O Dicionário Biográfico de Cinema#63: Robert Florey

 


Robert Florey (1900-1979). n. Paris

1923: 50-50. 1927: One Hour of Love [Conquistando à Força]; The Romantic Age [A Idade Romântica]; Face Value. 1928: The Life and Death of 9413 - A Hollywood Extra (c); (sic) The Loves of Zero (c); Johann the Coffinmaker (c); Skyscrapper Symphony (c); Night Club (c); 1929: Pusher in the Face (c); The Hole in the Wall [Grilhão Eterno]; The Cocoanuts  [Hotel da Fuzarca] (co-dirigido com Joseph Stanley); The Battle of Paris [A Batalha de Paris]. 1930: La Route est Belle [A Estrada da Glória]; L'Amour Chante ; Le Blanc et le Noir (co-dirigido com Marc Allégret; 1932: Murders in the Rue Morgue [Os Assassinatos da Rua Murgue]; Man Called Back; Those We Love. 1933: Girl Missing [Esposa Desaparecida]; Ex-Lady [Amante do Seu Marido]; House on 56th Street [Presa do Destino]. 1934: Bedside [O Nome é Tudo]; Smarty; Registered Nurse [Abnegação]; I Sell Anything.1935: I Am a Thief  [Ladrões Internacionais]; The Woman in Red [A Mulher de Vermelho]; The Florentine Dagger [O Punhal dos Bórgias]; Going Highbrown; Don't Bet on Blondes; The Pay-Off [Liquidando Contas]; Ship Cafe [Café Concerto]. 1936: The Preview Murder Mystery [Em Pleno Espetáculo]; 'Till We Meet Again [Armadilha Perfumada]; Hollywood Boulevard [Boulevard de Hollywood]; 1937: Outcast [Vencida a Calúnia]; King of Gamblers [O Amor é como um Jogo]; Mountain Music; This Way Please [Amor Entre Bastidores]; Daughter of Sanghai [Tráfico Humano]. 1938: Dangerous to Know [Verdugo de Si Mesmo]; King of Alcatraz [O Tirano de Alcatraz]. 1939: Disbarred [Eva no Tribunal]; Hotel Imperial; The Magnificent Fraud [Caviar para Sua Excelência]; Death of a Champion [A Morte de um Campeão]; 1940: Women Without Names [Mulheres Sem Nome]; Parole Fixer [Mercadores do Crime]. 1941: The Face Behind the Mask [Máscara de Fogo]; Meet Boston Blackie [Rastro nas Trevas]; Two in a Taxi. 1942: Dangerously They Live [Alarme no Atlântico]; Lady Gangster [Mulher Gangster]. 1943: The Desert Song [A Canção do Deserto]. 1944: Roger Touhy, Gangster [O Último Gangster]; Man from Frisco [O Homem Fenomenal]. 1945: God Is My Co-Pilot [A Mão que Nos Guia]; Danger Signal [Sinal de Perigo]; 1947: The Beast with Five Fingers [Os Dedos da Morte]; 1948: Tarzan and the Mermaids [Tarzan e as Sereias]; Rogue's Regiment [Legião Sinistra]; Outpost in Morocco [Posto Avançado em Marrocos]; The Crooked Way. 1950: Johnny One-Eye [Ladrão com Alma]; The Vicious Years.

Florey é um iconoclasta visto de forma rápida ao final dos corredores do universo fílmico.  É geralmente apresentado como um charmoso diletante em vez de oprimido pelos poucos grandes projetos que surgiram em seu caminho, mas florescente enquanto um intelectual alimentado por filmes-B malucos. Se nada mais, trata-se de um exemplo pioneiro do entusiasmo puro-sangue francês pelos filmes americanos; tanto é estranho que sua obra declinante nos Warners e Paramount não deveria mais ser endossada. Na verdade, seus filmes são fragmentos, habilmente organizados para implicar uma desapontadora grandeza. Os filmes em si próprios oferecem pouco para sugerir que Florey tivesse qualquer ideia de como unir os fragmentos. Confuso é o estilo que melhor o expressaria, a despeito de suas várias publicações sobre cinema.

Ele soa como o tipo de homem repleto de experiências  com futuros entrevistadores em perspectiva. Enquanto criança, encontrou e observou Méliès trabalhando. Como adolescente, atuou em filmes suiços - teve uma educação privada próxima de Genebra. Foi para a França e atuou e foi assistente de Feuillade em L'Orpheline (21). Então foi para Hollywood como jornalista e publicitário para Douglas Fairbanks. Excursionou com Valentino, como publicitário, de onde se retirou para a provavelmente menos exigente tarefe de realizar filmes. A MGM o contratou para as segundas unidades e testes, e foi assistente de King Vidor e John Stahl. Eventualmente, obteve créditos reais como assistente de direção: The Masked Bride [Amor, Vício e Virtude] (25, Christy Cabanne); Parisian Nights [Noites Parisienses] (25, Alfred Santell); The Exquisite Sinner [Ele e a Cigana] (26, Phil Rosen, após Von Sternberg ser demitido); The Magic Flame [A Chama do Amor] (27, Henry King); e Seventh Heaven [Sétimo Céu] (27, Frank Borzage).

Ascendeu plenamente a diretor e em 1928 realizou diversos curtas "agressivamente" experimentais - particularmente The Life and Death of 9413 e esteve no comando dos estúdios de som da Paramount em Long Island. Talvez para lhe remover certas tentações, a Paramount lhe pôs para dirigir. Começou de forma mais auspiciosa que seus créditos poderiam sugerir: Gertrude Lawrence e Charles Ruggles em A Batalha de Paris; Claudette Colbertt e Edward G. Robinson em Grilhão Eterno; com os Irmãos Marx em Hotel da Fazurca. Em 1930 Florey  foi para a Inglaterra para dirigir filmes franceses e colaborou no roteiro de Frankenstein (31, James Whale). A Universal gostou o suficiente para lhe ceder Bela Lugosi em Os Assassinatos da Rua Morgue, um estilizado filme de horror. De 1933 a 1935 Florey trabalhou para os Warners e para a First National e fez filmes ruins o suficiente para desfazer sua peculiar reputação: notoriamente Bette Davis em Amante do Seu Marido e Stanwyck em A Mulher de Vermelho. Então voltou a trabalhar para a Paramount e realizar filmes-B por lá até 1940. Ele provou ser o diretor de Akim Tamiroff e dirigiu o pequeno russo em O Amor é Como um Jogo, Verdugo de Si Mesmo e Caviar para Sua Excelência. Depois disso, tornou-se free-lancer e foi trabalhar em companhias ainda menores e mais lixo sinistro. Ainda assim, tratou com bom espírito a suave loucura de Peter Lorre em Máscara de Fogo e Os Dedos da Morte. Em 1947, foi assistente de Chaplin em Monsieur Verdoux e então, após um divertido filme de Legião Estrangeira de externas em estúdio, Posto Avançado em Marrocos, novamente com Tamiroff, retirou-se do cinema e trabalhou para a TV.

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf,  pp. 908-10.

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