Filme do Dia: As Sete Idades (1905), Edwin S. Porter

 


AS Sete |Idades (The Seven Ages, EUA, 1905). Direção: Edwin S. Porter.

Sete fases de uma relação amorosa são descritas desde a mais tenra infância até a “segunda infância” sugerida pela velhice nesse curioso filme do realizador mais talentoso e dinâmico do cinema norte-americano de então. Nenhuma dessas fases, com exceção da tenra infância quando um dos parceiros ainda é bebê, encontra-se completamente destituída de um caráter erótico pouco usual nas representações da infância e velhice. Sobretudo com relação à primeira, quando o casal de garotinhos se diverte com brincadeiras de beijinhos no rosto e um certo olhar “malicioso” e infantil ao mesmo tempo se mescla no rosto do garoto que encara a câmera, aparentemente menos enquanto buscando “interagir” com o espectador, como era comum então, do que ouvir as indicações dos realizadores do filme para como se portarem – algo que também transparece na postura da menina a olhar para o lado, a certo momento. Será casual que das sete idades que o filme retrata (compressas aqui de forma, guardadas as devidas proporções, que apontam para a persistência de narrativas que enfatizam a passagem do tempo em termos físicos e de atitude de seus protagonistas como demonstra Boyhood) a única que se encontra perdida é justamente a que se denomina “Amantes”? Beijos longos e demorados não faltam em vários períodos dessa relação. Ao final, existe uma referência jocosa e habitualmente misógina a figura da solteirona indicada expressamente como fora dessa escala de idades pois destituída do elemento amoroso como símbolo de integração ao amadurecimento sugerido pelo casal que se acompanha. Ainda que fisicamente adulta, veste-se como jovem, suspira por um amor idealizado e transfere sua energia amorosa para seu animal doméstico no colo, um gato, “vítima” de seus ostensivos afagos.  Ainda que o filme se aproxime da lógica de uma cena/um plano, existem “idades” que são representadas por mais de um plano, aproximando-se por vezes, mais ou menos desajeitadamente da concepção de corte interno do plano sobre o mesmo eixo (cut-in) do cinema clássico. Edison Manufacturing Co. 5 minutos e 31 segundos.

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