Filme do Dia: Meu Filho, Minha Vida (1953), Robert Wise

 


Meu Filho, Minha Vida (So Big, EUA, 1953). Direção: Robert Wise. Rot. Adaptado: John Twist, baseado no romance de Edna Farber. Fotografia: Ellsworth Fredericks. Música: Max Steiner. Montagem: Thomas Reilly. Dir. de arte: John Beckman. Cenografia: George James Hopkins. Figurinos: Milo Anderson & Howard Shoup. Com: Jane Wyman, Steve Forrest, Sterling Hayden, Nancy Olsen, Martha Hyer, Richard Beymer, Tommy Retig, Roland Winters, Walter Coy, Richard Beymer.

Início do século XX. Selina  (Wyman) se vê subitamente empobrecida com o repentino falecimento do pai. De um internato de luxo ela passa a morar com o rude agricultor Klaas Pool (Winters), na  comunidade de imigrantes de Nova Holanda,  imediações de Chicago. Casa-se com o camponês Pervis DeJong (Hayden), para o desespero do jovem Roelf (Beymer), filho de Klaas, seu protegido, que abandonara a vida no campo após a morte da mãe, e parte em busca de desenvolver seu talento artístico. Com a morte de Pervis, Selina se vê na condição de criar sozinha seu filho pequeno, Dirk (Rettig). Na primeira tentativa fracassada de romper com a tradição da feira de Nova Holanda, que não admite mulheres negociando, Selina vai tentar a sorte no bairro rico de Chicago em que vivera sua juventude. Lá reencontra sua amiga de infância, Julie (Fraser), encontro que influenciará profundamente a vida do filho. Após a formação universitária em arquitetura, Dirk (Forrest) se enamorará da rica e fútil Paula Hempel (Hyer) que o desvia de seu verdadeiro talento e o conduz para o setor de vendas da companhia do pai, aonde Dirk ascende socialmente com rapidez, para o completo desgosto da mãe. Dirk, no entanto, se sentirá grandemente atraído pela pintora Dallas O´Mara (Olsen). Porém, sua insegurança quanto a ir atrás de seu verdadeiro talento o fará perder Dallas para Roefl (Coy), que retornará como compositor erudito de sucesso de Paris.

Esse melodrama explicitamente edipiano, narrado quase todo em flashback, é uma igualmente evidente exaltação dos valores associados ao espírito dos “pais fundadores” da nação americana, do brilho e talento erguido com as próprias mãos, contra o desvio que tal filosofia acabou revertendo com a ganância apenas pelo vil metal e o prestígio social. O filme apresenta isso de modo quase didático, através da figura materna, cuja identidade com Roefl, dá-se justamente por sentir nele esse mesmo espírito, algo que o filho não é capaz de assumir senão ao final quando, incapaz de se associar a mulher que era o próprio reflexo da mãe em sua bravura e desprezo pelas aparências, terá que se contentar apenas em ouvir o voto de confiança da mãe de que ainda terá sua chance de demonstrar seu valor no futuro. Há algo de talvez  obsoleto no modo como Wise conduz sua narrativa, impregnada de um classicismo já fora de moda mesmo para os padrões da época, seja no trabalho de câmera, seja na narração em off, ou ainda na interpretação por demais adocicada do personagem excessivamente idealizado vivido por Wyman, que menos atrapalha que auxilia no resultado final. O romance de Farber já havia sido adaptado por Charles Brabin (em 1924) e William Wellman (em 1932), sendo que no último Babara Stanwyck viveu  Selina e Bette Davis, Dallas. Warner Bros. 101 minutos.                              

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng

A Thousand Days for Mokhtar