O Dicionário Biográfico de Cinema#196: James Stephenson

 


James Stephenson (1889-1941), n. Selby, Yorkshire, Inglaterra

Bette Davis nunca mencionou James Stephenson em seu livro The Lonely Life, que é singular. Afinal, Bette Davis era uma atriz com bastante percepção, bastante consciente que The Letter [A Carta] (40, William Wyler) se encontrava entre as melhores e menos embaraçosas coisas que faria. Ela havia se apaixonado por Wyler durante a realização do filme e  certamente viu e sentiu o quão longe Stephenson foi utilizado neste filme como um homem dividido entre o amor e a aversão por Leslie Crosbie...ou Bette Davis. 

Stepheson não possui um corpo de trabalho que insiste em ser abordado aqui. No entanto, eu lhe dou as boas vindas neste livro, porque seu Howard Joyce em A Carta é uma das grandes performances na história do cinema. E isto foi notado à época: após uma fileira de papéis menores, Stephenson foi indicado como ator coadjuvante no filme (perdeu para Walter Brennan em The Westerner [O Galante Aventureiro] - uma reversão cômica da justiça. Com exceção de que Stephenson dificilmente é um coadjuvante no filme. Ele é, na verdade, creditado enquanto estrela, e estou certo de que está mais tempo em tela que Herbert Marshall enquanto marido. De fato, penso de A Carta como uma série de provações terríveis, nos quais gradualmente Stephenson expõe a culpa de Davis, e seu próprio sofrimento.

Foi um ator dos palcos britânicos (tão longe quanto possa falar) que chegou em Hollywood (para os Warners) somente em meados dos anos 30. Trabalhou duro nos poucos anos seguintes, mas muitos de seus papéis foram de longe menores que sua capacidade: King of the Underworld [Contra a Lei] (37, Lewis Seiler); The Cowboy from Brooklyn [Cowboy de Asfalto] (38, Lloyd Bacon); Boy Meets Girl [Comprando Barulho] (38, Bacon); Nancy Drew, Detective [Nancy, a Detetive] (38, William Clemens); Devil's Island (39, Clemens), com Boris Karloff; Torchy Blane in Chinatown [Vendo o China] (39, William Beaudine); Secret Service of the Air [Serviço Secreto Aéreo] (39, Noel Smith),um filme de Ronald Reagan; Confessions of a Nazi Spy [Confissões de um Espião Nazista] (39, Anatole Litvak); The Old Maid [Eu Soube Amar] (39, Edmund Goulding), com Bette Davis; como Major de Beaujolais em Beau Geste (39, William Wellman); como Egerton em The Private Lives of Elizabeth and Essex [Meu Reino Por um Amor] (39, Michael Curtiz); We Are Not Alone [Não Estamos Sós] (39, Goulding); o principal em Calling Philo Vance [Três Horas Trágicas] (40, Clemens); The Sea Hawk [O Gavião do Mar] (40, Curtiz); Murder in the Air (40, Seiler); A Dispatch from Reuters [Uma Mensagem de Reuter] (40, Willam Dieterle); como um psiquiatra que mal percebe que Geraldine Fitzgerald o ama em Shining Victory [Gloriosa Vitória] (41, Irving Rapper); ensinando Reagan em International Squadron [Esquadrilha Internacional] (41, Lothar Mendes); Flight from Destiny [Fugindo ao Destino] (41, Vincent Sherman).

Morreu, de ataque cardíaco, em Los Angeles, em 1941. Naturalmente, ele não parecia bem em A Carta, mas se poderá ler como o impacto de Leslie Crosbie. 

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 2530-31. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar