O Dicionário Biográfico de Cinema#208: John Farrow
John Farrow (1904-1963), Sydney, Austrália
1937: Men in Exile [Almas em Desterro]; West of Shangai [Às Portas de Xangai]; War of Lord (*). 1938: The Invisible Menace [Aviso Sinistro]; She Loved a Fireman; Little Miss Thoroughbred [A Pequena Talismã]; My Bill [Filhos Sem Lar]; Broadway Musketeers [Unidas Pelo Destino]. 1939: The Saint Strikes Back [A Volta do Santo]; Women in the Wind [Mulheres que o Vento Leva]; Sorority House [Adolescência]; Five Came Back [Cinco Devem Viver]; Reno [Reno, Paraíso dos Divórcios]; Full Confession [A Última Confissão]. 1940: Married and in Love [Casados e Apaixonados]; A Bill of Divorcement [Vítimas do Divórcio]. 1942: Wake Island [Nossos Mortos Serão Vingados]; Commandos Strike at Dawn [Os Comandos Atacam de Madrugada]. 1943: China [Irmãos em Armas]. 1944: The Hitler Gang [A Quadrilha de Hitler]. 1945: You Came Along [Amarga Ironia]. 1946: Two Years Before the Mast [Hiena dos Mares]. 1947: California [Califórnia]; Easy Come, Easy Go [À Espera de um Milagre]; Blaze of Noon [Quatro Irmãos a Queriam]; Calcutta [Calcutá]. 1948: The Big Clock [O Relógio Verde]; Beyond Glory [Código de Honra]; The Night has a Thousand Eyes [A Noite Tem Mil Olhos]. 1949: Alias Nick Beal [O Enviado de Satanás]; Red Hot and Blue [Brasa Viva]. 1950: Where Danger Lives [Trágico Destino]; Copper Canyon [O Vale da Ambição]. 1951: His Kind of Woman [Seu Tipo de Mulher]; Submarine Command [O Tigre dos Mares]. 1953: Ride, Vaquero! [A Bela e o Renegado]; Plunder in the Sun [Pergaminho Fatídico]; Hondo [Caminhos Ásperos]; Botany Bay [A Náu dos Condenados]. 1954: A Bullet Is Waiting [Após a Tempestade]. 1955: The Sea Chase [Mares Violentos]. 1956: Back from Eternity [De Volta da Eternidade]. 1957: The Unholy Wife [A Vergonha de Ser Profana]. 1959: John Paul Jones [Ainda Não Comecei a Lutar].
Farrow foi educado na Austrália e Winchester. Foi originalmente um escritor: de peças de teatro, e a partir de 1927, de roteiros de cinema, incluindo Ladies of the Mob [As Fidalgas da Plebe]; Wolf Song [A Canção do Lobo] (29, Victor Fleming); A Dangerous Woman [Amor Perigoso] (29, Rowland V. Lee); Seven Days' Leave [Sete Dias de Licença] (30, Richard Wallace); e, anos depois, com S.J. Perelman e James Poe, para Around the World in 80 Days [A Volta ao Mundo em 80 Dias] (56, Michael Anderson).
Em acréscimo, foi um católico romano convertido que escreveu livros sobre Thomas More e o papado, assim como alguns romances. De fato, sua filha Mia Farrow (de seu casamento com Maureen O'Hara) disse que "era muito amigável com os jesuítas, e a casa estava sempre repleta de padres; em alguma medida ele desprezava Hollywood."
Tal condescendência raramente aparece nos filmes de Farrow, e seja qual for que tenha sido a indignidade de escrever Tarzan Escapes [A Fuga de Tarzan] (36, Richard Thorpe), foi então que conheceu sua mulher, a Jane de Johnny Weissmuller. Na verdade, aparenta ser um dos diretores comerciais mais engajados, empreendedores e negligenciados pela crítica. (Há casos o suficiente do famoso temperamento e excentricidade que ajudam a compreender posteriormente os Farrows).
Deve ser o escritor nele ou o antigo wikehamist (**) australiano, mas seus filmes invariavelmente escolhem cenários e tramas romanescas, conseguindo elevar produtos rotineiros através de engenhosidade e frescor. A ausência de autenticidade ou emoção em A Náu dos Condenados convem mal aos australianos. Mas Hiena dos Mares, Quatro Irmãos a Queriam, O Relógio Verde, O Enviado de Satanás, Trágico Destino, Seu Tipo de Mulher, A Bela e o Renegado, Caminhos Ásperos e De Volta da Eternidade são filmes que não se encaixam facilmente em qualquer gênero e que valem a pena se ficar alerta. Farrow nunca desprezou filmes de aventuras, ou perdeu a chance de acrescentar um personagem imaginativo extra a eles. O Relógio Verde e O Enviado de Satanás são thrillers com sério interesse na maldade. Caminhos Ásperos é um western com rara ênfase em psicologia e atmosfera, enquanto Seu Tipo de Mulher é um thriller cômico que explora admiravelmente Mitchum, Jane Russell, Vincent Price e Raymond Burr.
Farrow geralmente apresentou especial interesse em seus intérpretes e, por sua vez, conseguiu interpretações melhores que as usuais. Em seus primeiros dias fez bom uso de Boris Karloff em Às Portas de Xangai e Aviso Sinistro, e Ann Sheridan em She Loved a Fireman e Unidos Pelo Destino. Assim como dirigiu Veronica Lake em sua estreia (Adolescência), trabalhou frequentemente com Alan Ladd e Ray Milland - o últmo em Califórnia, O Relógio Verde, O Enviado de Satanás e O Vale da Ambição. Mais que tudo, fez cócegas na fantasia errante de Charles Laughton para O Relógio Verde, e subjugou John Wayne em Caminhos Ásperos.
Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of World. N. York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 850-2.
N. do E: (*) não foi encontrada a referência a este filme no IMDB.
(**) antigos pupilos da faculdade de Winchester.
Comentários
Postar um comentário