O Dicionário Biográfico de Cinema#195: George Marshall
George Marshall (1891-1975), n. Chicago
1919: The Adventures of Ruth. 1920: Prairie Trails [Romance das Planícies]. 1921: After Your Own Heart [No Seu Elemento]; Hands Off; The Jolt; The Lady from Longacre; A Ridin' Romeo [Romeu Cavaleiro]; Why Trust Your Husband? 1922: Smiles Are Trumps. 1923: Don Quickshot of the Rio Grande; Men in the Raw; Where Is the West? 1926: A Trip to Chinatown [Seis Semanas de Vida]. 1927: The Gay Retreat [Sonambulâncias]. 1932: Pack Up Your Troubles [Procura-se um Avô] (co-dirigido com Raymond McCarey); Their First Mistake [Sua Primeira Falta] (c). 1934: Ever Since Eve [Desde Eva]; Wild Gold [Sedução do Ouro]; She Learned About Sailors [Ela e os Três Marujos]; He Learned About Women; 365 Nights in Hollywood [Um Ano em Hollywood]. 1935: Life Begins at Forty [A Vida Começa aos 40]; Ten Dollar Raise; In Old Kentucky [Dois Campeões]; Show Them No Mercy [Guerra Sem Quartel]; Music is Magic [A Mágica da Música]. 1936: A Message to Garcia [Mensagem a Garcia]; Crime of Dr. Forbes [O Crime do Dr. Forbes]; Can This Be Dixie? [Perdendo, Ganhando]. 1937: Nancy Steele Is Missing [Nancy Steele Desapareceu]; Love Under Fire [Romance Entre Balas]. 1938: The Goldwyn Follies; Battle of Broadway [Casaremos Amanhã]; Hold That Co-Ed [Agarrem Essa Normalista!]. 1939: You Can't Cheat an Honest Man [Quem Mal Anda, Mal Acaba]; Destry Rides Again [Atire a Primeira Pedra]. 1940: The Ghost Breakers [O Castelo Sinistro]; When the Daltons Rode [A Vingança dos Daltons]. 1941: Pot o'Gold [Ouro do Céu]; Texas [Gloriosa Vingança]. 1942: Valley of the Sun [O Vale do Sol]; The Forest Rangers [Clarão no Horizonte]; Star-Spangled Rythm [Coquetel de Estrelas]. 1943: True to Life [Dois Solteiros em Apuros]; Riding High [Sultana da Sorte]. 1944: And the Angels Sing [Quero Você, Morena]. 1945: Murder He Says [Ninho da Serpente]; Incendiary Blonde [Chispa de Fogo]; Hold That Blonde [Agarre Essa Loura]. 1946: The Blue Dahlia [A Dália Azul]; Monsieur Beaucaire. 1947: The Perils of Pauline [Minha Vida e Meus Amores]; Variety Girl [Miragem Dourada]. 1948: Hazard [Escrava do Pano Verde]; Tap Roots [Paixão e Sangue]. 1949: My Friend Irma [A Amiga da Onça]. 1950: Fancy Pants [Um Conde em Sinuca]; Never a Dull Moment [Perdida de Amor]. 1951: A Millionaire for Christy. 1952: The Savage [Trágica Emboscada]. 1953: Off Limits [O Promotor de Encrencas]; Scared Stiff [Morrendo de Medo]; Houdini [Houdini, o Homem Miraculoso]; Money from Home [A Barbada do Biruta]. 1954: Red Garters [Ligas Encarnadas]; Duel in the Jungle [Duelo na Selva]; Destry [Antro da Perdição]. 1955: The Second Greatest Sex [Sua Excelência o Sexo]. 1956: Pillars of the Sky [Pilastras do Céu]. 1957: Guns of Fort Petticoat [O Renegado do Forte Petticoat]; Beyond Mombasa [Mombasa, a Selva Negra]; The Sad Sack [O Bamba do Regimento]. 1958: The Sheepman [O Irresístivel Forasteiro]; Imitation General [General de Imitação]. 1959: The Mating Game [Como Fisgar um Marido]; It Started with a Kiss [Começou com um Beijo]; The Gazebo [Sem Talento para Matar]. 1960: Cry for Happy [Uma Certa Casa de Chá em Kyoto]. 1962: The Happy Thieves [O Sétimo Mandamento]; How the West was Won [A Conquista do Oeste] (co-dirigido); Papa's Delicate Condition [O Estado Interessante de Papai]. 1964: Dark Purpose [Desespero d'Alma] (co-dirigido com Vittorio Sala); Advance to the Rear [Avance para a Retaguarda]. 1966: Boy, Did I Get a Wrong Number! [Por Causa de uma Francesinha]. 1967: Eight on the Lam [Um Viúvo do Barulho]; 1969: Hook, Line and Sinker [De Caniço e Samburá].
Marshall possui poucos equivalentes pelo trabalho e sobrevivência. Em 1912 foi um extra, e em 1914 estava atuando em curtas e seriados da Universal. Tornou-se diretor em 1917, nos seriados de Ruth Roland, westerns de Harry Carey, e mesmo curtas de golfe de Bobby Jones. Sua produção de longas silenciosos foi, na verdade, consideravelmente maior que sua lista de filmes sonoros. Somente nos anos 60 o ritmo começou a ter seu peso. Marshall parecia consentir com a aposentadoria, e seus últimos três filmes foram desapontadores. Mas até os idos dos 60 foi um diretor capaz de muitas formas de comédia. De fato, havia dirigido não somente o Gordo e o Magro, W.C. Fields (Quem Mal Anda, Mal Acaba), Bob Hope (Um Conde em Sinuca e Monsieur Beaucaire), assim como os dois caras em 1967, Martin e Lewis (no primeiro filme deles, A Amiga da Onça e em Morrendo de Medo), além do engraçado western O Irresistível Forasteiro. Este filme, persuade o humor gentil de Glenn Ford vir à tona, em um de seus filmes mais cativantes e característicos.
A longevidade leva alguns comentadores a crer que Marshall trabalhou em todos os gêneros possíveis. O que não é verdade: antipatizava com a violência real, e raramente se aproximou do filme criminal, o horror, o filme sério de guerra, mesmo Avance para a Retaguarda se relacionando com o gênero, assim como O Irresistível Forasteiro o fazendo com o western. Sua força mais feliz foi a comédia satírica leve - O Irresistível Forasteiro está na mesma veia de Atire a Primeira Pedra, esta inspirada aliança de Dietrich com James Stewart. Fez westerns sérios, mas com menos sucesso. Do mesmo modo, O Castelo Sinistro (refeito como Morrendo de Medo) é uma abordagem cômica ao horror. Entre os musicais, o estilizado Ligas Encarnadas esteve anos adiante de seu tempo (Marshall substituiu Mitchell Leisen neste filme). A Dália Azul é um excelente thriller romântico de Alan Ladd/Veronica Lake. Marshall também apresentou um gosto pelo glamour, biografias escassamente acuradas e Chispa de Fogo (Betty Hutton como Texas Guinan), Minha Vida e Meus Amores (Hutton como Pearl White) e Houdini (Tony Curtis) são agradáveis tolices.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of the Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1713-15.
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