Filme do Dia: A Morte de Maria Malibran (1972), Werner Schroeter
A Morte de Maria Malibran (Der Tod der Maria Malibran, Al.
Ocidental, 1972). Direção, Rot. Original e Fotografia: Werner Schroeter.
Montagem: Werner Schroeter & Ila
von Hasperg. Com: Magdalena Montezuma, Christine Kaufmann, Candy Darling,
Manuela Riva, Ingrid Caven, Anette Tirier, Einar Hanfstaengl, Gabor von
Lessner.
Esse filme inspirado na cantora de
ópera que dá nome ao título constrói uma narrativa tão lacunar quanto às
próprias óperas e – a seu modo – não deixa de ser, em parte, a representação
cinematográfica de uma. Ao contrário de um cineasta como Syberberg que, apesar
da ironia, permanece no campo do sério-dramático em suas adaptações
operísticas, Schroeter apela para a estética kitsch e patética, que já
havia demonstrado em Eika Katappa
(1969). Do mesmo modo, Schroeter não faz uso dos monumentais cenários de
Syberberg, e mescla locações com imagens de estúdio sem o menor pudor.
Principalmente em sua primeira metade inicial, filmada em sua maior parte em
estúdio e com fundo neutro e ausência de profundidade, destaca-se as mascaras
carregadas de maquiagem e uma aparente inspiração no tom fake de Warhol para interpretações, como nas viradas de rostos
fatais das divas (uma delas, por sinal, Candy Darling, figura recorrente nas
produções de Warhol). Na segunda metade do filme as locações se tornam mais
recorrentes. ZDF. 104 minutos.
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