O Dicionário Biográfico do Cinema#72: Kris Kristofferson

 

Kris Kristofferson, n. Browsnville, Texas, 1936

Não se pode levar Kristofferson tão solenemente como ator, seu bem-humorado rosnado, que era também sobre muitas outras coisas - cantando e escrevendo canções, tendo os bons tempos que encontrou, e apenas envelhecendo graciosamente ou seja como for. Ao mesmo tempo, tem ao menos um grande filme (Pat Garrett), diversas curiosidades fascinantes, e umas poucas monstruosidades genuínas em seu crédito. Além disso, há o fato que seu corpo parece tão completamente vivido que pode estar em seu melhor aos sessenta e setenta. 

Do Pomona College, tornou-se uma acadêmico Rhodes, oficial do exército, professor e, somente então, cantor. Foi nessa última função que passou a ser elencado em filmes: atuando e fazendo a música de The Last Movie [O Último Filme] (71, Dennis Hopper); fez ambos em Cisco Pike (72, B.L. Norton); não realizando a música, mas tão viçosamente rechonchudo, preguiçoso e carnal como Kid em Pat Garrett and Billy the Kid [Pat Garrett e Billy the Kid] (73, Sam Peckinpah); The Gospel Road [Uma Luz Lá no Céu] (73, Robert Elfstrom); muito bom em um papel óbvio em Blume in Love [Amantes em Veneza] (73, Paul Mazursky); uma ponta em Bring Me the Head of Alfredo Garcia [Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia] (74, Peckinpah); Alice Doesn't Live Here Anymore [Alice Não Mora Mais Aqui] (74, Martin Scorsese); uma imagem bastante romântica em The Sailor Who Fell from Grace with the Sea [O Marinheiro que Caiu em Desgraça com o Mar] (76, Lewis John Carlino); Vigilante Force [Força Vigilante] (76, George Armitage).

Foi auto-parodiado em A Star is Born [Nasce uma Estrela] (76, Frank Pierson); um jogador de futebol em Semi-Though [A Disputa dos Sexos] (77, Michael Ritchie); Convoy [Comboio] (78, Peckinpah); parecendo excelente como um cavalheiro do Oeste em Heaven's Gate [Portal do Paraíso] (80, Michael Cimino); em altos negócios com Jane Fonda em Rollover [Amor e Finanças] (81, Alan J. Pakula); Flashpoint [Por Trás de um Assassinato] (84, William Tannen); Songwriter (84, Alan Rudolph); Trouble in Mind [Vidas em Conflito] (85, Rudolph); Big Top Pee-Wee [Pee-Wee: Meu Filme Circense] (88, Randall Kleiser); Millennium [Millennium - Guardiões do Futuro] (89, Michael Anderson); de volta ao Camboja em Welcome Home [Regresso do Vietnã] (89, Franklin J. Schaffner); Night of the Cyclone (90, David Irving); Cheatin' Hearts [Trapaças do Coração] (93, Rod McCall); parecendo mais velho e impressionate em Lone Star [Lone Star - A Estrela Solitária] (96, John Sayles); Fire Down Below [Ameaça Subterrânea] (97, Félix Enríquez Alcalá); muito bom, como James Jones em A Soldier's Daugher Never Cries (98, James Ivory); Limbo (99, Sayles); The Joyriders (00, Bradley Battersby); Planet of the Apes [O Planeta dos Macacos] (01, Tim Burton); Wooly Boys (01, Leszek Burzynski); D-Tox (01, Jim Gillepsie); Blade II [Blade II: O Caçador de Vampiros] (02, Guillermo del Toro); Disappearences [Sem Fronteiras] (02, Jay Craven); Where the Red Fern Grows [Amigos de Caça] (03, Lyman Daynton e Sam Pillsbury).

Foi o patriarca em Silver City (04, Sayles); na mini-série de TV Lives of the Saints (04); Blade: Trinity (04, David S. Goyer); The Jacket [Camisa de Força] (05, John Maybury); The Wendel Baker Story [Ladrão que Engana Ladrão] (05, Andrew e Luke Wilson); o narrador em I'm Not There [Não Estou Lá] (07, Todd Haynes); Lords of the Street (08, Amir Valinia); Powder Blue [Ponto de Partida] (09, Timothy Linh Buy); He's Just Not That Into You [Ele Não Está Tão a Fim de Você] (09, Ken Kwapis); Bloodworth [O Retorno de Bloodworth] (10, Shane Dax Taylor); The Last Rites of Ransom Pride (10, Tiller Russell); Dolphin Tale [Winter, o Golfinho] (11, Charles Martin Smith); Joyful Noise [Canção do Coração] (12, Todd Graff); Deadfall [A Fuga] (12, Stefan Ruzowitzky); The Motel Life [A Vida em Motéis] (12, Alan e Gabe Polsky); Midnight Stallion (13, William Dear); Angels Sing [Quando os Anjos Cantam] (13, Tim McCanlies).

Texto: Thomson, David. The New Biographical Dictionary of Film. Nova York: Alfred A. Knopf, 2014, pp. 1462-4. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filme do Dia: Der Traum des Bildhauers (1907), Johann Schwarzer

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Filme do Dia: Quem é a Bruxa? (1949), Friz Freleng