The Film Handbook#204: Raoul Walsh

Resultado de imagem para raoul walsh photos

Raoul Walsh
Nascimento: 11/03/1887, Nova York, Nova York, EUA
Morte: 31/12/1980, Hollywood, Califórnia, EUA
Carreira (como diretor): 1912-64

Prolífico e habilidoso, Raoul Walsh nunca aspirou a profundidade artística, contentando-se com as simples virtudes de um filme de aventuras de ritmo agitado. No entanto, tal foi  sua facilidade em contar histórias e sentido para locações dramáticas que, tendo em mãos um roteiro forte e um elenco sólido, sua obra era não menos que firme.

Walsh vivenciou seus primeiros anos viajando e trabalhando em uma ampla diversidade de empregos, finalmente entrando no universo dos filmes como ator da Biograph. Lá seria assistente e apareceria em uma série de filmes (incluindo O Nascimento de uma Nação), para Griffith, que o despachou para o México para filmar cenas de Pancho Villa, posteriormente utilizadas na estreia de Walsh como diretor, The Life of General Villa. Somente nos anos 20, no entanto, ele de fato se estabeleceria como um grande diretor, primeiro com O Ladrão de Bagdá/The Thief of Bagdad>1, fantasia épica com Douglas Fairbanks e depois com o filme de guerra Sangue por Glória/What Price Glory que mesclava rude comédia com drama sombrio, com enorme efeito popular. Não menos inteligente foi sua versão de Rain, de Somerset Maugham, após a qual lhe foi ofertada a chance de realizar seu primeiro sonoro em locações No Velho Arizona/In Old Arizona (fazendo com que perdesse seu olho direito) e para filmar o épico western A Grande Jornada/The Big Trail (como John Wayne) no novo formato panorâmico de 70 mm. Nenhum deles fez sucesso, e sua obra nos anos 30 foi atipicamente irregular.

Por fim, ao assinar um contrato com os Warners em 1939, novamente voltou à forma, com uma série de suspenses duros e tensos. Heróis Esquecidos/The Roaring Twenties>2 foi não somente um soberbo veículo para Cagney, como um dos poucos filmes de gangster que observavam o anti-herói de uma perspectiva social e histórica. Dentro da Noite/They Drive by Night foi um soturno road-movie  traçando um confronto entre caminhoneiros de longos percursos e seus patrões corruptos; e Seu Último Refúgio/High Sierra>3, a despeito de uma subtrama sentimental, foi um veículo superior para a mistura de cinismo, profissionalismo e vulnerabilidade emocional de Bogart, aqui encarnando elegiacamente o condenado desesperado Roy "Mad Dog" Earle, encontrando sua morte nos cinzentos penhascos que se encontram entre as mais memoravelmente simbólicas locações de Walsh. Ao mesmo tempo, a versatilidade do diretor pode ser observada em suaves filmes de época pelas pequenas cidades tipicamente americanas que trouxe para Uma Loira com Açucar/Strawberry Blonde. Mas a ação permaneceu o seu ponto forte: seus filmes com Errol Flynn - como Custer em O Intrépido General Custer/They Died with their Boots On, como boxeador campeão em O Ídolo do Público/Gentleman Jim, como Montie em Perseguidos/Northern Pursuit e, melhor que todos, como comandante do pelotão em Um Punhado de Bravos/Objective Burma>4 revelam sua habilidade para o turvo suspense por meios visuais mais que verbais.

Sua Única Saída/Pursued e Fúria Sanguinária/White Heat>5 (o primeiro um western freudiano de tinturas noir, o segundo um suspense sobre um gangster psicopata obcecado por sua mãe) confirmam a habilidade de Walsh de lidar com material mais complexo quando necessário, ainda que a maior parte dos anos 50 o viu trabalhar dentro dos estritos limites de gêneros de ação robustos: dramas náuticos (O Falcão dos Mares/Captain Horatio Hornblower, Barba Negra, o Pirata/Blackbeard the Pirate, Gigantes em Fúria/Sea Devils), filmes de guerra (Qual Será Nosso Amanhã?/Battle Cry, A Morte Tem Seu Preço/The Naked and the Dead) ou westerns (Tambores Distantes/Distant Drums>6, Bando de Renegados/Lawless Breed, Nas Garras da Ambição/The Tall Men), frequentemente apresentando intérpretes relaxados como Gary Cooper, Rock Hudson, Clark Gable ou Jane Russell. Ao contrário, Um Leão Está nas Ruas/A Lion in the Streets foi um bastante impressionante drama político, A Descarada/The Revolt of Mamie Stover uma oblíqua comédia romântica. Nos anos 60, envelhecido e com saúde problemática, foi crescentemente difícil trabalhar em projetos compatíveis com seus próprios talentos, e somente seu último filme, Um Clarim ao Longe/A Distant Trumpet - um estilizado western de cavalaria - foi verdadeiramente digno de seus esforços.

A direção de Walsh era simples,direta e muscular, desconfiada de ornamentações auto-conscientes ou ângulos de câmera poéticos. Sempre um realizador popular, foi um dos mais hábeis, resilientes e versáteis trabalhadores de Hollywood. Integralmente destituído de pretensões, sua confiança, estilo clássico, senso de humor e completa adaptabilidade certificaram que muito de sua obra tenha retido mais vitalidade que a maior parte de diretores de maior prestígio.

Cronologia
Inicialmente influenciado por Griffith, Walsh pode ser comparado com figuras como Dwan, Hawks, Wellman e Henry Hathaway. 

Leituras Futuras
The Hollywood Professionals, Vol.1 (Londres, 1973), de Kingsley Canham.

Destaques
1. O Ladrão de Bagdá, EUA, 1924 c/Douglas Fairbanks, Julanne Johnson, Anna May Wong

2. Heróis Esquecidos, EUA, 1933, c/James Cagney, Humphrey Bogart, Gladys George

3. Seu Último Refúgio, EUA, 1941 c/Humphrey Bogart, Ida Lupino, Arthur Kennedy

4. Um Punhado de Bravos, EUA, 1945 c/Errol Flynn, William Prince, James Brown

5. Sua Única Saída, EUA, 1949 c/James Cagney, Virginia Mayo, Edmund O'Brien

6. Tambores Distantes, EUA, 1951 c/Gary Cooper, Mari Aldon, Richard Webb

Texto: Andrew, Geoff. The Film Handbook. Londres: Longman, pp. 304-5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar