Filme do Dia: Vítimas da Tormenta (1946), Vittorio De Sica

 


Vítimas da Tormenta (Sciuscià, Itália, 1946). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Original: Sergio Amidei, Adolfo Franci, Cesare Giulio Viola & Cesare Zavattini. Fotografia: Anchise Brizzi. Música: Alessandro Cigonini. Montagem: Niccolò Lazzari.  Dir. de arte: Ivo Batelli & Giulio Lombardozzi. Com: Franco Interlenghi, Rinaldo Smordoni, Annielo Mele, Bruno Ortenzi,Maria Campi, Gino Saltamerenda, Emilio Cigoli, Pacifico Astrologo, Irene Smordoni, Anna Pedoni.

Pasquale (Interlenghi) e Giuseppe (Smordoni) são engraxates que sonham em possuir um cavalo. A oportunidade vem e com vários bicos e ajudas eles conseguem comprar. Só que um desses pequenos trabalhos, foi o de vender cobertores para uma velha cartomante (Campi). O que eles não sabem é que, depois da venda, o grupo de jovens adultos que o segue se faz passar por policiais e extorque a velha senhora. Do grupo faz parte o irmão de Giuseppe, Attilio (Mele) e seu patrão, Panza (Saltamerenda). Eles acabam sendo denunciados pela velha senhora e vão para o reformatório. Após forjar espancar Giuseppe, os homens do reformatório descobrem toda a trama por Pasquale e Rafaelle é preso. O episódio acaba criando uma desunião entre os amigos. Quando o mal entendido é resolvido, ocorre o julgamento em que tendo um advogado particular e mais enérgico, Giuseppe é condenado a um ano, metade da pena de Pasquale. Ocorre uma oportunidade de fuga, liderada por um dos garotos que se encontra na mesma cela de Giuseppe. Esse consegue fugir, aproveitando a ocasião que todos se encontram reunidos no pátio para uma sessão de filmes. Pasquale não. Ele fala que sabe onde eles estarão e vai com a polícia até o local onde se encontra o cavalo. Foge enquanto os homens se encontram desatentos e vai de encontro a Giuseppe, acidentalmente matando-o.

Mesmo sendo evidente a influência que pode ter exercido sobre um Buñuel (Os Esquecidos) e talvez indiretamente sobre vários outros (caso do brasileiro Pixote), essa produção de De Sica talvez seja a menos interessante de seu ciclo neorrealista, incluindo talvez mesmo o seu filme anterior (A Culpa dos Pais). A comparação com Buñuel, no entanto, é um tanto desvantajosa, no sentido de que o grau de perversidade que surge das crianças no filme mexicano se encontra longe da puerilidade algo piegas aqui presente. Sim, é verdade que existe uma gradual apresentação da perda de expectativa comum a maior parte dos personagens do realizador em seus filmes neorrealistas, acentuado pelo grau de injustiça contemplado pelas próprias instituições sociais. Mas até mesmo essa ocorre dentro de uma moldura bem mais caracteristicamente clichê. Provavelmente a presença de Amidei como co-roteirista tenha acentuado ainda mais esse caráter tipificador dos personagens em detrimento de sua densidade enquanto”indivíduos”. Mesmo com a força de dois garotos carismáticos como centrais – e o fato de Interlenghi ter seguido uma longa carreira de várias décadas e o outro não ter feito mais que um punhado de filmes, reflete bastante a dinâmica do trabalho com amadores pelos cineastas neorrealistas; tema que Visconti, inclusive abordaria, voltado exatamente para o universo infantil com seu Belíssima – o filme se torna, sob todos os aspectos, uma pálida sombra da dimensão com a que Rossellini, contemporaneamente, observava aspectos da sociedade italiana em seu Paisà. Soa quase perversa a comparação entre a construção do personagem do garoto que se relaciona com o soldado americano naquele com os aqui observados. De fato, de uma maneira geral, o filme ainda trai a presença de vários cacoetes romanescos que evocam o fatalismo do Realismo Poético francês, como a morte final. A cena que apresenta a nudez do banho coletivo dos garotos tem implicação menos erótica (como não era tão incomum na produção fascista, a exemplo de I 3 Aquilotti) que de um viés de exarcebação naturalista mais próximo do alemão Tragédia na Mina. Algo impensável para o cinema norte-americano da sua época. Societa Cooperativa Alfa Cinematografica para ENIC. 93 minutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar