últimos anos cambaleou de uma tolice a outra: Fair Wind to Java [Escuna do Diabo] (53, Joseph Kane); Prince Valiant [Príncipe Valente] (54, Hathaway); Trouble in the Glen [O Vale da Esperança] (54, Herbet Wilcox); Lady Godiva [O Suplício de Lady Godiva] (55, Lubin); Bengazi [Terras Escaldantes] (55, Brahm); The Abudctors [Rapto Macabro] (57, Andrew V. McLaglen, seu filho); e Sea Fury [Porto de Fúrias] (58, Cy Endfield).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1776-78.

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